Adriano Machado/CrusoéBrasilia 05/04/2021 Foto: Adriano Machado a participação do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, no evento “Entrega do Residencial Crixá IV e V”, que ocorrerá na Rua 1, Lote 1 (Crixá IV), Setor Crixá, São Sebastião/DF.

Rosa Weber envia à PGR notícia-crime contra Bolsonaro por promoção da cloroquina

21.02.21 14:08

O presidente Jair Bolsonaro (foto) corre o risco de responder judicialmente por incentivar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou à Procuradoria-Geral da República notícia-crime apresentada pelo PDT contra o presidente.

Na petição, o partido menciona a produção de 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina, discursos de Bolsonaro e o lançamento pelo Ministério da Saúde do aplicativo TrateCov, que, antes de ser retirado do ar, indicava o “tratamento precoce” a pacientes com sintomas que poderiam ou não ser decorrentes da infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com o PDT, “houve excessiva difusão da cloroquina, com prováveis ilegalidades no gasto do dinheiro público, quando não há sequer estudo científico que comprove a eficácia do medicamento no combate e prevenção ao novo coronavírus”.

O partido pede que Bolsonaro seja investigado pela suposta “prática dos crimes de emprego irregular de verbas públicas e perigo para a vida ou saúde de outrem”, previstos no Código Penal, e pela “dispensa de licitação para a produção de comprimidos de cloroquina”.

A remessa dos autos à PGR é um movimento de praxe, uma vez que cabe ao órgão comandado por Augusto Aras avaliar os pedidos de investigação e de diligências. Ainda assim, o despacho ocorre no momento em que outras apurações miram o uso da cloroquina como política pública de prevenção ao coronavírus pelo governo federal.

A distribuição em massa do remédio também deve ser alvo do inquérito que investiga a postura do ministro Eduardo Pazuello durante a crise sanitária em Manaus, no Amazonas, que vivencia a falta de cilindros de oxigênio e de leitos para o atendimento da população.

Em janeiro, uma auditoria realizada pela área técnica do Tribunal de Contas da União, TCU, identificou irregularidades no uso de recursos públicos para a distribuição do medicamento para o tratamento da Covid-19 por meio do SUS. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Engraçado que, vários países, usando a Hidroxicloroquina, inclusive a Suíça, reduzindo o número de mortos; e essa senhora agora vem com isso. Esses seres só podem ser de outro planeta, não lêem notícias, não se informam. E uma informação para quem disse aqui sobre 240 mil mortos, estatisticamente a gripe nos meses de invernos mata mais do que isso todos os anos, no Brasil

    1. Antonio.. Tudo foi ditado pelos charlatões do gabinete do ódio. Eles pensam que os leitores da revista são bestiais como os bozistas!

    2. Existem doenças que se curam com o tratamento, sem o tratamento e apesar do tratamento... (Frase famosa no meio médico).

    3. Onde este André conseguiu estes números? Como ele sabe das coisas hein?

    4. Kkkkkkkkkkk. Mais um exemplo do pensamento bozista: mentiroso, delinquente, genocida e bestial. André Bozista, você está cada vez mais doente.

  2. Tal qual o marginal luladrão, tudo na vida e todas as condutas desse cara são fake, é inacreditável!!! Olha só isso!!!!.... 》》》》》》》》》 https://www.google.com.br/amp/s/www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/02/22/interna_politica,1239668/amp.html

  3. Aras, de olho no STF, irá cozinhar este processo. Se o Bozo não sinalizar que o Aras será o indicado, o engavetador poderá se tornar um desengavetador. Este é o jogo de Brasília! Interesses individuais first!

  4. Rosa Weber só cumprindo o rito. Aras recebe e engaveta e o dinheiro do contribuinte como sempre no ralo... Depois é só ir para os palanques culpar os servidores pelo gasto excessivo dos recursos. Brasileiro é um povo servil, não adianta mudar as figurinhas, que o jogo será sempre o mesmo!

  5. Esqueçam, Aras vai engavetar. Para ele, quanto mais engavetamentos contra o Jair, contra o clã, ministros do executivo e amiguinhos privilegiados, mais aumentarão suas chances de indicação para o STF.

  6. Espero que não dê em pizza. O DINHEIRO PÚBLICO não ė dele. Na esfera pública, só fazemos o que está previsto em legislação, não o que está na cabeça do gestor público.

  7. Togados tentam tapar o sol com uma peneira para cobrir os seus desmandos contra a constituição brasileira, lamentável . Espero que a corda aguente o tranco

  8. É perda de tempo mandar os processos juridicos para a PGR. Todos os ministros que se mantém no cargo devem fazer aquilo que nosso ditador presidencial manda!

  9. 1.1 - A justiça platônica e aristotélica entrará em ação. Platônica, pois não alcança todas as castas. Aristotélica, porque é subjetiva, o indivíduo toma a decisão e depois procura subterfúgios para embasá-la, muitas vezes rasgando a CF. Bolsonaro contribuiu com suas atutides, pela disseminação do vírus? Decidiram que não. Confundem ausência de evidência com evidência de ausência, que por Bolsonaro ser uma autoridade, deveria ter sido levado em conta.

    1. 1.2 - Com relação a cloroquina, não precisa ser inteligente para diferenciar os conceitos ditos, precisa ser corajoso, pois às provas são abundantes. Mas voltemos a justiça platônica. O MECANISMO não avança contra. O MECANISMO, que é uma espécie de Jesus Cristo coletivo, homem quanto a suas peças separadas, deus com às suas peças montadas: é onipresente, onisciente e onipotente. Como pode tudo, ele tomará a decisão que o preserva.

  10. Sem problemas para quem, cara pálida? Para o povo, crédulo em mentiras e notícias fake, o risco ao usar esses medicamentos, por recomendação de um leigo metido a sabichão no comando do país, é enorme o risco de sequelas sérias e até de morte... QUEREMOS SIM VACINAS PARA TODOS OS BRASILEIROS, JÁ!!!

    1. A ANVISA já disse que não adianta usar cloroquina, invermectina e o kit placebo. o que mais esses médicos precisam para se convencer? baixar o espírito santo?

    2. ..." já está provado " ... " ainda vão aparecer ". Se já está provado porque ainda vai aparecer? Se está provado já apareceu.

    3. continuando: a Hidroxicloroquina, já está provada que faz bem e não faz mal.É o que é exigido para nós médicos prescrevermos. Cada qual é responsável pelo seu Creme. vão aparecer as pesquisas de Medicina por Evidências, provando isso. e Desmascarar TODOS. NÃO PERDEM POR ESPERAR

    1. Décio: a medicina faz uso da cloroquina há mais de 70 anos, no combate à malária, doença transmitida por parasita, o plasmodium.. E a hidroxicloroquina também vem sendo usada no tratamento de doenças auto-imunes. Nunca foi usada em doenças causadas por virus, como é o caso da Covid. É um medicamento que pode provocar efeitos colaterais graves em pacientes cardíacos. Pergunte a algum cardiologista amigo se sua clientela não aumentou nesses últimos meses, graças ao uso abusivo da cloroquina.

    2. Ah tá, Décio. Manda o link pra gente ver. Um atual, por favor, de 2021 e de uma revista científica reconhecida.

    3. O medicamento ter 70 anos não quer dizer que tem aplicação para uma nova patologia, e é a ciência quem tem que bater o martelo sobre isso sim, não os "expertises" do Google. Ah, e o mundo inteiro não sabe do "achado milagroso" do Capetão, só ele descobriu a salvação para a doença e continua contra tudo e contra todos levantando essa "bandeirola", mesmo com milhões de vítimas no planeta!!! Tem que ser muito obtuso para não se fazer esse questionamento não????

    4. Se a hidroxicloroquina tiver alguma eficácia ela é mínima ou não teríamos 240 mil mortos.

    5. Os que são contra sempre podem optar pelo leite condensado que segundo "estudos científicos ",também não cura,mas é muito energético...

    6. A medicina faz uso da cloroquina há 70 anos e existem milhares de estudos comprovando ser eficaz em inúmeros tratamentos e atualmente a medicina descobriu que seu componente mais evoluído a hidrixicloroquina tem sim efeitos benéficos no tratamento do COVID 19 e mínimos efeitos colaterais

  11. DEMOROU, né mesmo???!!! O crime de "exercício ilegal da medicina" está há muito explícito, consumado e com certeza já fez inúmeras vítimas, além do óbvio prejuízo ao erário. Isso se não houver algo mais....conexo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO