Reprodução/redes sociais

Resultados parciais de referendo dão vitória para reforma de Putin

01.07.20 18:08

Resultados parciais divulgados nesta quarta, 1º, afirmam que 77% dos russos que votaram no referendo aprovaram as reformas constitucionais propostas pelo presidente Vladimir Putin (foto).

O pacote de mudanças permite que o presidente se candidate nas duas próximas eleições, em 2024 e 2030, podendo permanecer no poder até 2036.

Para que a proposta fosse aprovada, bastava que mais da metade dos votos fosse favorável. Segundo as autoridades russas, o comparecimento foi de 65%.

O referendo esteve cercado por denúncias de fraudes e irregularidades. Cinco horas antes do encerramento da votação em Moscou, a Comissão Eleitoral Central anunciou o primeiro resultado parcial, dizendo que 73% dos russos apoiavam as reformas.

Funcionários públicos foram flagrados fazendo boca de urna, oferecendo apartamentos aos eleitores e pressionando as pessoas a sair para votar. Seções eleitorais foram instaladas em diversos locais, até mesmo em praças públicas, onde não havia privacidade alguma. Fotos foram divulgadas nas redes sociais mostrando funcionários enchendo as urnas com vários votos de uma única vez.

Mais notícias
Assine agora
TOPO