Rússia exige que EUA retirem armas nucleares da Europa
Em um discurso que foi boicotado por diplomatas de diversos países, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov (foto), exigiu nesta terça-feira, 1, que os Estados Unidos retirem suas armas nucleares da Europa e que o Ocidente não construa instalações militares em ex-repúblicas soviéticas. Lavrov afirmou que "é inaceitável" que alguns países europeus...
Em um discurso que foi boicotado por diplomatas de diversos países, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov (foto), exigiu nesta terça-feira, 1, que os Estados Unidos retirem suas armas nucleares da Europa e que o Ocidente não construa instalações militares em ex-repúblicas soviéticas.
Lavrov afirmou que "é inaceitável" que alguns países europeus abriguem aparato nuclear dos Estados Unidos e declarou que "já é hora das armas americanas voltarem para casa". O ministro russo sinalizou que essa é uma condição imposta pelo governo de Vladimir Putin para negociar uma "estabilidade estratégica" com Washington.
O discurso gravado foi exibido na Conferência sobre Desarmamento em Genebra, na Suíça. Diplomatas de diversos países, estimulados pela delegação da Ucrânia, esvaziaram a sala durante o pronunciamento de Lavrov, que não pôde ir pessoalmente ao encontro porque os países europeus fecharam o espaço aéreo para os russos.
Lavrov também destacou que a Ucrânia é uma ameaça à Rússia porque ainda possui tecnologia nuclear soviética. "A Ucrânia ainda tem tecnologias soviéticas e os meios de entrega de tais armas”, disse. “Não podemos deixar de responder a este perigo real”, concluiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2022-03-01 20:31:31https://oglobo.globo.com/mundo/soldados-russos-estariam-se-rendendo-sem-resistencia-aos-ucranianos-diz-pentagono-25414881
Hierania
2022-03-01 18:49:50A Perestroika e a Glasnost dissolveram a União Soviética. Mikhail Gorbachev foi o seu último presidente. Ele levou a democracia e o respeito aos direitos humanos e ao direito internacional para o Leste europeu.
Edmilson
2022-03-01 18:41:57CARA DE PAU. AS OGIVAS NUCLEARES JÁ ESTÃO APONTADAS PARA MOSCOU, PALHAÇO! 🤡
Fnc
2022-03-01 17:49:17A Rússia tem razão. Vc não pode colocar bombas na barreira. Os EUA, país que tem muita coisa boa, mas toma o quintal dos outros. Quem deu o aval aos EUA? Ninguém, tomaram. Quem deu Guan aos EUA? Ninguém. Tomaram. VAGABUNDOS.
PAULO
2022-03-01 15:25:351- Não precisava nem tem um curso de Negociação pela Universidade de Michigan, para prever a intenção dos russos, quando, sem qualquer ameaça ao seu território, colocou às forças de dissuasão nuclear em alerta máximo. Era óbvio que viriam com expectativas irracionais. A Ucrânia decidiu abrir mão de suas armas nucleares no Acordo de Budapeste, em troca de ser um país independente. A Rússia em vez de defendê-la, como ficou acertado no acordo, está invadindo a Ucrânia.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-03-01 13:02:44e na bundinha do Putin num vai nada?
Cassio Ferreira Costa Campelo
2022-03-01 12:24:04Aaaahhh! Entendi... Agora sabemos o porquê de todo esse caos criado pelo Putin!
FERNANDO GOULART
2022-03-01 11:48:51Que a humanidade não se iluda. Estamos sim à beira da terceira guerra mundial. O anão de jardim assassino putin e seu fiel escudeiro, também assassino, sergey lavrov, estão dispostos a acabar com tudo. Logo, se nada for feito, jogarão uma bomba nuclear em um país da europa dando justificativa qualquer. Ambos estão condenados ao isolamento perpétuo e nada têm a perder. Esses dois são mais malucos que o doido da coreia do norte
Rodrigo Barddal
2022-03-01 11:45:17Se os russos pediram para entregar as armas, inclusive nucleares, dá pra confiar, né?
José Leonardo
2022-03-01 11:35:24Hora de propor ao Putim não só até retirada das armas nucleares da Europa mas sua desativação total em todos os paises que as possuem! Todos os povos do mundo, inclusive os Russos, sonham em se verem livres dessa espada de Damicles sobre nossas cabeças! Ou o Putim aceita ou o próprio povo russo irá tira- lo do poder!