Sob pressão do STF e de colegas, Pacheco adia votação de sigilo para emendas
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, adiou a votação prevista para esta sexta-feira, 26, de um projeto de resolução que mantém em sigilo as informações do orçamento secreto de 2020 e 2021. A proposta elaborada pelas cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado prevê a garantia de transparência apenas para as chamadas emendas...
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, adiou a votação prevista para esta sexta-feira, 26, de um projeto de resolução que mantém em sigilo as informações do orçamento secreto de 2020 e 2021.
A proposta elaborada pelas cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado prevê a garantia de transparência apenas para as chamadas emendas de relator dos próximos anos. Após se reunir com a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, relatora da ação contra o orçamento secreto, Pacheco remarcou para a próxima segunda-feira, 29, a votação do texto.
O projeto de resolução mantém em segredo os nomes dos parlamentares que fizeram as indicações para emendas de relator dos orçamentos deste ano e do ano passado, mas prevê a publicidade dos dados nos anos seguintes.
“Na fase de apreciação do projeto de lei orçamentária, a apresentação e a aprovação de emendas de relator-geral passam a estar sujeitas a limites financeiros, somente podendo ser direcionadas para políticas públicas previstas no parecer preliminar, permitindo que os membros do Congresso Nacional e a sociedade tomem conhecimento prévio antes da apresentação do relatório-geral", diz um trecho da proposta de resolução elaborada pelas duas casas. A medida contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou a garantia de publicidade a todas as informações do orçamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
luiz antonio-rj
2021-11-28 08:42:30Pacheco tem se mostrado um abobado pomposo. Pelo “bem do Brasil” defende o saque criminoso aos cofres públicos por políticos, sobre os quais não pairam qualquer dúvida. Omisso , covarde e frouxo
JO EL
2021-11-26 16:09:22Imagino quao indignados estao os mineiros da nossa querida Minas Gerais em ter escolhido este vagabundo, frouxo, ladrao, bandido, nefasto sujeito que so faz envergonhar o povo mineiro que o escolheu pra tao relevante cargo. Tma vergonha na cara pelo menos uma vez. Moro, pra cima deste e de outros lesa Patria. So o senhor pra resolver esta carencia de homens serios nesta politica do nosso Brasil juntamente com sua equipe.
Max
2021-11-26 15:59:34Pacheco tirou o “bum-bum” da cadeira com encosto mais alto do Senado para tentar “engambelar” a ministra Rosa, desde que os “usurpadores dos cofres públicos” não sejam “expostos” em ano de reeleição e, assim, continuem a “mamar” livremente nas vastas tetas dos contribuintes durante mais um tão sonhado mandato. E vc Pacheco, será que também está nadando nessa piscina de picaretas?
Sérgio Augusto
2021-11-26 15:53:46Ótimo que o Pachequinho mostrou sua verdadeira índole. Pachequinho tenta pra síndico e seu prédio.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-11-26 14:50:01Pacheco é um frouxo submisso que amarelou acovardado e permitiu que a corte solta ladrão TUTELE o Estado dos podres poderes . e Maquiavel ensinou que o poder não tolera os fracos
Eduardo
2021-11-26 14:49:32E o STF que marcou um gol em favor da Sociedade Brasileira vai engolir essa indecência? Agora, mais do que nunca, explicitou-se o vergonhoso papel do congresso contra o dinheiro público. Se investigado teremos, sem dúvida, mais um escândalo. Nas vésperas de uma gigantesca eleição. Haja interesses no esconde-esconde.
LUIZ ALBERTO DE SAN JUAN
2021-11-26 11:40:48Cadê a banda boa dos congressistas , se é que existe , ninguém vai contestar essa aberração que está destruindo com o País . Quando vão protestar em favor de seus eleitores . Quando vão mostrar alguma utilidade publica . Quem são vocês ?
Marcello
2021-11-26 11:25:35Parece "negócio de malandro", algo que precisa ser feito na obscuridade, face à indecência dos atos praticados! Mais impressionante, ainda, uma instituição como o Senado prestar-se a esse tipo de expediente! Nossa república de bananas! Pelo jeito abundam problemas no passado recente dessas emendas!
Emanuel Almeida
2021-11-26 10:57:49Rodrigo Pacheco: O senhor trabalha com o meu dinheiro. Que integralizo (orçamento) no caixa da empresa Brasil; isto por si só deve ter luz e muita transparência. Você como meu/nosso funcíonario deve ter clareza nos atos.
MARCOS
2021-11-26 10:45:16ESSE CARA AINDA PRETENDE SE CANDIDATAR À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E JÁ FAZENDO MARACUTAIA. ZERO VOTO NELE.