STJ restabelece nomeação de Sérgio Camargo para Fundação Palmares
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, derrubou decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e restabeleceu a nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo (foto) como presidente da Fundação Cultural Palmares. A escolha de Camargo para o comando da entidade, responsável pela promoção da cultura afro-brasileira, despertou polêmica devido a...
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, derrubou decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e restabeleceu a nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo (foto) como presidente da Fundação Cultural Palmares.
A escolha de Camargo para o comando da entidade, responsável pela promoção da cultura afro-brasileira, despertou polêmica devido a uma série de publicações, nas redes sociais, em que o jornalista relativiza temas como a escravidão.
Em uma das manifestações, ele chegou a classificar o racismo no país como “nutella”. “Racismo real existe nos Estados Unidos. A negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda”, postou.
Ao validar a admissão, Noronha atendeu pedido da Advocacia-Geral da União. Para o presidente do STJ, o Judiciário invadiu uma competência exclusiva do Executivo ao suspender a nomeação de Camargo.
“Nesse contexto, não vejo como deixar de reconhecer que a decisão atacada, a pretexto de fiscalizar a legalidade do ato administrativo, interferiu, de forma indevida, nos critérios eminentemente discricionários da nomeação, causando entraves ao exercício de atividade inerente ao Poder Executivo”, escreveu.
O ministro acrescentou que o fato de Camargo, “eventualmente, ter-se excedido em manifestações em redes sociais não autoriza juízo de valor acerca de seus valores éticos e morais ou mesmo de sua competência profissional”. “Sobretudo quando se sabe das particularidades que permeiam as manifestações no citado meio virtual, território de fácil acesso e tido como aparentemente livre, o qual, por isso mesmo, acaba por estimular eventuais excessos dos que ali se confrontam”, pontuou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
HELIO
2020-02-14 11:07:52esse rapaz todo depilado e maquiado deveria estar numa escola de samba como empurrador de carro alegórico para Fundação Palmares deveria indicar alguém que fosse sério mas como a Regina Duarte casou com bolsonaro mas foi dormir no hotel sozinha eu acho que não vai rolar é nada se é para aparecer nomeia o Witzel que não tem nenhum talento mas gosta de exposição
SONIA
2020-02-13 09:39:26Não basta ser negro. Tem que ser pobre, gay e socialista...
Carlos
2020-02-13 08:25:00Ninguém questionava as nomeações para as diretorias da Petrobrás nos governos PT? Nem as nomeações dos Ministros quando se entregava ministério para partidos aliados? Por que isso somente agora? Estranho, né?
HELIO
2020-02-13 06:44:43mas esse rapaz deve ser amigo da família bolsonaro não é possível . todo depilar Dinho maquiado eu não botaria ele nessa Fundação não eu colocaria do lado do pastor Marcos Feliciano que tem uma missão pelo menos ele disse de alta relevância neste governo. esse rapaz em vez de ir para Fundação ele precisaria de uma orientação espiritual que o pastor poderia dar
Eduardo
2020-02-12 21:49:36Bacana, gente boa o cara.
Levy
2020-02-12 17:03:46O que resta a ser esclarecido agora é: será que as autoridades envolvidas não tinham conhecimento de que estavam invadindo a competência do Executivo? Só nos resta mesmo e enxergar o papel da militância canhota incrustada no poder Judiciário, prejudicando o bom andamento das coisas.
PAULÃO
2020-02-12 17:02:22Aqui entre nós: o TRF já deveria, de cara, ter mandado para o arquivo o Pedido original de restabelecimento de nomeação por absoluta inconstitucionalidade. Só isso!
Geraldo
2020-02-12 16:33:34Brasileiros, uma obra prima sobre o assunto é ESCRAVIDÃO, de Laurentino Gomes. Que inclusive descreve Zumbi, e o quilombo dos Palmares. Obra abrangente, politicamente neutra, fundamental para o bom entendimento do assunto. Aguardo ansiosamente o lançamento do segundo volume.
Ricardo
2020-02-12 16:24:30👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Leandro
2020-02-12 16:19:39Se Regina Duarte mantiver o cara começa a se desmoralizar, o cara mal foi nomeado e criou uma polêmica enorme falando uma coisa q ninguém perguntou. Nos precisamos de gente q trabalhe, q de resultado. Pra criar polêmica, já te JB e família.