Réus da E$quema S tentam desbloquear bens, mas juíza nega: Gilmar suspendeu tudo, diz ela
A liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes (foto) suspendendo a ação penal movida pela Lava Jato contra os advogados acusados de desviar dinheiro da Fecomércio do Rio provocou uma situação um tanto inusitada. Logo após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, o advogado Eduardo Martins pediu na 7ª Vara Federal Criminal do Rio,...
A liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes (foto) suspendendo a ação penal movida pela Lava Jato contra os advogados acusados de desviar dinheiro da Fecomércio do Rio provocou uma situação um tanto inusitada.
Logo após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, o advogado Eduardo Martins pediu na 7ª Vara Federal Criminal do Rio, que julga os casos da Lava Jato fluminense, a revogação do bloqueio de bens e valores que foi determinado pelo juiz Marcelo Bretas em setembro. Já a advogada Ana Basílio solicitou a liberação do valor excedente que teria sido bloqueado por Bretas.
Na ocasião, Bretas também expediu os mandados de busca e apreensão que originaram a Operação E$quema S e recebeu a denúncia feita pela força-tarefa da Lava Jato do Rio contra 26 advogados acusados de desviarem 151 milhões de reais da Fecomércio por meio de contratos de advocacia.
O pedido de liberação dos bens e do dinheiro feito pelos dois advogados, que tiveram mais de 200 milhões de reais bloqueados, foi analisado pela juíza Caroline Figueiredo, substituta de Bretas na 7ª Vara. Mas a resposta da magistrada foi um balde de água fria para a dupla.
Em resposta ao pedido de Eduardo Martins, que é filho do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, e de Ana Basílio, que hoje advoga para o governador afastado do Rio, Wilson Witzel, a juíza afirmou que não poderia tomar nenhuma decisão a respeito porque Gilmar Mendes suspendeu todo o caso.
"Considerando que suspensão significa ato ou efeito de suspender, que importa, em sua essência, em interrupção de uma atividade, logo, de todos os atos processuais, este Juízo encontra-se impedido de decidir qualquer questão que se refira aos feitos suspensos, sob pena de, não o fazendo, estar indo de encontro à decisão proferida pelo ministro do STF", escreveu a magistrada.
Caroline Figueiredo destacou que a liminar de Gilmar não tratou de desbloqueio de bens e valores em favor de nenhum dos investigados. Ela comunicou que enviará um ofício ao ministro do STF indagando quais providências devem ser tomadas no caso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RENATO
2020-10-23 10:08:08Gilmar, vc não tem vergonha nessa p... dessa cara, nem quando vc se olha no espelho? Já não basta ter essa boca mole e ser feio pra c...? Pobre povo Brasileiro que tem que continuar aturando essa impunidade do andar de cima, capitaneada pelos sem vergonhas, opa, quer dizer, "garantistas".
Helio
2020-10-12 11:53:44O cúmulo da impunidade no Brasil. Parabéns Bolsonaro, Parabéns Congresso, Parabéns Senado, Parabéns STF e por fim , Parabéns povo brasileiro, que ainda continua caindo na lábia destes políticos.
Mauricio
2020-10-12 11:14:45Os ratos estão agindo tão livremente que conseguem até tempo para dar tiros nós próprios pés. Prova que não leem nada. Só veem as cifras.
Bartolomeu
2020-10-12 10:01:54Será que esses ministrinhos lêem as reportagens e, principalmente, nossos comentários sobre eles? Não sentem vergonha? Não se sentem sujos? Como será que se sentem sabendo que são verdadeiros corruptos e traidores do povo? PARABÉNS, MERITÍSSIMA CAROLINE. A SRA É RARO ORGULHO DA TOGA BRASILEIRA, HOJE COMPLETAMENTE ENODADA POR MINISTROS DAS ALTAS CORTES. 👏👏👏👏
Georges
2020-10-12 09:22:13O STF é o que há de pior neste País. E olha que para ser pior do que Senado e Câmara precisa ser especial e é. Eu não entendo por que os assuntos mais controversos sempre caem nas mãos do Gilmar, Celso e Marco Aurélio. A boa notícia é que acabamos de nos livrar de um deles que é o Celso de Melo, para mim o pior deles., mas faltam muitos. A má notícia é que está entrando deve ser pior, porque Desembargador desde os tempos do descobrimento foram os piores funcionários públicos.
Marcos
2020-10-12 08:21:35Esses são os “garantistas” de plantão, que interpretam a Constituição a seu bel-prazer, desde que seja para liberar grandes corruptos e chefes de grandes quadrilhas, veja os casos de Lula e Flávio.
Guilherme
2020-10-11 19:03:33Kkkkkk vivemos uma justiça teatral de péssimo gosto. Até que a juíza foi esperta. Mandou gilmar liberar a grana dos bandidos. gilmar espera tudo esfriar e libera. Afinal, quando falamos das quadrilhas que dominam o país, estamos sempre falando de grana. E essa gente é insaciável.
Maria
2020-10-11 16:38:26ESSE SUJEITO É UM CORRUPTO E FANFARRÃO.
Maria
2020-10-11 12:19:00#MORO 2022
Denice
2020-10-11 10:59:40Surreal esse tal Ministro!🙄