Mateus Bonomi/Crusoé

PGR vê ‘robustos indícios’ de ligação de Renan com propina da Odebrecht

20.02.20 10:18

Por meio da quebra de sigilo telefônico do lobista Milton Lyra, a Procuradoria-Geral da República encontrou “robustos indícios” do suposto pagamento de 1 milhão de reais em propina pela Odebrecht ao senador Renan Calheiros, informa O Antagonista. O parlamentar aparece nos sistemas da empreiteira sob o codinome “Justiça”, conforme as investigações. 

“Os elementos de prova apresentados pelos colaboradores da Odebrecht, os sistemas Drousys e Mywebday [sistema de propina], e os autos compartilhados com esta investigação, os quais serviram de base para a autorização das buscas e apreensões e dos afastamentos dos sigilos, somados a todos os demais elementos de prova, especialmente a relação entre Milton Lyra e o parlamentar investigado, ligam-nos fatalmente ao recebimento de vantagem indevida pelo senador Renan Calheiros”, escreveu a chefe da Lava Jato na PGR, Lindôra Araújo.

O afastamento do sigilo de Lyra, apontado como operador de Renan, foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com as apurações, entre os indícios da transação dos valores irregulares, está uma conversa do lobista com seu ex-motorista Fábio Matos, que estava em São Paulo, no bairro da Moca, e apresentou sinal em área de cobertura compatível com o endereço apontado para a entrega do dinheiro pela empresa. 

Em depoimentos, Milton Lyra e Fábio Matos negaram o recebimento de valores. O inquérito no STF apura o suposto pagamento de propina da Odebrecht para a aprovação do projeto de Resolução do Senado n° 72, que diminuiu a alíquota do ICMS de importação dos Estados, medida de interesse da empreiteira.

A PGR avalia que é imprescindível a análise detalhada desses registros telefônicos a fim de atestar a tese investigativa. A Lava Jato sustenta que ainda “há necessidade de aprofundamento da investigação sobre o caminho percorrido pela vantagem indevida intermediada por Matos e Lyra e, posteriormente, paga ao senador”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Puxa! Que coisa!!!! A PGR acaba de descobrir o que o Brasil inteirinho já sabia, menos ela. Que o CANALHA Renan Calheiros é corrupto. O que o Brasil que presta quer saber é quando esse PULHA irá pra cadeia?

    1. Por falar em Renan que por décadas dirigiu o Senado sem nenhuma dificuldade em votar tudo que o maldito queria faço aqui um pedido a Crusoé diante da minha ignorância total sobre o Senado, para apurar para nosso conhecimento com é possível a mesa do Senado votar uma alteração na lei que elevou para a idade de 33 anos, antes era 24 anos o direito a todos os filhos de funcionários públicos e também os de todos os parlamentares serem dependentes de seus pais até esta idade 33 anos.

  2. A lava jato tem muito trabalho a ser feito, mas tenho fé de ver esse malfeitor não cadeia por longo tempo. Fez muito mal ao país. Idem pro seu compatriota Collor de Mello.

    1. Caro Leandro, a Lava-Jato continua viva mas cortaram-lhe as pernas. Não vai mais a lugar nenhum.

  3. Isso não vai dar em nada. A PGR parece inepta em acusar corretamente esses bandidos. Eles acabam escapando pelas brechas deixadas pela acusação.

  4. Até os urubus do condomínio do Bolsonaro sabiam destas evidências robustas contra o Renan. Pena que a PGR esteja tão atrasada nas suas investigações.

Mais notícias
Assine agora
TOPO