Reprodução

As farpas entre o capitalista Bloomberg e o socialista Sanders

20.02.20 09:57

O bilionário Michael Bloomberg e o “socialista democrático” Bernie Sanders (foto) discutiram sobre o capitalismo no debate desta quarta-feira, 19, em Las Vegas. Os dois estão na disputa para decidir quem será o candidato do Partido Democrata a enfrentar Donald Trump nas eleições de novembro.

Sanders, que defende impostos mais altos para os bilionários, falou sobre a fortuna de Bloomberg, avaliada em 62 bilhões de dólares. “Senhor Bloomberg, não foi você quem ganhou todo esse dinheiro. Talvez os seus trabalhadores também tenham desempenhado algum papel nisso. E é importante que esses trabalhadores também possam compartilhar os benefícios. Temos muitas pessoas que vão trabalhar todos os dias e não se sentem bem com seus empregos. Eles se sentem como engrenagens em uma máquina. Quero que os trabalhadores também possam participar de conselhos corporativos, para que possam ter alguma opinião sobre o que acontece com suas vidas”, disse Sanders.

Bloomberg reagiu atacando o comunismo. “Não consigo pensar em uma maneira mais fácil de deixar Donald Trump ser reeleito do que ouvir essa conversa”, disse Bloomberg. “Isso é ridículo. Não vamos jogar fora o capitalismo. Tentamos isso, outros países tentaram. É o que se denominou comunismo. E simplesmente não funcionou.”

Sanders então recusou o rótulo de comunista: “Vamos falar sobre socialismo democrático, não comunismo, senhor Bloomberg. Esse foi um ataque barato”.

Bloomberg também cutucou Sanders, que tem um patrimônio estimado em 2,5 milhões de dólares. “Que país maravilhoso nós temos. O socialista mais conhecido do país é um milionário com três casas. Esqueci alguma coisa?”, disse Bloomberg.

Sanders respondeu enumerando as casas que possui: “Eu trabalho em Washington, casa um. Moro em Burlington, casa dois. Como milhares de outros moradores de Vermont, eu tenho uma casa de verão”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Socialismo democrático ou social democracia governou as principais economias europeias no final do século passado, com ótimos resultados. E ainda tem gente afirmando que socialismo democrático é impossível, inclusive o jornalista, ao colocar o termo entre aspas. Se Sanders está errado, então que acabem com o SUS, o ensino e segurança pública. Que tal a polícia trabalhar apenas para quem trabalha e paga imposto. Deixa os pobres se matarem. Ô povinho!

    1. Portugal quebrou com os socialistas. Quem reconstruiu a economia foi a direita. Aí vieram os comunas e gastaram tudo sem limites, como só sabem fazer. Espanha, o 2º elo mais fraco da União Européia, já quase foi corrido do clube. França está sucumbindo ante a invasão desenfreada dos cabeças de toalha, que seguem mamando nas tetas francesas.Suécia pouco tempo atrás declarou publicamente: "somos um país capitalista". O único lugar em que existe algo factível é Alemanha. Mas graças só aos alemães.

    2. Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suécia, Dinamarca... Todos foram ou são governados por Sociais-Democratas. Será que se encaixam na sua descrição de socialismo?

    3. O Estado manter a Polícia, as FFAA, os serviços de emergência em saúde, administrar a Justiça, em nada significa seja um Estado socialista. Há funções que pela sua importância na sociedade, devem permanecer sob a tutela estatal. O que é plasmado é que o socialismo praticado/almejado atualmente, especialmente (mas não só) na América Latina, é a reafirmação de Marx, de que o socialismo é só um caminho para o comunismo pleno. A história mostra as reais intenções de só poder dos "revolucionários"

    1. Perfeito Arthur. O socialismo rompe com a liberdade em sua raiz ao tempo em que defende a ideia falaciosa da “igualdade de classes” como recompensa.

  2. Viva a democracia! É assim que a população aprende quem é quem para decidir o voto. No Brasil, teve gente que ganhou eleição fugindo de debate e escondendo o plano de governo. Deu no que deu! Por isso somos um país retrógrado!

    1. Se não há crítica, não há democracia. E ninguém levou facada por mim. Não sou idiota a ponto de endeusar quem quer que seja. Se acertar, vou reconhecer. Se errar, vou pontuar o erro. Ninguém me representa por ser um mito.

    2. "Não critiques nem perguntes por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti!" - Prefácio da imortal obra "Por Quem os Sinos Dobram", de Ernest Hemingway. Patria Amada Brasil.

    3. Ele não "fugiu do debate" retardado. Levou uma facada quase mortal no início da campanha. E por menos que esse seu cérebro contaminado e desmilinguido possa processar, levou a facada por VOCÊ também. E pelo Max abaixo, seus levianos. Petezada só matando...

    4. Comentário muito oportuno. Analisando os cenários atuais entre os USA e o BR, chega a ser pedagógico. Valeu Jose.

  3. "Socialista Democrata " hahaha!!! não desistem de inventar classificações para a Massacrante Ideologia Esquerdista!Não sabem o q fazer nem dizer p tentar convencer os mais desentendidos, pq quem tem algum discernimento identifica o socialismo,comunismo,esquerda como uma Ideologia contra o Povo e não a favor, o Estado é de poucos, explorado e q sustenta poderosos,mafiosos e bandidos, deixa a população na miséria, na escória, na ignorância,na maior perversão possível! Vcs não nos enganam mais!

    1. Bernie querendo ser Lula. Bernie pelo menos assumiu que tem vários triplex hahahaha

Mais notícias
Assine agora
TOPO