Primeira pessoa a ser vacinada pelo governo de SP é mulher, negra e enfermeira

17.01.21 15:12

É mulher, negra e enfermeira a primeira pessoa escolhida pelo governo de São Paulo para ser vacinada pela Coronavac fora dos ensaios clínicos. Trata-se de Mônica Calazans, 54 anos. Ela trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e receberá o imunizante depois que a Anvisa aprovar o seu uso emergencial e autorizar oficialmente o início da vacinação em todo o país. A maioria para o uso das vacinas foi formada há pouco. Resta apenas o voto do diretor-presidente, Antônio Barra Torres.

Mônica mora em Itaquera, zona leste da capital paulista, e trabalha na UTI, em escalas de 12 horas. A UTI do instituto Emílio Ribas conta com 60 leitos para pacientes de Covid-19.

A escolhida para tomar a primeira vacina é obesa, hipertensa e diabética, ou seja, pertence ao grupo de risco da doença. Mora com o filho, de 30 anos, e é viúva.

O governador João Doria espera apenas a aprovação do uso emergencial da Coronavac pela Anvisa para se pronunciar. Ele aguarda o término votação do corpo técnico da agência no Hospital das Clínicas de São Paulo. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, também anunciou que concederá uma entrevista coletiva tão logo a Anvisa anuncie a decisão.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E daí se é negra e mulher? Isso não a torna melhor ou mais merecedora que outras pessoas. Por ser enfermeira, sim, pois atua no combate a pandemia. Acabado o show das vacinas, começa a palhaçada da vacinação. Que infelicidade são nossos políticos.PQP.

  2. Brasil vive de teatro armado. Triste do país que vive de marionetes. Mulher, negra e enfermeira. Escolhida a dedo do ponto de vista político. Vermes da nação vivem de politicagem o dia todo.

  3. crusoé se comportou feito um tablóide de 5ª categoria. O que tem a ver a cor desta senhora em manchete? A ficha ainda não caiu!

  4. qual é a relevância de ser "mulher e negra"? o que importa é que houve alguém vacinado e essa pessoa é uma profissional da saúde, manchete tosca, ta parecendo manchete da folha. infere-se que a vacinação deve ser prioritária por sexo e cor agora?

  5. ... Dna Monica, bom dia! Com certeza a senhora é merecedora de todo o esforço dos brasileiros para imuniza-la pela vacina, qualquer que seja ela, assim como todos os brasileiros o são. O pessoal da área de saúde, especialmente os enfermeiros e técnicos de enfermagem são abnegados, guerreiros, pessoas e profissionais dignos e por isso não merecem serem usados em processos políticos como este "momento nojento" que estamos passado. Um grande abraço, nosso reconhecimento e mais respeito, sempre!

  6. É típico dos racistas reagirem negativamente quando o governo toma uma medida que enfatiza a inclusão social. Gênero e cor da pele são dimensões da individualidade de uma pessoa. Mulheres e negros são sempre são colocadas por último em qualquer política. Portanto, nada melhor do que iniciar a vacinação com uma pessoa que é do grupo prioritário é que representa as duas dimensões de grupos discriminados no Brasil. Inclusão social não é bandeira de esquerda, mas sim de qualquer pessoa decente!

    1. desde as ações afirmativas Negros não são mais postos por últimos. ademais o problema não é o fato de ela ter sido a primeira e sim a ênfase em características que são sim desinteressantes para o fato, talvez esse tipo de manchete fizesse sentido na década de 60 quando Ali foi campeão de boxe, quando Obama foi o primeiro presidente Negro eleito dos EUA em 2008 dentre outros, mas quando o inimigo é um vírus, que ataca a todos de forma igual e cegamente, não há relevância, só marketing.

  7. Ela poderia ser destacada pela importância da vacina em quem tem comorbidade e não por ser mulher é negra ! Nada a ver ! Ridículo!

  8. Se é pra manter a polarização " Primeira pessoa a ser vacinada pelo governo de SP é mulher, negra e enfermeira " parece frase da esquerda rançosa. 😏

  9. O fato de ser negra ou branca aqui não quer dizer absolutamente nada! Não entendi porque fizeram questão de enfatizar esse pormenor. O racismo tanto pode ser contra negros ou contra brancos e amarelos. Vamos parar de nos referir à cor da pele, se realmente acreditarmos que somos todos iguais!

  10. Desculpe, mas qual a relevância da pessoa ser mulher e negra? ela tomou a vacina porque é enfermeira.....que coisa apelativa....horrível.

  11. Que me...tudo tem que ter racismo no meio. Temos que acabar com isso de negro w branco. Todos brasileiros...todos somos seres humanos. A cor é o que menos interessa!

    1. Militante pela igualdade e inclusão social. Certamente estas palavras não fazem parte do seu dicionário, certo?

  12. Eu não sei porque os jornalistas sérios não estão denunciando os jornalistas mau caráter. Quando estes jornalistas começam a serem descaradamente militantes, eles precisam serem investigados. Certamente tem muita coisa escondida. Está na hora de investigar um por um!

    1. Jornalistas são militantes da verdade. O resto é retórica sem sentido.

    2. A maioria dos jornalistas no mínimo estudou para isso e lhes foi ensinado um código de ética, mesmo se muitos o olvidaram. Jornalistas trazem a notícia. Militantes trabalham para espalhar a notícia que lhes convém.

    3. A maioria dos jornalistas no mínimo estudou para isso e lhes foi ensinado um código de ética, mesmo se muitos o olvidaram. Jornalistas trazem a notícia. Militantes trabalham para espalhar a notícia que lhes convém.

    4. Você quer jornalista mau caráter? Vá para o oeste! Aqui não tem gente deste tipo. Aqui temos militantes da verdade, uma coisa que você não gosta muito, né?

  13. Os racistas bozistas não conseguirão dormir hoje. Passarão a noite toda vendo aquele vídeo nazista feito por um ex-secretário do Bozo que pensava ser ariano. Bozistas, vocês são seres medíocres!

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  14. por que" mulher e negra" ? por que não somente "enfermeira da UTI " ? baita discriminação . por acaso homem, branco , lixeiro não serve pra tomar a vacina? lamentável essa chamada

    1. Carla ela foi escolhida para ser a primeira vacinada porque trabalha na UTI da Covid do Emilio Ribas é obesa e diabética e tomou placebo quando participou da fase 3 do estudo da vacina. Muito justo ela ter sido escolhida para a foto simbólica do início da vacinação. Acho que a chamada da matéria apenas carrega um pouco mais no simbolismo do fato e não desmerece outras categorias profissionais e muito menos a cor da pele.

    2. Porque precisamos ressaltar a divisão do povo brasileiro por etnia, orientação sexual, política, cultural, por renda, escolaridade, localização geográfica, descendência e outros. Assim continuamos desunidos uns contra os outros. Mais fácil manipular grupos do que o povo todo. Parabéns aos profissionais de saúde que são os únicos empenhados em salvar vidas e não votos, são o orgulho de todos os brasileiros.

    3. Porque precisamos ressaltar a divisão do povo brasileiro por etnia, orientação sexual, política, cultural, por renda, escolaridade, localização geográfica, descendência e outros. Assim continuamos desunidos uns contra os outros. Mais fácil manipular grupos do que o povo todo. Parabéns aos profissionais de saúde que são os únicos empenhados em salvar vidas e não votos, são o orgulho de todos os brasileiros.

    4. Me fez lembrar o "Sai de Baixo": "CArLA" boca Carla....

  15. Parabéns a iniciativa ! As "mulheres negras" estão no grupo de pessoas mais discriminadas. Quanto ao possível sequestro federal da Coronavac, faço lembrança que a prática é similar a das rachadinhas.....

    1. Ele já vai buscar as 7h da manhã está dizendo o Pazuello!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO