Por ordem do STF, juiz dá a Lula acesso a mensagens obtidas por hackers
O juiz Gabriel Zago Capanema Vianna de Paiva, plantonista da 10ª Vara Federal Criminal do DF, cumpriu decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, e deu à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) acesso ao material apreendido pela Polícia Federal na Operação Spoofing. Em despacho publicado na noite de segunda-feira, 4,...
O juiz Gabriel Zago Capanema Vianna de Paiva, plantonista da 10ª Vara Federal Criminal do DF, cumpriu decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, e deu à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) acesso ao material apreendido pela Polícia Federal na Operação Spoofing.
Em despacho publicado na noite de segunda-feira, 4, o magistrado determinou a notificação da Divisão de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal para o compartilhamento dos dados. "Considerando a urgência do provimento, confiro ao presente despacho força de ofício para fins de cumprimento", anotou.
A Spoofing investigou ataques hacker a contas de Telegram do ex-ministro Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato. Os advogados do ex-presidente Lula pediram acesso às mensagens roubadas pelos criminosos em uma investida para buscar provas que fortaleçam a defesa.
Lewandowski deferiu o pedido em 28 de dezembro. Contudo, a defesa do petista recorreu à Corte novamente por não conseguir obter o material após o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho receber a ordem e classificar o caso como sem urgência -- segundo o magistrado, a questão não precisava ser analisada no plantão do Judiciário durante o recesso.
Devido ao descumprimento da decisão, o ministro reiterou a ordem e, na última segunda-feira, determinou a intimação de Waldemar Cláudio de Carvalho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Antonio G
2021-01-06 10:01:23Lewandowski assim ajuda lula a se candidatar em 2022 e assim viabilizar a reeleição de Bolsonaro no segundo turno. Escutas ilegais virar provas, mas não podemos checar as mensagens do celular do Adelio Bispo, tá?
Odete6
2021-01-06 06:28:30Quando será que esse zumbi deambulante e a corvolândia serão recepcionados pelo diabo... ô dia que custa a chegar!!!! Dê uma força aí, vírus!!!!
Pedro
2021-01-05 23:10:18Considerar provas obetidas por hackers como legítimas significa colocar uma atividade criminosa a serviço do Direito e da Justiça. Essa é uma decisão que desqualifica o STF.
Jose
2021-01-05 21:54:38O STF não tem a confiança da maioria do povo brasileiro. São a favor da impunidade de condenados da Lava jato.
Carlos
2021-01-05 20:32:31Provas produzidas com mandato judicial são invalidadas, mas supostamente roubadas e de veracidade duvidosa são provas robustas. Moro um desqualificado, Lulla a alma mais honesta deste mundo. Mais um pouco STF emite súmula vinculante a respeito.
André
2021-01-05 19:47:19So matando essa raça ......
ANTONIO
2021-01-05 19:14:13Gostaria de saber qual o salário que o Levandovisky ganha do PT. Impressionante.
Jaime
2021-01-05 18:56:02As tais mensagens JÁ deveriam ter sido destruídas. Pq continuar guardando algo que revela a voda pessoal - e quem sabe a amorosa - de um grupo de pessoas? Pa a estão mantendo? Trata- se de evidências? Do quê? Verdevaldo recebe prêmio da Câmara;os hackers estão de boa. As vítimas? Devem continuar sua condição de vítima...
Solange
2021-01-05 17:56:48Lav Jato nunca mais! O crime no poder
PAULO
2021-01-05 17:27:12O governo Bolsonaro utilizou órgãos de estado para procurar uma forma de deixar o filho impune, já que as provas contra ele são robustas. O mesmo expediente usa a defesa do Lula, ter acesso a gravações CRIMINOSAS para deixar o LULA LIVRE, já que as provas são cabais e os processos nos quais Lula foi condenado, em várias instâncias, justos. E nós brasileiros de bem temos que lutar contra petistas e bolsonaristas na esperança de ter um Brasil Novo.