Quem acredita que Elon Musk comprou a CNN?
Sátira sobre o bilionário dono da Tesla e do X se espalha como verdade após o presidente argentino, Javier Milei, referendá-la em discurso
Tudo começou em 18 de outubro, quando o site SpaceXMania publicou um texto na categoria "sátira" com o seguinte título: "Elon Musk supostamente de olho na aquisição da CNN: 'Vou consertar a mídia, uma rede de cada vez'”.
O longo texto termina com um alerta, para os mais desatentos e emocionados: "NOTA: Isto é SÁTIRA, não é verdade".
Mas o que correu pelas redes, como de costume, foi uma reprodução da imagem do site apenas com o título, o que levou várias pessoas, entre elas o presidente da Argentina, Javier Milei, a acreditar que o bilionário dono da Tesla e do X não apenas estava pensando em comprar a CNN, mas já a tinha adquirido.
"Bastião woke imundo"
“E agora, digo, vocês verão que se falará um pouco melhor do que Trump faça, porque hoje Elon Musk comprou aquele bastião woke imundo que era a CNN. Então agora teremos não só a liberdade no X, mas também teremos uma emissora que não seja tão socialista, tão esquerdista, e então que comece a informar outras coisas e pare de mentir”, disse Milei, em discurso que referendou a sátira para muita gente.
A brincadeira do site SpaceXMania diz o seguinte:
"No que pode ser seu movimento mais ousado até agora, Elon Musk pode estar considerando a aquisição da CNN, com fontes alegando que o magnata bilionário da tecnologia está decidido a 'consertar as coisas' no mundo da mídia. Depois de conquistar carros elétricos, viagens espaciais e até mesmo mídias sociais, Musk agora tem seus olhos postos em uma nova fronteira: remodelar a indústria de notícias de dentro para fora."
Quem levou a sério?
A notícia falsa diz ainda que "o interesse de Musk na CNN gerou especulações generalizadas, com muitos se perguntando se isso poderia ser o início de uma revolução na mídia liderada pelo homem que já perturbou inúmeras indústrias", mas não houve qualquer especulação séria sobre o assunto.
"Embora alguns possam questionar seus motivos, Musk foi claro: ele acredita que é hora de uma sacudida na forma como as notícias são entregues ao público americano", diz a sátira.
Brincadeira
Além de Milei, diversos críticos da emissora americana celebraram a notícia falsa nas redes sociais e especularam sobre os rumos da empresa sob comando de Musk. Blogueiros bolsonaristas repercutiram a sátira como verdade, e um deles chegou até a divulgar vídeo com dancinha para festejar.
Não há, contudo, qualquer informação séria sobre a intenção do bilionário, que foi um dos maiores cabos eleitorais de Donald Trump na eleição deste ano, de comprar a emissora.
Leia também: Janja recorreu ao candomblé de novo?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)