Piñera pede renúncia de ministros para tentar acalmar o Chile
O presidente do Chile, Sebastián Piñera (foto), fez um pedido neste sábado, 26, para que todos seus ministros renunciem a seus cargos. A decisão acontece um dia depois de 1,2 milhão de chilenos tomarem as ruas de Santiago. "Todos nós escutamos a mensagem. Todos nós mudamos. Agora, temos de unir forças para dar respostas verdadeiras,...
O presidente do Chile, Sebastián Piñera (foto), fez um pedido neste sábado, 26, para que todos seus ministros renunciem a seus cargos. A decisão acontece um dia depois de 1,2 milhão de chilenos tomarem as ruas de Santiago.
"Todos nós escutamos a mensagem. Todos nós mudamos. Agora, temos de unir forças para dar respostas verdadeiras, urgentes e responsáveis a essas demandas sociais de todos os chilenos", disse o presidente. “Pedi a todos os ministros colocarem seus cargos à disposição para poder estruturar um novo gabinete e enfrentar essas novas demandas.”
Com a troca de gabinete, Piñera espera "iniciar a próxima semana com plena normalidade institucional e cidadania". Ele também anunciou que pretende revogar o estado de emergência a partir da meia-noite deste domingo. O efeito que a medida terá nos protestos é incerto.
"É provável que a intensidade das manifestações diminua, mas será difícil conter esta onda", diz o cientista político peruano Carlos Meléndez, professor da Universidade Diego Portales, no Chile. "Na minha opinião, o atual ciclo de protestos só irá cessar quando acontecerem novas eleições ou convocarem uma Assembleia Constituinte."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Flávio
2019-10-27 13:35:27isso tudo por causa do aumento da tarifa de ônibus!
André
2019-10-27 08:28:12Esse Piñera é bunda mole. O mandato dele acabou, os esquerdopatas já perceberam que ele não tem pulso.
ANTONIO
2019-10-27 01:18:10E aqui Bolsonaro que fique esperto, desde o início do seu governo está alimentando a retórica da esquerda. Está na hora de governar de verdade e botar pra andar a economia e fazer o povo esquecer da esquerda e do LULADRÃO, mesmo preso ainda é perigoso, melhor mesmo seria estar em qualquer outro plano.
Bel.
2019-10-26 23:24:05O Antagonista ilumina. Agora fiquei por dentro do que acontece no Chile. Se tivesse encarado a matéria do PSL teria entendido
Paulo Renato
2019-10-26 15:44:46Piñera, e você também não vai entregar o cargo? Que papo é esse, cara. O governo do Chile está igual a um time de futebol fracassado que acha que se trocar os técnicos vai resolver tudo. Não vai não, Piñera.
André
2019-10-26 15:26:58Piñera é um Dória da vida... Demonstrou fraqueza e a esquerda cresceu. Estamos atentos aqui no Brasil.
Yussuf Sallah Al-Din
2019-10-26 14:03:38O Grupo de Puebla (ex-Foro de São Paulo) avança em seus objetivos de retomar a Latino America. E alguns dirigentes facilitam. Parece que o Chile, a melhor economia do Continente, descuidou-se, não fez a lição de casa com a classe media e a esquerda soube fazer essa leitura e atacou. Nada que comida, emprego e hospital não resolvam.
LuisR
2019-10-26 13:44:47Novas eleições... kkkkkl.... igual aqui, é o que a oposição mais deseja!