Presidente de 'bunker olavista' está sem clima no Itamaraty
Integrantes da cúpula do Ministério das Relações Exteriores consideram inevitável a saída do embaixador Roberto Goidanich (foto) da presidência da Fundação Alexandre de Gusmão, a Funag, braço do Itamaraty voltado a publicações acadêmicas na área de relações internacionais. Durante a gestão de Ernesto Araújo, sob a batuta de Goidanich o órgão foi transformado em uma...
Integrantes da cúpula do Ministério das Relações Exteriores consideram inevitável a saída do embaixador Roberto Goidanich (foto) da presidência da Fundação Alexandre de Gusmão, a Funag, braço do Itamaraty voltado a publicações acadêmicas na área de relações internacionais.
Durante a gestão de Ernesto Araújo, sob a batuta de Goidanich o órgão foi transformado em uma espécie de "bunker ideológico" para a promoção de palestras ministradas por expoentes do bolsonarismo e discípulos de Olavo de Carvalho. Em plena pandemia, a Funag chegou a promover um seminário contra o uso de máscaras – o vídeo do evento acabou removido pelo YouTube, mas continua disponível no site do órgão.
A Funag também publicou duas coletâneas de artigos e entrevistas de Ernesto Araújo nos dois anos em que o chanceler esteve à frente do ministério. Em um dos livros, publicado pouco antes da demissão do ex-ministro, foi incluído o texto em que Araújo chama o coronavírus de "comunavírus".
O novo chanceler, Carlos Alberto Franco França, ainda não sinalizou quando promoverá a mudança na fundação. Mas pessoas próximas ao ministro consideram que não há clima para permanência de Goidanich por ele ser muito identificado com o antecessor e ter "pesado demais a mão" ao pautar o trabalho na Funag quase que unicamente pelo viés ideológico.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Odete6
2021-04-18 05:34:11Sásinhoooora..... o já foi o ITAMARATY e o que "virou" o itamaratí.... até tu, itamarartírio?!..........
Jose
2021-04-17 23:13:21Seminário contra o uso de máscaras? Depois os muares Joãozinho e Lourival ainda tentam zurrar em apoio aos genocidas! Fazer o que? Não se pode esperar tar muita coisa dos muares, não é verdade?
Maria
2021-04-17 16:46:26Nesse desgoverno de insanos e imorais, quanto mais se mexe, mais fede!!! Será que todo o corpo do Itamaraty não vai se rebelar??