Antônio Gaudério/Folhapress

PIB de 2020 registra a maior queda em 24 anos, com recuo de 4,1%

03.03.21 09:18

O Produto Interno Bruto do Brasil caiu 4,1% em 2020, em comparação ao ano anterior. Os dados divulgados nesta terça-feira, 3, são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Essa é a maior queda registrada em 24 anos. No ano passado, o Produto Interno Brasileiro totalizou 7,4 trilhões de reais.

O recuo interrompe o crescimento de três anos seguidos da economia brasileira. Entre 2017 e 2019, o PIB acumulou altas de 4,6%. Segundo o IBGE, o PIB per capita de 2020 ficou em 35.172 reais no ano passado, o que representa uma queda recorde de 4,8%. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.

De acordo com pesquisadores do IBGE, a pandemia foi responsável pelo resultado negativo histórico do PIB brasileiro. O fechamento de atividades econômicas e o receio da população em consumir por conta da crise estão entre as explicações para a queda forte.

Em 2020, os serviços encolheram 4,5% e a indústria, 3,5%. Somados, esses dois setores representam 95% da economia nacional. Já a agropecuária cresceu 2% no ano passado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que maravilha ! Em ano de recessão e quarentena mundial pela Pandemia, a economia sofreu pouco e menos que o esperado. O FMI previa -9% e outros previam ao redor de -6% e no final somente -4,1% e graças ao agronegócio. O artigo é ridículo ao não comparar o PIB brasileiro com os demais países da América Latina, ou mesmo de outros continentes. Ridículo.

  2. E os porcos comunistas chineses que provocaram isso, estão livre qualquer culpa. E ganhando bilhões dos idiotas do mundo inteiro. Quanto caiu o PIB mundial, e quanto subiu o dos porcos chineses?

  3. Se o Brasil tivesse seguido a política bozista de não combate à pandemia teríamos hoje cerca de um milhão de mortes e uma queda de uns 15% do PIB por causa da enorme crise social que assolaria o país. Como os anti-Bozistas se uniram contra o negacionismo governamental, conseguimos frear um pouco o ritmo da queda. Entretanto, há uma nova cepa circulando por aí. Além disso, os investidores fugiram do país por causa da loucura presidencial. Sem tirar o Bozo, não há futuro para este país.

  4. A retomada da economia só virá com a vacinação massiva da população economicamente ativa. Fora disso, não haverá saída. O Brasil não pode esperar. Diante da falta de competência e responsabilidade do governo comandado por Jair Bolsonaro, apelemos para os governadores, prefeitos e empresários para a aquisição de vacinas e implementação de uma campanha de vacinação Nacional. A população brasileira clama por socorro. Chega de tantos horrores!

  5. A queda do PIB não foi o dobro ou o triplo em razão do auxílio emergencial que o desGoverno BolsoNAZI pagou a contragosto. Avaliem o tombo se os R$ 200,00, por 3 meses, que Guedes e BolsoNAZI queriam.

    1. Até parece que ninguém vai pagar a conta do auxílio emergencial !! Necessário, mas alguém vai ter que pagar........

  6. Por que no titulo da noticia não menciona que a queda do PIB foi mundial. Fica a impressão de que é apenas nacional. Cheira má intenção!

    1. Somente 3 países não tiveram queda no PIB. Mas nenhum país no mundo teve uma confluência de fatores tão desastrosos como o Brasil do Bolsonaro. Deu auxílio sem um filtro, endividando o país num nível preocupante. Não comprou às vacinas necessárias, e enquanto os demais países vão deixando os estragos da pandemia para trás, nós teremos muito mais estragos pela frente. Os governadores, prefeitos e empresários devem se unir, para fazer o que o PR ñ faz. Somente com isso, enxergaremos luz no túnel.

  7. Parece que os rapazes não leram o texto todo ! Isto ocorreu devido à pandemia. O Presidente sempre defendeu que a Economia não parasse e que deveria ser cuidada tanto quanto a Saúde !!

  8. E agora Bozistas? O que vocês farão? Com sias mentiras, fake news e comportamentos genocidas, vocês conseguiram quebrar o o país, enfraquecer nossa moeda, transformar o país em um pária global, destruir os nossos ecossistemas e ainda matar mais de 250 mil pessoas. Vocês estão contentes? Orgulhosos? Compartilhem conosco os vossos nobres sentimentos.

    1. E Lourival, vocês bolsonaristas conseguiram fazer o experimento que sempre defenderam no enfrentamento da pandemia, em Manaus. Não faltou cloroquina e ivermectina. Faltou oxigênio e leitos para oa doentes, tornando o experimento um crime contra a humanidade. Chega de fake news. Chega de malandragem intelectual. Os brasileiros sensatos já não ouvem vocês. Bolsonaro só engana agora os crentes que ainda acreditam num mito, essa figura patética.

    2. Lourival, quando tivemos lockdown de fato no Brasil? Tivemos um distanciamento social e depois na prática, um distanciamento físico. Você é um estúpido, tal qual o Bolsonaro, se apega aos que remam contra a maré. De onde você tirou que a OMS, como instituição, preconiza que a aglomeração, tal qual faz o Bolsonaro, não tem consequência para o agravamento do contágio? Bozista fizeram um vídeo questionando o uso da máscara. Bolsonaro é contra o uso de máscaras. Vocês são nefastos para o Brasil.

    3. Lourival delinquente e genocida tenta defender as políticas nefastas do dono dele. Se o Bozo tivesse se portado como um ser decente, milhares de pessoas não teriam morrido e a queda na economia não seria tão alta. Se não fosse os anti-Bozistas combaterem a pandemia usando ciência, o número de mortes teria sido muito maior e a queda na economia teria sido desesperadora. Seus argumentos são tão vergonhosos e mentirosos que creio se tratar de uma ameba zurradora postando aqui.

    4. Paulo, mas são exatamente os Governadores e Prefeitos os artífices dessa lambança, eles que foram designados como GESTORES do enfrentamento à Pandemia pelo STF. Como sei que vc vai dizer que ainda assim e culpa é do Bolsonaro, vou lhe deixar algumas perguntas. Quem fechou o comércio,, inclusive soldando portas? Quem decretou lockdown, coisa que a OMS já reputa como ineficiente? Quem negou o tratamento precoce? Quem prendeu pessoas pelo " crime " de quererem trabalha? Quem trancou as pessoas?

    5. E Lourival, parte das pessoas que agem nas sombras, ficam sabendo antecipadamente, através de informação privilegiada, dos disparates do Bolsonaro. Esses estão tranquilos, ganharam sem nenhum risco 18 milhões. Espero que seja feita uma investigação séria e abrangente. Espero...mas com o Bolsonaro na presidência, vou esperar sentado, pois ele é o senhor que acabou com a Lava Jato, colocou o Aras na PGR e Kassio Nunes no STF. E pai do HOMEM DOS 6 MILHÕES.

    6. Lourival, sua análise foi somente sobre o copo meio cheio. A verdade é que o tombo foi menor, às custas do endividamento do Brasil. O que deveria ser feito comcomitantemente com às compras das vacinas. Agora enfrentamos uma tempestade perfeita: uma segunda onda pior, incapacidade do governo em oferecer maior ajuda, tanto aos trabalhadores, quanto às empresas, pelo alto nível de endividamento e sem vacinas. O 1° semestre está comprometido. Caso governadores e empresas ajam, salvaremos o 2° sem.

    7. Zezinho, seus dois neurônios estão em colapso, sua bússola moral avariada. Também, morando nos esgotos fétidos do anonimato, esperar o quê de sua triste figura? Os " analistas " companheiros previam uma queda de 9,0%, aquela turma que age nas sombras ou a serviços delas, obtendo enormes lucros. Ler as notícias sem compará-las com o histórico dos fatos é bem próprio de almas errantes, de ratos de esgoto e opiniáticos desprovidos da razão.

Mais notícias
Assine agora
TOPO