Divulgação

STJ condena ex-presidente do Tribunal de Contas do Amapá por desvio de R$ 100 mi

03.08.20 20:29

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça condenou nesta segunda-feira, 3, o ex-presidente do Tribunal de Contas do Amapá Júlio Miranda a 14 anos, 9 meses e 23 dias de prisão pela participação em um esquema que desviou 100 milhões de reais do orçamento da corte.

No mesmo julgamento, o tribunal sentenciou o conselheiro Amiraldo da Silva Favacho a 6 anos, 11 meses e 10 dias de reclusão. Ele chegou a exercer a presidência interina do TCE-AP, substituindo Júlio Miranda. Os ministros do STJ ainda decretaram a perda dos cargos públicos dos dois.

De acordo com o Ministério Público, os conselheiros assinavam cheques que tinham como emitente e beneficiário o próprio Tribunal de Contas. Com isso, conseguiam sacar recursos mantidos na conta-corrente do TCE. Os valores eram contabilizados na rubrica genérica “outras despesas variáveis”.

Além disso, os dois autorizaram reembolsos de valores de despesas hospitalares e médicas, de pagamento de salários e de passagens aéreas a pessoas que não integravam o quadro de pessoal do Tribunal de Contas e, assim, ficavam com a verba.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. “No Tribunal de Contas Estadual, composto por sete conselheiros, quatro devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e três pelo chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um dentre auditores e outro dentre membros do Ministério Público, e um terceiro a sua livre escolha.” É raposa indicando membros do galinheiro. Aí fica difícil termos Tribunais de Contas isentos.

  2. O sujeito é regiamente pago, com o nosso dinheiro, e tem a função de preservar a lisura do gasto do governo ... e nos rouba. Sabe o que vai acontecer? Vai ser aposentado obrigatoriamente e ganhar o mesmo salário para o resto da vida. Este caso só tem uma solução .... pena de morte

    1. Apoiado. Pena de morte a todos que roubam o Estado. Só assim pra acabar com a corrupção. Í lembrei. Quem pode aprovar a pena de morte são os corruptos.

  3. Delinquentes filhosda Puta !! Se fosse num país serio estariam sem os braços ! Num estado pobre ainda e cheio de dificuldades ... parasitas !!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO