Agência BrasilO presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto: ele será o responsabilizado na narrativa petista

Polarização das eleições já afeta preço do dólar, afirma presidente do BC

20.01.22 17:14

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), afirmou nesta quinta-feira, 20, que a polarização das eleições já afeta “um pouco” o câmbio, resultando na elevação do preço do dólar. Ele assegurou que a instituição está pronta para responder ao cenário econômico “com qualquer volume que seja necessário“.

Tendemos a comparar com as últimas eleições, quando o debate começou no centro e aos poucos foi se polarizando. Agora temos uma situação muito polarizada com alguns candidatos sinalizando que podem caminhar para o centro“, pontuou, na Conferência Anual Latino-Americana do Santander.

Campos Neto ainda abordou a inflação de dois dígitos — o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, fechou 2021 em uma alta de 10,06%. O presidente do BC disse crer que o país está “próximo do pico“. “Nós todos vimos os números, nós acreditamos que quando você olha para o acumulado de 12 meses, nós estamos próximos do pico e começamos a ver uma queda“.

No entanto, Campos Neto demonstrou preocupação com o impacto na inflação do aumento do valor do petróleo e do impacto das recentes chuvas na safra. “Nós tivemos os preços do petróleo subindo em um ritmo mais rápido, também tivemos esses problemas climáticos no Brasil, em que tivemos muita chuva em alguns lugares e falta de chuvas em outros e isso está afetando a safra e pode ter um impacto no preço dos alimentos.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO