Nelson Jr./SCO/STF

Gilmar estende efeitos da suspeição de Moro a outros dois casos de Lula

24.06.21 19:09

Um dia após o plenário do Supremo Tribunal Federal concluir o julgamento que decidiu pela parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá envolvendo o ex-presidente Lula, o ministro Gilmar Mendes (foto) decidiu nesta quinta-feira, 24, estender os efeitos da suspeição a outros dois processos da Lava Jato relacionados ao petista: o do sítio de Atibaia e o da doação do terreno para sediar o Instituto Lula em São Paulo.

Na decisão, Gilmar afirma que, “por isonomia e segurança jurídica”, os fundamentos que levaram o plenário Supremo a concluir pela suspeição de Moro no caso do tríplex, por 7 a 4, devem ser estendidos às demais ações nas quais o ex-juiz da Lava Jato de Curitiba também atuou antes de largar a toga, em 2018. Com a decisão, as decisões de Moro são anuladas e os casos do sítio de Atibaia e do Instituto Lula também voltam à estaca zero na Justiça Federal de Brasília.

“Nos três processos, houve a persecução penal do paciente em cenário permeado pelas marcantes atuações parciais e ilegítimas do ex-juiz Sergio Fernando Moro”, afirmou Gilmar, que tomou a decisão de forma monocrática por ter se tornado relator dos casos de Lula na Lava Jato após seu voto divergente a favor da suspeição de Moro ser o vitorioso no julgamento da Segunda Turma, derrotando o voto do relator Edson Fachin.

“Além disso, diversos dos fatos ocorridos e que fundamentaram a
decisão da Turma pelo reconhecimento da suspeição são compartilhados
em todas as ações penais, como os abusos em conduções coercitivas e na
decretação de interceptações telefônicas, o levantamento do sigilo da
delação premiada de Antônio Palocci Filho com finalidades eleitorais em
meio ao pleito em curso naquele momento, entre outros”, concluiu Gilmar.

O ex-juiz Sergio Moro afirma que “nunca houve qualquer restrição à defesa” do ex-presidente Lula.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Como podemos ter um Ministro como este. Ele odeia o Moro , só pode ser inveja . Porque o Moro é querido dos Brasileiros. Mostrou aos brasileiros quem são nossos políticos como agem , porque o Brasil não progride (também c estes políticos ).Eu gostaria de ver quantos votos o Gilmar teria se consididatasse a presidente da República ?

  1. Muita benevolência, CARO SENHOR MINISTRO DR. LUÍS ROBERTO BARROSO quando se referiu ao micróbio: "Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia". Isso não é "pessoa", é o atraso profundo e a psicopatia mais total e absoluta!!!! É uma patologia letal que desgraça o BRASIL!!!!!

  2. QUANDO É QUE O SENADO - AINDA QUE COM RARAS E NOBRES EXCEÇÕES -IRRESPONSÁVEL, PERVERSO E PROSTITUÍDO VAI ARRANCAR ESSE CORVO MALDITO E SUA CATERVA DO stefinho, ESSE PRAGA QUE DESGRAÇA O BRASIL, ANTES QUE AS CONSEQUÊNCIAS ASSUMAM PROPORÇÕES INCONTROLÁVEIS??????????

  3. Esses que atiram pedra em árvore que deu bons frutos a fim de que estes caiam e sejam consumidos é que o fazem por interesse pessoal e político. Que credibilidade moral tem uma decisão do STF que se opôs a de diversos procuradores doutos e concursados e 10 Magistrados de carreira, que ratificaram as decisões de Moro? Em qual livro de doutrina? Em que jurisprudência da Common Law ou do Sistema Romano-Germânico um crime deixa de existir porque o juiz conversou com o promotor? Namastê!

  4. O primeiro grande golpe em nossa democracia foi dado pelo órgão incumbido de preservá-la. O STF ao por fim a 07 anos de combate à corrupção por apenas um dos seus em contraste com centenas de servidores públicos, Procuradores doutos e concursados e 10 Magistrados de carreira que trabalharam arduamente pelo bem do Brasil , de nossa sociedade e do bem comum. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  5. Unica solucao. Moro 2022 e a PF na cola desses abutres do STF investigando suas bancadas de advocacia e seus patrocínios indiretos.

  6. A Crusoé, poderia dar uma dica do que a sociedade civil, conhecida como povo, pode fazer para remover esses ministros do STF, que tanto nos envergonham, porque esperar a intervenção divina, alem de Deus ter coisas bem mais importantes que olhar uns vermes pode demorar muito, gostaria muito que essa solução fosse pela lei, com a aplicação correta da lei, para valer a máxima: 'Quem com ferro fere, com ferro será ferido. E que Deus mantenha com boa saúde os 4 que votaram em favor do Brasil.

    1. O povão não lê a Crusoé. A revista mostra os fatos, lê quem quer e daí tira as suas conclusões.

    2. O que a CRUSOE pode sugerir - e que seja publicável - é que o povo aprenda a votar. Nesse sentido a revista pode colaborar trazendo holofotes para políticos ou possíveis candidatos com um perfil melhor, ajudando o eleitor bem intensionado a escolher. Infelizmente esse é um longo processo.

    3. A sociedade civil tem que aprender a votar em candidatos a presidente decentes, que por sua vez nomearão candidatos ao STF igualmente decentes. Simples na teoria mas quase impossível na prática; falta de candidatos decentes e povo com massa encefálica.

  7. Gilmar Mendes é um gangster. Deve ter levado muitos milhões de dólares de Lula, dinheiro roubado pelo molusco de nós o povo brasileiro. Quer dizer que graças a algumas firulinhas que, certamente jamais passariam em países realmente democráticos, onde a lei é igual p/ todos, Lula virou um santo e Moro é julgado por esse juízecos do STF, ladrões, vendedores de sentenças como são Gilmar Mendes, Fachim e Tofoli. Rezo para que surja o Brasil um Hartung ou um Anastasia, integro e inteligente p/ mudar

    1. Magnífico! Vamos difundir essa! Diz tudo em uma frase!. Que Deus ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  8. Realmente é desalentador para o país ter no supremo uma criatura tão vil, desonesta, viscosa, enlameada, nojenta, asquerosa, perniciosa, escrota. Que triste destino o do país te gente como este escroque, Lula e Bolsonaro a nos comandar

  9. O corvo mau elemento, medíocre, baixo, perverso e fora da LEI, dá convulsões de inveja do DR. SERGIO FERNANDO MORO que será em breve NOSSO PRESIDENTE, aquele que levará o BRASIL PARA FRENTE!!! Já você corvo demente, será para sempre apenas um fantasma ordinário de mente indigente!!!

    1. No fundo todo bandido pasta mesmo de inveja de GENTE DECENTE!!!!

    2. No fundo todo bandido pasta mesmo de inveja de GENTE DECENTE!!!!

  10. Com vênia máxima Sr. Ministro, sua biografia nunca estará à altura da que Sérgio Moro alcançou nos corações e mentes dos brasileiros. Isso incomoda-o certamente, porque V.Exa. será esquecido e ele não.

  11. Me lembro do ministro Gilmar Mendes dizendo que o Lula era um chefe de quadrilha e agora quer inocentar o ladrão e corrupto. Disse também que o PT tinha dinheiro para financiar eleições por muitos anos, me pergunto o porquê dessa mudança na visão do ministro do STF, quais são os interesses?

  12. Que nem bem disse o Barroso para o Gilmar: "Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia"

    1. Atentaram para a cara de contentamento do Gilmar? Está quase que explodindo de alegria pela sua grande bravata. É o que ele pensa...

    2. Silvana, deu pra entender muito bem o que seja intervenção divina, a qual concordo em gênero, número e grau. Só assim mesmo .

  13. Poderiam soltar também: Marcola, Fernandinho Beira Mar, e tantos outros que estão enchendo os presídios . Sergio Cabral é batedor de carteiras, junto de Lula .

    1. Omenzinho sujo, sem caráter . Seus descendentes vão ficar marcados para sempre. Velho e sem vergonha , nessa cara feia e imunda.

  14. Ao lado de Lula, Dilma, Bolsonaro, Salles e Tofoli, Gilmar Mendes é um dos piores protagonistas da recente história do Brasil. Todos traidores da Pátria!

  15. É uma tremenda injustiça contra Moro, Dallagnol, Procuradores, Polícia Federal , Lava Jato. Pensávamos q tudo poderia mudar , todos contra uma sistematização da corrupção investigada e reconhecida por 10 juízes , Tribunais de Justiça . STJ . Acreditávamos em um novo Brasil Quanta alegria à época! É muito triste , é triste demais ver que os 3 poderes se organizaram para tal fim e continuidade 😭😭😭😭Pobre Brasil!! Pobre de nós!! Esperança que se vai . Como reconheço as falas de Gil Castelo Branco

  16. Algum brasileiro esperava uma decisão diferente do Gilmar Mendes? Pagamos impostos para alimentar castas de parasitas. O Lula sistematizou o maior esquema de corrupção do Brasil. Lula recebeu salários como presidente, mais às mordomias, q jamais teria na iniciativa privada. E mesmo assim, Lula nos roubou, como confirmado por 10 juízes. GM recebe salário oriundos dos nossos impostos, mas age como defensor de corrupto. E o q o brasileiro pode fazer contra a corrupção e esses juízes? Nada.

    1. Paulo, não sei a porcentagem que ele ganha, mas possivelmente o suficiente para morar muito bem atrás dos montes se empanturrando de pasteizinhos de nata!

    2. Jose, O pior é que não podemos fazer nada contra o Gilmar Mendes. Quem pode fazer algo contra ele, que é o Senado, nunca vai fazer, porque para os senadores corruptos, e são muitos, Gilmar Mendes é uma segurança de impunidade. O cara pode roubar o Brasil o quanto que puder. Quanto mais roubar, mais GM o blinda. De quanto será a participação no butim?

  17. Que adjetivo qualifica esse ministro? Não vou dizer, sou uma pessoa educada, de princípios. Só temos um jeito: dar a resposta a esses infames em 2022.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO