Adriano Machado/Crusoé

STF forma maioria para derrubar convocação de governadores pela CPI

24.06.21 17:15

O Supremo Tribunal Federal formou maioria na tarde desta quinta-feira, 24, para anular a convocação de governadores pela CPI da Covid para a prestação de depoimento. Seis dos onze ministros da corte entenderam que a comissão não tem competência para obrigar os mandatários a comparecer ao Senado e apresentar esclarecimentos.

Os ministros analisaram decisão de Rosa Weber, do STF, que suspendeu as convocações no início da semana sob o entendimento de que a CPI “excedeu os limites constitucionais inerentes à atividade investigatória do Poder Legislativo“.

A ministra anotou que, de acordo com a legislação, chefes de Executivos estaduais prestam esclarecimentos às Assembleias Legislativas sobre as contas de governo e ao Tribunal de Contas da União no caso da aplicação de recursos federais, mas “jamais perante o Congresso“. Para Rosa, governadores podem somente ser convidados a falar de forma espontânea.

Seguiram o mesmo entendimento os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Os dois últimos fizeram ressalvas, mas chancelaram a revogação das convocações.

Em maio, a CPI chamou nove governadores a prestar esclarecimentos. Os mandatários convocados são, majoritariamente, do Norte, região que enfrentou uma grave crise de desabastecimento de oxigênio no início do ano. Os estados foram alvos de operações da Polícia Federal, que investigam crimes na aplicação de recursos recebidos da União para o enfrentamento da pandemia.

São eles Wilson Lima, do Amazonas; Helder Barbalho, do Pará; Antonio Denarium, de Roraima; e do coronel Marcos Rocha, de Rondônia; e Waldez Góes, do Amapá. Falarão ao colegiado, ainda, Mauro Carlesse, do Tocantins; Carlos Moisés, de Santa Catarina; e do Piauí, Wellington Dias.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Já imaginou uma assembleia estadual quereneo investigar o presidente da republica? Isso é um absurdo, certo? O mesmo vale para o contrário, um senado federal atropelar uma assembleia legislativa estadual para investigar governadores. Bozistas arrotam tanto patriotismo, deviam estudar mais a democracia brasileira e suas regras.

  2. o que o STF quer esconder? a quem o ja´desmoralizado e desacreditado STF quer PROTEGER? sempre contra o povo e a favor dos LADRÕES!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO