Reprodução

Com 19% das intenções de voto, Daniel Ortega deve se reeleger na Nicarágua

06.11.21 18:09

Uma pesquisa eleitoral do instituto CID-Gallup realizada entre setembro e outubro mostrou que apenas 19% dos nicaraguenses pensam em votar no ditador Daniel Ortega nas eleições deste domingo, 7. A maioria, 65%, declarou que votaria em qualquer um que liderasse a oposição.

Apesar dos números desfavoráveis, Ortega deve ganhar um quarto mandato nas urnas, ao lado de sua mulher e atual vice-presidente Rosario Murillo (foto).

A farsa eleitoral começou a ser preparada há um ano, quando o Congresso do país, de maioria sandinista, aprovou a Lei de Defesa dos Direitos do Povo à Independência, Soberania e Autodeterminação para a Paz. Com dois artigos, o texto autorizava a prisão de qualquer um que seja considerado traidor da pátria.

Desde então, sete pré-candidatos presidenciais foram detidos. Entre eles estão Juan Sebastián Chamorro, que tem uma aprovação de 63% entre os nicaraguenses, e Cristiana Chamorro Barrios, bem avaliada por 62% da população. Outros dois pré-candidatos fugiram do país. Três partidos políticos de oposição foram cancelados.

Todas as autoridades eleitorais do país são atualmente da Frente Sandinista de Libertação Nacional, FSLN, o partido de Ortega. Cerca de 56% dos nicaraguenses não confiam no Conselho Supremo Eleitoral. A ditadura não permitiu a entrada de observadores internacionais da Organização dos Estados Americanos, a OEA, ou da União Europeia.

Nas eleições deste domingo, além da Frente Sandinista, participarão outros seis partidos. São, contudo, o que os nicaraguenses chamam de partidos zancudos, palavra espanhola para designar “mosquito”. Essas siglas são consideradas parasitas, pois se prestam à farsa política em troca de dinheiro e benefícios. A prática, que era da ditadura de Anastasio Somoza, derrotada pelos sandinistas nos anos 1970, segue firme com Daniel Ortega.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A chamada revolução sandinista tinha um proposito tornar o Ortega um caudilho lider da ditadura esquerdopata, ou seja trocaram 6 por meia dúzia, a corrupção campeia solta. O poder é de fato o unico objetivo, seja a esquerda, a direita ou ao centro.

  2. aqui se depender da anarco-quadrilha e tentáculos o ladrão mor com sua amásia serão eleitos pois como não poderão manipular as pessoas para sempre e à falta de um tertius terão de impedir Bolsonaro e isto aliás já está sendo tentado . resta saber se os cidadãos honestos que ainda tem dignidade com as legiões aplicarão o único remédio disponível que é o ART 142 DA CF . o plano B é a GUILHOTINA que pode doer bem mais e Zeus nos livre disto mas o Brasil não será uma nova Venezuela.

    1. no vaso Chiquimho Feitosa um homem integro e limpo falei

    2. PAULO ... Chiqueiro Feitosa é um parente bem próximo que está assumindo o Senado com o qual nada tenho a ver e nada contra .. o problema deste país são IGNORANTES como você e alijá-los da vida pública pode levar anos .. fica o eterno fedor.

    3. 2- A maioria dos brasileiros quer ser livre, quer um governo de princípios, que seja justo, NÓS QUEREMOS Mor🇧🇷 Presidente.

    4. 1- Chiquinho Feiosa, quem vai impedir o Bolsonaro de ser reeleito, são os eleitores. O genocida errou em tudo no enfrentamento da pandemia com o seu negacionismo, ocasionando a morte de milhares de brasileiros. Afundou o país numa crise moral sem precedentes, seguida de uma crise econômica também inédita. Vc acha que a solução é um coturno no seu pescoço. Foda-se vc, que é um velho inútil, sem compromisso com o futuro, com a juventude.

  3. E viva o Lula e sua organização criminosa. Vai construir alguma estrada ou porto nessa Nicarágua com nosso dinheiro, digo se vencer em 22. O Nordeste, seus líderes, precisam criar vergonha na cara e parar de escravizar esse povo faminto.

  4. só podemos lamentar; cabe ao povo a plicar a guilhotina nesses ditadores porque de outra forma parece que não funciina. Venezuela, idem

    1. xará a América segue Latrindo seu triste destino .. na verdade somos povos malditos assaltados e dizimados por Cortez por Pizarro por Manuéis e Juequins nosso destino sempre foi o lixo e a vergonha .. noves fora Bolívar o libertador digno os nossos "heróis" são os Lulas, Peróns, Chavez, Castros, Morales, Mujicas, Maduros y Ortegas e porcarias mil .. nem Zeus dá mais jeito neste mundo escravizado há séculos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO