Reprodução

TCU pede à CPI acesso a dados da quebra de sigilo de auditor bolsonarista

24.06.21 18:22

A presidente do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, enviou ofício à CPI da Covid para pedir acesso aos dados da quebra dos sigilos telefônico e telemático do auditor bolsonarista Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques (foto). A carta é endereçada a Omar Aziz.

No documento, Arraes lembra que a corte de contas abriu um procedimento interno para apurar a conduta funcional de Alexandre e requer que as informações sejam enviadas ao auditor Marcio André Santos de Albuquerque, presidente da Comissão de Processo Administrativo que cuida do caso no tribunal.

Impende mencionar que a prova emprestada em processos administrativos
disciplinares é admitida tanto pelo Superior Tribunal de Justiça quanto pelo Supremo Tribunal Federal“, escreveu.

Conforme revelou Crusoé, foi Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques quem inseriu no sistema da corte de contas um documento apócrifo intitulado “Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid, posteriormente usado pelo presidente Jair Bolsonaro para minimizar a pandemia durante conversa com apoiadores.

O funcionário público prestaria depoimento à CPI da Covid em 17 de junho, mas a inquirição acabou adiada devido ao início da sessão do Senado para a votação da medida provisória da privatização da Eletrobras. De acordo com o regimento interno, quando há votação no plenário, não é permitido dar continuidade aos trabalhos nos colegiados. A oitiva ainda não foi agendada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A pergunta não respondida é por que alguém bem formado e educado se sujeitou a gerar um relatório mentiroso e assim encurtar a sua carreira bem paga no serviço público?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO