Reprodução

Princesa Latifa pode ter sido capturada com uso de software israelense Pegasus

21.07.21 16:50

A princesa Latifa (foto), filha do emir de Dubai, xeque Mohammed Al Maktoum, tentou escapar de seu pai escondida em um iate, em 2018. Sua intenção era pedir asilo político nos Estados Unidos.

Sua fuga foi frustrada quando o iate estava em águas internacionais, cerca de 50 quilômetros da costa da Índia. Forças especiais desse país, com helicópteros e soldados dos Emirados, abordaram o barco e prenderam Latifa, que chutava e dava socos nos homens. “Atirem em mim aqui. Eu não quero voltar“, gritava ela.

Uma reportagem desta quarta, 21, do jornal Washington Post afirma que Latifa pode ter sido localizada graças ao uso do software israelense Pegasus.

Durante sua fuga, que durou vários dias, ela se comunicou com outras pessoas por celular, o que pode ter denunciado sua localização. O Washington Post descobriu que, oito dias antes de sua captura, seu número de telefone e o de várias pessoas que a ajudaram a escapar foram incluídos em uma lista de alvos do Pegasus.

Além disso, nessa época, os Emirados Árabes Unidos estavam entre os clientes da empresa NSO Group, que vende o programa. Mais tarde, o contrato foi rescindido.

A suspeita é a de que o pai de Latifa teria usado o programa, que se promove como um software contra terroristas e criminosos, para localizar e prender a própria filha.

Além de Latifa, outras 50 mil pessoas tiveram seus números de celulares incluídos como alvos do programa Pegasus, que foi vendido para 40 países. Entre os que tiveram seus celulares atacados ou invadidos estão o presidente da França, Emmanuel Macron, outros dois chefes de estado, dez primeiros-ministros e o rei do Marrocos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Diabo em se.comprar um programa como este é o camarada não ter acesso ao código fonte. Esse negócio de comprar programa pronto, coisa que só basta o cara instalar e executar, é barca furada. Que impede do governo de Israel ter colocado um subroutina tipo "sleeping" pra espionar o comprador do programa?

  2. Próxima ditadura está chegando, será de baixo escalão e bateremos fácil o Chile em desaparecidos… Hannah Arendt e a banalidade do mal será lembrada novamente pelos historiadores futuros do Brasil!

    1. E outra, fugir num iate? Com certeza até o iate tinha rastreador. A princesa precisa fazer um intensivão de como fugir de pai bilionário.

  3. Desculpa lá, comentário que pede prova de um fato,INTERNACIONALMENTE divulgado e investigado é de calhorda pago pra defender essa quadrilha de milicianos ignaros, escabrosos e safados como seus apoiadores.

  4. O governo israelense deveria se envergonhar de negociar um sistema espião, com o governo Bolsonaro. Eles sabem para quê o sistema será usado, bem como, que isso gerará um desequilíbrio na nossa democracia.

  5. O Bozo queria o pegasus para seguir o Carluxo e o Renan. Vocês sabem, a qualquer momento um vídeo deles com os bofes cairá na rede social.

    1. Isso também, Jose, com certeza!!!! 😆😆😆😆😆😆😆😆

  6. Nossa os Israelenses estes defensores das liberdades democráticas num mar de ditaduras fazendo M!!. Não se pode confiar em ninguém mais. Me tranque na Casa Verde e joguem a chave fora.

  7. Quer dizer que não era o Spray Nasal anti-Covid o objetivo da viagem que pagamos, mas sim o Pegasus para o Cabeludo e papi se locupletar em... 😳🤭

    1. Exato, Carlo. Bem q essa viagem a israel.. de sprayzinho... nunca desceu direito.. tinha q ter mais... e tinha.

    2. Kkkk se ofenda não Fabiano, agora o governo se fortaleceu com o Ciro nogueira na casa covil, digo, civil… kkkkkkk nao precisa ter prova não: na verdade os patetas foram passear as tuas custas. Kkkkkk

    3. Tem provas disso ou só decidiu fazer uma frase de efeito?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO