Agência Senado

Sem medidas contra corrupção, melhor ficar sem pacote anticrime, diz Moro

27.03.19 15:40

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro (foto), afirmou na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira, 27, que prefere desistir da tramitação do pacote anticrime apresentado ao Congresso, caso haja alguma retirada de trechos que tratam da corrupção por parlamentares.

A declaração foi dada quando esta possibilidade foi levantada na audiência. “Nenhum deputado ou deputada me solicitou a retirada das previsões da corrupção do projeto”, afirmou o ministro. “Eu, particularmente, se houvesse uma solicitação dessa espécie, jamais concordaria”, avisou.

“Os três temas estão relacionados”, reforçou. “Eu preferiria retirar o projeto. É preciso dar uma resposta aos anseios da sociedade em relação a esses três problemas em conjunto”, disse Moro aos senadores.

Na audiência, o ministro também defendeu a manutenção no pacote da previsão de prisão em segunda instância, lembrando que a proposta é baseada em em um entendimento dado pelo Supremo Tribunal Federal desde 2016. O ministro reconheceu que trata-se de um tema “controvertido”, mas que fará o possível para convencer os parlamentares a aprovarem o trecho.

O ministro da Justiça também tentou minimizar as críticas que recebeu do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na semana passada. Maia disse que o pacote anticrime é um “copia e cola” de projetos já enviados ao Legislativo por uma comissão comandada pelo ministro do Supremo Alexandre Moraes.

“Houve ali a troca de palavras ásperas, mas isso é algo absolutamente contornável”, declarou Moro. “Temos que dialogar e resolver esses problemas”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu queria fazer uma pergunta. Vocês podem me responder? Se caso os senadores e deputados federais se omitissem em votar a lei que permite a prisão em Segunda instância. Pergunto a vocês, o povo brasileiro poderá através de um plebiscito votar para decidir sim ou não se aceita prisão em Segunda instância. E o povo pode votar o plebiscito junto nesta eleição para prefeito? Queria completar a pergunta acima! Se o nosso povo querido brasileiro puder votar o plebiscito citado acima ( e que lei p

  2. Realmente, o pacote anticrime é de máxima prioridade e necessita do apoio do Congresso e do Senado. Espera-se dos políticos responsáveis que, finalmente, comecem a trabalhar em benefício do povo, em vez de trabalhar para o próprio bolso. Afinal, para isso eles são pagos (e muito bem!). Depois falta uma boa educação básica para crianças e adolescentes. Os demais problemas se resolvem automaticamente.

  3. Acho que o Dr. Moro não deve se preocupar tanto assim pq apesar de ter como certo que vão atrapalhar, o combate a corrupção é unanimidade entre os brasileiros. Dr, fique calmo pq se tudo falhar vamos protestar..a sociedade (a camisa 11) que não tolera mais corrupção vai entrar em campo!!

  4. Nós cidadãos temos que apoiar as medidas do Moro e pressionar o Congresso e não ficar esperando um milagre que seria um desses políticos pensar no povo e não nos seus próprios interesses.

  5. Como esperar que investigados, acusados, réus, condenados e até presos que pululam na política brasileira e no Congresdo Nacional pudessemapoiar um pacote contra êles mesmos. Enquanto esta gente participar da política bada sera conseguido. Urge profunda reforma institucional que os tetire defi itivamente da política.

  6. Se vaca voar esse pacote passa . No Brasil a tradição dos políticos é roubar a nação e a população logo esse pacote aí não vai passar " nem que a vaca tussa " .

  7. Moro foi muito bom. Já Rodrigo Maia, o chantagista, não deve ter lido os projetos de Moro e Moraes, que são bem diferentes. Ou se leu, não entendeu!

  8. Moro arrasou em suas respostas. Objetivo, claro, conciso, respondeu com segurança a todas as perguntas, mesmo as que escondiam cascas de banana, ou formuladas envolvidas em alfinetes. Magistral ! Parabéns a muitos dos parlamentares que fizeram perguntas com objetivo de abrir uma "avenida" para o pacote do Moro. Menção especial ao senador Lasier Martins e ao exepcional desempenho na presidência da CCJ da senadora Simone Tebet. Bem que poderia estar no lugar do David Renan-Alcolumbre.

    1. Adhemar. Acredito que a realidade é bem mais sombria. Estas ratazanas conhece muito mais de joio e trigo do que o comum dos mortais. Esses políticos ratazanas não erram nunca: sempre escolhem o joio. Se não tem joio (o que infelizmente é impossível nesse pardieiro chamado Congresso), escolhem a espiga de trigo mais estragada! Só por estratégia. Estas ratazanas...

    2. Os políticos, em sua grande maioria, nunca souberam separar o joio do trigo! Por essa razão, escolheram o joio deixando de lado a valorosa Simone Tebet !

    1. Ele e dr. Paulo Guedes são as únicas coisas boas deste governo.

    1. Penso a mesma coisa, ter que ouvir e responder a esses canalhas!

  9. Não faz sentido o Ministro Sérgio Moro, copiar texto de quem quer que seja...Conhecemos as competências...é um erro crasso...Atentai bem!

  10. Moro, um brasileiro idealista e íntegro, a quem devemos respeito e apoio onde quer que atue e o que quer que proponha. Figura rara neste país.

  11. MORO deve vomitar depois de sair de um encontro com esses canalhas do Parlamento brasileiro ( com raras exceções) esses políticos são um câncer putrefação.

    1. Vale lembrar que todos foram eleitos. Se muitos inadequados ainda continuam lá é porque não interessa aos eleitores a mudança, então não terão o que reclamar.

  12. Votei em Bolsonaro para tirar o pt do governo mas do jeito que as coisas estão caminhando o pt volta e nunca mais largará esse País. Juízo patriotas.

  13. A transformação do País se faz através de apoio popular não basta ir votar e acabou. A batalha que está sendo travada no congresso é grande e sem apoio popular aos projetos nada irá acontecer. Ora deixar um deputado de 70k míseros votos , corrupto de família toda envolvida em negociatas, comandar o País não tem o menor sentido. Cadê o MBK, todos na rua etc etc?

    1. concordo com você Georges! Vamos para rua povo brasileiro!!!

    2. Tem convocação pro dia 7 de Abril ou vamos pra rua ou STF mais congresso vão soltar a bandidagem votando prisão em segunda instância a hora é agora

  14. Moro, não ceda! Você está totalmente certo. Sugiro que faça como o Paulo Guedes, demonstrando não ter apego ao cargo! Seu projeto só não serve pros políticos da velha política.

  15. Não era a toa que os Bolsonaros não queriam Rodrigo Maia na presidência da Câmara e nem os brasileiros está claro a serviço de quem está mais se ele tem alguma pretensão política e melhor mudar de conduta se não na próxima eleição não ganha nem pra lixeiro com muito respeito a essa classe que limpa as nossas ruas enquanto esses sujam e enojam o país

    1. Servem pra sugar o país e enriquecer as nossas custas e viver uma vida fútil vazia de ideais servem pra comer e cagar

    2. o que é pior, é que não podemos esperar mais quatro anos, para corrigir isso, so fechando, afinal não servem para nada

  16. O problema do Brasil se chama Rodrigo Maia; essa figura nefasta já havia bloqueado outras iniciativas de reforma no governo Temer, e continua a fazer o mesmo contra Bolsonaro. Ele é, sim, o maior expoente da velha política.

  17. O navio de Bolsonaro está fazendo água por todos os lados, e, ele, achando que entregar dois projetos na Câmara bastava, que tudo estaria aprovado, foi ao cinema na hora do expediente. Perceberá que comeu a pipoca mais indigesta e que o filme "Alice no país das maravilhosas" se transformou na "Hora do Pesadelo".

    1. Esqueça o Helio sem acento, Joshua, trata-se evidentemente de um boçal repetidor de chavões, não vale a atenção dispensada a ele. Continue o que estava dizendo, estou acompanhando e interessado.

    2. Esse Helio (sem acento) é um fundamentalista bolsonariano. Não reflete, só receit essa frase sobre o Lula. É um mantra. Lula está preso e deverá continuar, sim. E Bolsonaro está jogando o mandato no lixo. Enxergue, cara.... Use seus neurônios analógicos, pois já vi que não são digitais.

    3. Francisco, como se fosse fácil "banir esse congresso inútil". Pelas urnas levaria anos e muitos voltariam. Pelas armas as Forças Amadas não permitirão. Pelo pedido de impeachment coletivo seria uma utopia. Pela pressão popular nas ruas seria necessário juntos milhões em todas as grandes cidades. Pela negociação direta do Presidente é uma possibilidade real. E é claro que deverá levar o talão de cheques. Não seja ingênuo. Restará negociar grande desconto. Se não, nada sairá. É Brasil não Suécia.

    4. Esse Joshua é um lulopetista infiltrado. Lembrete: o Lula está preso, babaca!

    5. o que voce gostaria, que o bolsonaro fosse no congresso com o talão de cheques e assim resolver a situação, os projetos estão la, se o congresso engaveta o problema não é mais do governo e sim do cidadão e contribuinte que deve se manifestar e banir esse congresso inutil

    6. Não é o governo Bolsonaro, é o Brasil que sangra por todos os lados. Faz tempo. Será que esta "nova" república de faz de conta sobrevive a tanto bandido? O brasileiro pouco difere do venezuelano, somos reféns de máfias, elas não vão sair por bem, não é de sua natureza.

    7. Parece omesmo estilo da fala de Guedes em outra notícia na Crusoé; mostra uma certa frase-ameaça do ministro. Isso é sintomático. Estão entrando em pânico. Tentando "assustar" os congressistas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO