Primeiro voo entre Israel e Emirados cruza céu da Arábia Saudita
O primeiro voo comercial entre Israel e os Emirados Árabes Unidos aterrissou nesta segunda, 31, no aeroporto de Abu Dhabi. A aeronave da empresa israelense El Al tinha a palavra "paz" escrita em árabe, hebraico e inglês, e cruzou o espaço aéreo da Arábia Saudita. Israel e Arábia Saudita não mantêm relações diplomáticas, mas rumores de...
O primeiro voo comercial entre Israel e os Emirados Árabes Unidos aterrissou nesta segunda, 31, no aeroporto de Abu Dhabi. A aeronave da empresa israelense El Al tinha a palavra "paz" escrita em árabe, hebraico e inglês, e cruzou o espaço aéreo da Arábia Saudita.
Israel e Arábia Saudita não mantêm relações diplomáticas, mas rumores de negociações têm sido constantes nos últimos anos. "O voo de hoje é a prova de que Arábia Saudita estava conversando com os Emirados por trás das cortinas. Hoje são os Emirados que fazem paz com Israel. Amanhã será a Arábia Saudita", diz o pesquisador israelense Edy Cohen, do Besa Center e especialista nas relações entre árabes e israelenses.
O voo levou Jared Kushner (foto), genro do presidente Donald Trump e um dos responsáveis pelas negociações com países árabes. No dia 13 de agosto, Israel e Emirados Árabes anunciaram um acordo de paz. Com isso, os Emirados se tornaram o terceiro país árabe a fazer um acordo de paz com Israel, depois do Egito e da Jordânia. Também estavam a bordo sete equipes de trabalho de israelenses e americanos para definir a instalação de embaixadas e acordos de cooperação.
No sábado, 29, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que há outras negociações com países árabes em curso, além daquelas já noticiadas. "Há mais reuniões não informadas pela mídia com líderes árabes e muçulmanos para normalizar as relações com o estado de Israel", disse Netanyahu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
André
2020-08-31 22:57:11Ótimo! O bom senso, a inteligência, o respeito, precisam superar o fanatismo, a burrice, o obscurantismo e o ódio.
Claudenor
2020-08-31 12:18:55Que Deus traga luz e paz para aquela região que foi tão assolada pelas guerras e fanatismo religioso.