Foto: Tony Winston/Agência Brasília.

Taxa de desemprego em 2020 foi de 13,5%, a maior desde 2012

26.02.21 10:27

A taxa de desemprego em 2020 foi de 13,5%, a maior desde 2012. Os dados divulgados na manhã desta sexta-feira, 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que, ao final do ano passado, havia 13,4 milhões de pessoas sem emprego no país. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

No quarto trimestre de 2020, a taxa ficou em 13,9%, o que representa uma queda com relação ao trimestre anterior, quando a desocupação foi de 14,6%. Segundo o IBGE, a piora nas condições do mercado de trabalho foram geradas pela pandemia de Covid-19.

Em um ano, a população ocupada sofreu uma redução de 7,3 milhões de pessoas, chegando ao menor número da série anual. No ano passado, o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado teve redução recorde de 7,8%. Já a taxa de informalidade passou de 41,1% em 2019 para 38,7% em 2020.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns Bozistas. Olhe mais um resultado fantástico do dono de vocês. Investimentos em fuga, moeda fraca, desemprego recorde, imagem do país denegrida, patrimônio natural dilapidado, corruptos de volta ao poder, 250 mil mortos, etc. Vocês são sensacionais. Conseguiram quebrar o país em dois anos! Estão contentes? Sentem-se abençoados? Vão para as ruas zurrar: mito, mito, mito. Vocês merecem todas as glórias, bando de delinquentes bestiais!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO