STF erra feio em decisão contra o PCO
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, decidiu que os perfis e canais do Partido da Causa Operária (PCO) no Twitter, Instagram, Facebook, Telegram, Youtube e Tik Tok deveriam ser bloqueados. A motivação foi o entendimento de que o partido se valeu das redes sociais para ameaçar e ofender...
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, decidiu que os perfis e canais do Partido da Causa Operária (PCO) no Twitter, Instagram, Facebook, Telegram, Youtube e Tik Tok deveriam ser bloqueados. A motivação foi o entendimento de que o partido se valeu das redes sociais para ameaçar e ofender ministros da Corte e o próprio STF.
Necessário dizer que a decisão do ministro está juridicamente errada, muito errada.
O que o Judiciário está autorizado a fazer nestes casos – e ainda assim com reservas – é indisponibilizar conteúdos ilícitos, sendo medida excessiva a indisponibilização de todos os conteúdos, e medida mais excessiva ainda a indisponibilização dos próprios perfis e canais do partido.
A decisão ainda prevê que se o PCO descumprir a ordem será imposta multa diária de R$ 20 mil às plataformas que hospedam as páginas da legenda, forçando que as mesmas colaborem com a decisão censória por medo de ficar com o prejuízo.
Alguém poderá dizer que a exceção se justifica em um momento de risco democrático. Bom, ainda que assim fosse, a punição excepcionalmente dura ao partido pelo cometimento de abuso do direito de se expressar não precisa, obviamente, ocorrer por intermédio de uma decisão errada. Como diz o ditado: dois erros não fazem um acerto.
Para que se tenha uma ideia do estrago que uma decisão dessa pode fazer na jurisprudência, imagine-se que uma revista publique um artigo supostamente ofensivo ou ameaçador à Corte. No lugar da decisão impugnar o texto, o juiz poderá retirar de circulação o próprio veículo e, caso se descumpra a decisão, caberá às plataformas darem sumiço à imprensa.
As decisões do Supremo Tribunal Federal não devem ser experimentais, não podem ser um balão de ensaio jurisprudencial. Precisam trazer tranquilidade para a sociedade, e não agitação, apaziguar as polêmicas, e não suscitá-las. Ademais, se nossa democracia estiver realmente em risco por conta do que pensa o Partido da Causa Operária, então, convenhamos, caro leitor, melhor será pedirmos asilo a Marte.
Temos definitivamente de parar de aceitar que medidas de exceção, ou pouco democráticas, sejam tomadas em nome da democracia. Quando esta onda de instabilidade institucional passar – se passar – teremos de nos haver com julgados que, se tiverem eco nos demais Tribunais ou mesmo no STF, nos colocarão a todos em maus lençóis no que importa à defesa das liberdades de expressão e de imprensa no país.
André Marsiglia é advogado constitucionalista. Escreve sobre Direito e Poder.
andremarsiglia.com.br / @marsiglia_andre
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ana Galdino dos Santos
2022-06-27 13:41:47De todos os lados, saem medidas de exceção em nome da defesa da democracia
NEWTON JOSE DOS SANTOS
2022-06-27 13:32:34o DIT.ADOR, alexandre o pequeno, aprontou de novo. Ēta, criança per.versa e mimada.
Osmar
2022-06-27 06:34:34Vai se esperar o quê dos semideuses do STF! Só mesmo a ditadura do STF…. É uma vergonha as ações deste e de outros ministros! O SENADO e uma VERGONHA de ainda não ter impedido estes sujeito! Vai esperar o quê de um presidente do senado insignificante????
Nilson
2022-06-26 21:22:08Se o senado tivesse um presidente do saco roxo o impeachment do careca já tinha sido sacramentado, tem entre inumeros pedidos um com mais de 3 milhões de assinatura. O problema é que o Pacheco é um vaselina inoperante, engavetador de pedidos. A culpa é do mineiro que elege figuras nefastas e dá nisto aí.
JOEL
2022-06-26 11:46:48Uma elite social desqualificada, sem ética, amante da corrupção e da roubalheira, patrimonialista, aí inclusos até os que se dizem de esquerda socialista de araque como o Luladrao, e de um congresso povoado de políticos bandidos denominados CENTRAO, que respiram corrupção e roubalheira. REFORMA POLÍTICA já com voto distrital pleno, acabando com donos dos fundos políticos os quais se apossam do país com seus candidatos puchadores de votos, elegendo quem eles querem. ACORDA MEU POVO.
Gilnei Carvalho Ocacia
2022-06-26 11:30:08$TF não combate a corrupção, então os excrementíssimos tem que arranjar o que fazer. Combater o PCO, é ridículo.
Odete6
2022-06-26 06:21:38A LEGISLAÇÃO não pode ser usada de acordo com a dose de simpatia ou antipatia do julgador pelo réu e, nem para "vingança" pessoal ou institucional.
Branda
2022-06-25 19:10:08Que bom seria se essa “mão forte” fosse aplicada a favor da lei, do povo brasileiro e contra a corrupção. Mas isso não lhes é interessante. De qualquer maneira vim aqui apenas para repetir aquela frase, de cuja autoria não sei, “posso não concordar com o que você fala, mas lutarei até o fim pelo seu direito de dizê-lo”.
MARCOS
2022-06-25 18:49:54os ministros do STF se consideram deuses.
Joao
2022-06-25 14:12:49Alexandre de Moraes defendendo a "honorabilidade" da corte, que nunca existiu, muito menos nestes últimos 3 anos, usando censura descarada como na época da ditadura militar.