Promoção de juiz de lavagem de dinheiro gera incerteza na Lava Jato paulista
Juiz mais atuante da Lava Jato paulista, João Batista Gonçalves foi promovido a desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e deixará a 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada em lavagem de dinheiro e considerada a mais importante por julgar casos de grande repercussão, como as operações Satiagraha e Castelo de Areia. O...
Juiz mais atuante da Lava Jato paulista, João Batista Gonçalves foi promovido a desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e deixará a 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada em lavagem de dinheiro e considerada a mais importante por julgar casos de grande repercussão, como as operações Satiagraha e Castelo de Areia.
O decreto com a promoção foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 2, pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio Moro, ex-titular da Lava Jato em Curitiba. Gonçalves foi promovido pelo critério de antiguidade em razão da aposentadoria da desembargadora Tânia Marangoni. A indicação dele foi aprovada por unanimidade pelo plenário do TRF-3 há 20 dias.
A atuação recente do magistrado foi marcada por decisões que permitiram o avanço das investigações de combate à corrupção em São Paulo. Foi Gonçalves quem autorizou a quebra de sigilo bancário e fiscal de César Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça acusado de receber propina para enterrar a Operação Castelo de Areia em 2010.
O magistrado também bloqueou os bens do deputado federal Aécio Neves, do PSDB, no processo em que o tucano é acusado de ter recebido propina da JBS. Apesar da atuação dele, o caso foi remetido para a Justiça Eleitoral pelo TRF-3. O juiz também homologou a delação premiada do ex-diretor do Metrô Sergio Corrêa Brasil, na qual ele envolve políticos do PSDB e do DEM de São Paulo em um amplo esquema de corrupção.
Não à toa, a saída de Gonçalves gera uma grande incerteza no andamento dos processos da Lava Jato paulista junto à 6ª Vara Criminal. Vai depender do perfil de seu substituto. No passado, o juiz Ali Mazloum, titular da 7ª Vara Criminal, já havia demonstrado interesse em migrar para a vara especializada em lavagem. Ex-auxiliar do ministro Giilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal, Mazloum é crítico à atuação da Lava Jato e tem indeferido pedidos da força-tarefa que chegam para sua decisão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cristiano
2020-04-04 18:31:12Agora estão apagando os comentários que não os convém!
Jose
2020-04-03 17:38:34Nós já vimos este filme, saiu o Moro e entrou um Morto, não julga nada baixa eficiência na tramitação dos processos, agora vamos ver a repetição, tá difícil aparecerem juízes comprometidos com o Brasil,
Charles
2020-04-03 02:18:58Recomendo para o cargo aquela juíza bonitona Tamea.
Lucia
2020-04-03 01:48:45Gilmar é a desgraça desse país. As consequências de suas atitudes são devastadoras!
Cleidi
2020-04-03 00:50:25Gilmar manda mais que QQ um nesse país. ele tem todos os bandidos de colarinho branco na gibera
Mário
2020-04-02 23:39:03A propósito esse Masloum deveria estar preso.
Neusa
2020-04-02 23:22:21Caramba!? 2 jornalistas pra botar esse título na reportagem? Sugiro uma revisão geral no texto. Li e reli essa matéria confusa! Proposital!?
Clayton
2020-04-02 23:12:47Q título sem nexo!!! A vontade é de solicitar meu $ da assinatura. Revista que iniciou com excelente propósito, até então sendo imparcial, e agora sendo o que É!!! Minha vontade é a de encher de adjetivos para vcs, mas fazem jus ao trabalho... só ver o índice de rejeição que estão tendo... acredito que não estejam precisando de assinantes, devem estar tendo incentivos não computáveis... que vergonha!!!
Clayton
2020-04-02 23:12:17Q título sem nexo!!! A vontade é de solicitar meu $ da assinatura. Revista que iniciou com excelente propósito, até então sendo imparcial, e agora sendo o que É!!! Minha vontade é a de encher de adjetivos para vcs, mas fazem jus ao trabalho... só ver o índice de rejeição que estão tendo... acredito que não estejam precisando de assinantes, devem estar tendo incentivos não computáveis... que vergonha!!!
Cristiano
2020-04-02 22:19:14Que título lixo... Juiz de lavagem... A Crusoé ficou com um bubu no bolso porque tio Bozo não deu verba para a revista. Mas o Tio Doriapirona está dando? Ou Tio Maia’s Palalhaço, ou o tio Alcoabutre? Tomem vergonha pagamos assinatura, seria uma ilha da verdade, imparciais. Foto do presidente que as vezes é um asno, mas tá com 16 meses de governo pegando a pior crise mundial da Saúde e Economia da história. Junta craque de 29 (PIB mundial queda de 15%)e gripe espanhola (50 milhões de mortos)