Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por que Jair Bolsonaro quer alterar novamente os limites da Lei Rouanet

10.01.22 08:12

Assim que deixou o Hospital Vila Nova Star, na última quarta-feira, 5, o presidente Jair Bolsonaro retomou um de seus temas preferidos na campanha eleitoral de 2018: a Lei Rouanet. Ele anunciou que o governo vai reduzir novamente o limite que artistas podem captar por meio de incentivos fiscais, de 1 milhão de reais para 500 mil reais. Quando Bolsonaro assumiu o governo, o teto era de 60 milhões de reais. O timing do anúncio é estratégico: sempre que enfrenta problemas de popularidade, críticas de celebridades ou escândalos no governo, o presidente recorre à tática do diversionismo e ataca a Lei Rouanet para se apresentar como um “caçador de mamatas”.

No fim de dezembro, a cantora Ivete Sangalo puxou um coro com xingamentos contra Jair Bolsonaro durante um show em Natal, no Rio Grande do Norte. O protesto gerou forte repercussão nas redes sociais e irritou o presidente, que atacou Ivete. “Ela está chateada porque acabou a teta gorda da Lei Rouanet”, disse ele.

A última captação por meio da lei que beneficiou Ivete Sangalo, porém, foi em 2009, quando os blocos Cerveja & Cia e Coruja, do carnaval de Salvador, obtiveram 500 mil reais. Nos últimos 13 anos, não houve outros projetos da Lei Rouanet envolvendo a cantora.

A falsa narrativa de que Ivete Sangalo teria sido penalizada por cortes promovidos pelo presidente da República — e, por isso, puxou um coro contra ele — foi repetida de forma organizada por expoentes do bolsonarismo, uma demonstração da estratégia organizada dos ataques à Lei Rouanet. “Não é difícil de entender o que está ocorrendo com o desmame da Rouanet. O dinheiro agora vai de fato para pequenos artistas e locais que precisam”, afirmou Eduardo Bolsonaro, filho 03 do presidente.

“Toda essa ladainha é porque paramos de sustentar uma elite artística arrogante e começamos a investir em cultural real. A raiva deles é porque a Rouanet não é mais um bolsa artista de luxo”, disse o olavista André Porciúncula, secretário Nacional de Incentivo e Fomento à Cultura. A mesma cantilena foi repetida pelo secretário especial de Cultura, Mário Frias, um dos bolsonaristas mais aguerridos da Esplanada dos Ministérios.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Cumpade, me considero milionário com 1 milhão no bolso. QUANTOS milhões Ivete Sangalo embolsou ANTES de pular fora da barca? Há quem entre em pirâmides no início, pula fora com o bolso cheio de grana, e deixa os coitados a ver navios? Ivete recebeu os MILHÕES dela e pulou fora quando os bolsos JÁ estavam cheios e a carreira indo bem, de proa à popa. Um graúdo empurrão da Rouanet, seguido de milhões em publicidade, shows. É mais difícil romper a inércia de um corpo q mante-lo em movimento.

  2. O governo Bolsonaro é puro diversionismo para maluco bater palma. Nada para de pé. A mamata dos petistas foi substituída pela mamata dos bolsonaristas. Moro Presidente 🇧🇷

    1. Quais são às premissas que sustentam isto? Moro Presidente 🇧🇷

  3. EU NÃO CONCORDO QUE ARTISTAS CONSAGRADOS E COM CONTA EM BANCO "GORDA" PEÇA INCENTIVOS PARA SHOWS E ETC... FINANCIE COM SEU PRÓPRIO DINHEIRO. EXEMPLO: O ARTISTA PEDE E GANHA O FINANCIAMENTO DE UM SHOW E AINDA COBRA A ENTRADA? AÍ É SACANAG...

    1. Perfeita a sua colocação Jose. Por que liberaram 43 milhões para o ex-jogador do Flamengo Léo Moura? Então a mamata dos petistas acabaram, e começou a dos bolsonaristas. Para o contribuinte, não interessa quem está mamando nas tetas, tem que acabar a mamata para todos. Moro Presidente 🇧🇷

    2. Desde quanto a Ivete precisa desta lei para ganhar dinheiro? Mais uma fake news divulgada pelo neonazista. Enquanto isso, 43 milhões foram dados para uma fundação de jogador de futebol não fazer nada….Bozismo é corrupto!

    3. Concordo, o apoio tem que ser para os novos, não para medalhões!

  4. Bem, subsídios para artistas não pode, mas para grileiros de terra que destroem a riqueza brasileira pode? Bozo já deu mais de 100 lavas jatos de subsídios para grileiros de terra. Sem contar que ele arrasou o sistema de ciência e tecnologia do país e nos fez retroceder 100 anos na batalha tecnológica. Bozismo é criminoso.

  5. Parabens Bolsonaro. Esses "artistas " estão cheios da grana. Direcionar os incentivos para os verdadeiros artistas populares.

  6. Seria muito bom que a própria Ivete Sangalo fizesse algum comentário esclarecendo esta situação, como fez Barra Torres. No final das contas, ela tem toda a força para isso.

  7. PARABÉNS, PERFEITA DECISÃO. ESSES CANTORES ESTÃO RICOS, CHEIOS DE PROPRIEDADES, AVIÕES, CARROS IMPORTADOS, E O POBRE ARTISTA NÃO RECEBE NADA, NÃO TEM ONDE CAIR DURO. ESSA IVETE E OUTROS SÃO INSUPORTÁVEIS

    1. Qual é a parte que desde 2009 NÃO EXISTEM projetos da Lei para beneficiar Ivete você não entendeu?

  8. Bolsonaro acha que isso ajuda alavancar sua popularidade. Ele deveria trabalhar em temas mais importante como por exemplo: a economia capengando. Isso sim coloca comida no prato.

    1. parabéns pinóquio, o Brasil estava necessitando dessa atitude. Quando governo acerta devemos bater palmas e quando erra devemos fazer o gesto de si f$d$u.

Mais notícias
Assine agora
TOPO