Por que Evo Morales quer criar a Runasul, a 'Unasul dos povos'
O ex-presidente da Bolívia Evo Morales (foto) está impulsionando a criação de um bloco formado por organizações de diversos países da América Latina, que será chamado de Runasur, ou Runasul. Uma segunda reunião para discutir os detalhes foi agendada para ocorrer em Cuzco, no Peru, no final de dezembro. Segundo Morales, o objetivo é criar uma espécie...
O ex-presidente da Bolívia Evo Morales (foto) está impulsionando a criação de um bloco formado por organizações de diversos países da América Latina, que será chamado de Runasur, ou Runasul. Uma segunda reunião para discutir os detalhes foi agendada para ocorrer em Cuzco, no Peru, no final de dezembro.
Segundo Morales, o objetivo é criar uma espécie de "Unasul dos povos", uma vez que "países de direita acabaram com esse bloco". Na língua quéchua, "runa" quer dizer pessoas ou povos.
A Unasul foi criada pelo venezuelano Hugo Chávez em 2008 para projetar seu poder na região. A ideia era repetir o modelo da Organização dos Estados Americanos, a OEA, mas sem os Estados Unidos -- um dos objetivos declarados era exatamente conter a "interferência americana" na região. Com o dinheiro dos petrodólares, Chávez comprou aliados em diversos países. Após sua morte, em 2013, e o aprofundamento da crise venezuelana, o grupo perdeu a razão de existir.
Morales não conta com o dinheiro que Chávez teve com a venda de petróleo. O mais provável é que o boliviano esteja impulsionando a Runasul de olho nas eleições presidenciais do seu próprio país, que ocorrerão em 2025.
"Morales ainda terá de disputar com o atual presidente, Luis Arce Catacora, a nomeação como candidato do Movimento ao Socialismo, o MAS", diz o cientista político boliviano Carlos Cordero. "A imagem internacional de Evo Morales é uma referência e ponto de apoio para o seu retorno eleitoral nas eleições de 2025. Revitalizar a Unasul, sob outra denominação, a Runasul, faz parte dessa estratégia."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
CELSO VEIGA DE OLIVEIRA
2021-11-07 18:13:17Nossa esses comentários de hoje estão p......,gente vamos ver os interesses
Maria
2021-11-07 14:09:49Qualquer notícia de políticos vestindo a camisa vermelha... Eu quero tenho náuseas
Francisco
2021-11-07 01:12:23E esse assassino tem gente que o segue? PT sei que sim, mas é uma organização criminosa. Brasil, parte pra cima, se for necessário luta armada, estou junto.
Nyco
2021-11-07 01:06:35Tem muitos índios picaretas, desde o Juruna, Joenia Wapichana, Paulinho Paiakâ, Raoni, Sonia Guajajara, Txai Suruí, e agora o Evo Morales. Esses "originários" não tem Pátria e se deixam cooptar facilmente pelos partidos de esquerda com as falsas promessas de sempre. Só para tirar dúvidas, quem abduziu o cacique Juruna para entrar na política, foi o comunista Leonel Brizola, "O PAPY" do crime organizado no RJ. ___ BOLSONARO 2022, a nossa última TRINCHEIRA.
Jaime
2021-11-06 23:03:34"Runa". Uma palavra, muitos significados. Entre os nórdicos contemporâneos, não passam de "letras de um alfabeto exóticos). Para saxões e nórdicos modernos, a forma de escrever dos deuses. Basta lançar as inscrições sobre sangue fresco pra fazer predições futuristas. Ou passadas. Ou presentes. Então, quando um comunista fala em Runa, mesmo que tribos latinas também façam uso dessas inscrições tabulares em sentido MAIS ameno, perco meu sono.
MARCIO
2021-11-06 21:24:55Graças as trapalhadas da direita alternativa, a esquerda vai de perpetuar no poder
MARCOS
2021-11-06 18:11:51COMO TODO PRESIDENTE SUL AMERICANO, É LADRÃO.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-11-06 16:43:01o melhor hoje seria CUDELSUR.