Por que a compra de mísseis do Irã pela Venezuela não foi adiante
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), aventou em agosto a possibilidade de comprar mísseis do Irã. "Padrino (ministro da Defesa), que boa ideia falar com o Irã para ver quais mísseis de curto, médio e longo alcance eles têm, e se é possível comprá-los, dadas as ótimas relações que temos com o Irã." Mas o plano...
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), aventou em agosto a possibilidade de comprar mísseis do Irã. "Padrino (ministro da Defesa), que boa ideia falar com o Irã para ver quais mísseis de curto, médio e longo alcance eles têm, e se é possível comprá-los, dadas as ótimas relações que temos com o Irã."
Mas o plano não seguiu adiante. Mesmo em meio a uma crise econômica, a ditadura venezuelana conseguiria os recursos para tal."Adquirir mísseis balísticos seria até algo de baixo custo pra o regime, uma compra plenamente factível", diz Andrei Serbin Pont, analista militar da consultoria Cries, em Buenos Aires. "A questão é que isso cruzaria uma linha vermelha com os Estados Unidos."
Na semana passada, o representante especial do Departamento de Estado para o Irã, Elliot Abrams, disse que seu país não toleraria essa transferência de armas. “Faremos todos os esforços para impedir carregamentos de mísseis de longo alcance e, se de alguma maneira chegarem à Venezuela, serão eliminados lá”, disse Abrams.
Outro ponto que ajudou a frustrar o anúncio de Maduro é que há disputas entre os militares venezuelanos. "Aparentemente, eles estão buscando fazer investimentos, mas há desavenças sobre quais seriam as compras, para quem seriam e quais seriam seus fornecedores", diz Serbin Pont.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Ary
2020-11-03 13:43:22Morre diabo. Tô doido para ir no baile dançar!
ZURIEL
2020-11-02 13:04:57Já tá Maduro , apodrece no pé!! Tá na hora de cair...
Antonio G
2020-11-01 20:18:12Ainda bem que os EUA ajudaram a colocar um limite nas loucuras do regime Maduro. Tudo é possível na mente desse ditador. O Brasil e demais vizinhos precisariam melhor preparar as fronteiras por que ele seria capaz de qq coisa.
André
2020-11-01 20:01:43Maduro, o amigão de Lula e Dilma, precisa ser morto, pois é um ditador assassino e sanguinário, inescrupuloso e reprime protestos à bala. Está matando o povo venezuelano pela fome. Bolsonaro é um covarde e nada vai fazer a respeito. Espero que ele seja morto pelos seus subordinados!
Odete6
2020-11-01 17:20:31Aaaarrreeee...já não era sem tempo, o caldo começa a entornar e o ""abacaxi maduro"" a apodrecer no pé!!!!....