Tarcísio de Freitas vai se filiar ao Republicanos para disputar o governo de SP
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (foto), fechou acordo para ingressar no Republicanos, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus e integrante do "tripé" que dá sustentação ao Planalto. Pela sigla, concorrerá ao governo de São Paulo. Interlocutores do ministro afirmam que ele deve assinar a ficha de filiação na próxima terça-feira,...
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (foto), fechou acordo para ingressar no Republicanos, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus e integrante do "tripé" que dá sustentação ao Planalto. Pela sigla, concorrerá ao governo de São Paulo.
Interlocutores do ministro afirmam que ele deve assinar a ficha de filiação na próxima terça-feira, 29, em uma cerimônia. Para entrar na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio tem até 2 de abril para se desincompatibilizar do cargo.
Antes prometido ao PL, Tarcísio participou de costuras de última hora para mudar seu futuro político. A entrada dele no Republicanos tem efeitos tanto na disputa estadual quanto na nacional.
Em 11 de março, o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, chegou a fazer uma apresentação aos correligionários paulistas sobre o potencial de vitória do ministro na corrida eleitoral. Na ocasião, apesar da vantagem de Tarcísio, a maioria dos republicanos votou para que, caso o ministro disputasse o governo pelo PL, o apoio da legenda fosse para Rodrigo Garcia.
A ida de Tarcísio para o Republicanos, portanto, foi crucial para agregar o partido à campanha. Em entrevista a Crusoé no início do mês, o ministro já havia admitido a possibilidade. "O que vai definir essa decisão agora serão as negociações em torno da composição partidária que vai nos apoiar lá. Pode ser necessário que eu vá para um partido para trazê-lo para a coalizão", comentou.
O ingresso de Tarcísio no partido funciona, ainda, como um aceno de Jair Bolsonaro a Marcos Pereira. O dirigente vinha reclamando do fato de a maior parte dos integrantes da Esplanada terem arrumado as malas para o PL e o Progressistas, enquanto o Republicanos estava à míngua.
Além de Tarcísio, Damares Alves se filiará ao Republicanos. O ministro da Cidadania, João Roma, em um movimento contrário, sairá do partido rumo ao PL, como antecipou Crusoé.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Iara Belli Passos
2022-03-24 23:04:51Só de nós estivermos ensandecidos....
Heider
2022-03-24 15:59:00Vai pegar o estado quebrado , herança maldita dos tucanos e petralhas , mas com certeza tem capacidade , honestidade e vontade !!!!!
Ana Maria Jordao Duarte Costa
2022-03-24 15:27:20Uma vergonha se SP eleger um carioca que nem conhece o estado. 😱😱😱😱