Fellipe Sampaio/SCO/STF

PF diz a Fachin que atendeu condições legais ao indiciar Renan Calheiros

16.08.21 19:37

A Polícia Federal declarou ao ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira, 16, que atendeu todas “as condições legais, regimentais e jurisprudenciais” ao indiciar o senador Renan Calheiros, em julho, no âmbito de um inquérito que apurou o suposto pagamento de 1 milhão de reais em propina pela Odebrecht ao parlamentar, em 2012.

O delegado Vinicius Venturini manifestou-se após a defesa do emedebista pedir a investigação dele pela prática do crime de abuso de autoridade. Os advogados sustentaram existir entendimento pacificado no Supremo sobre a impossibilidade de a PF indiciar deputados federais e senadores.

Enquanto a defesa agia na corte, Renan Calheiros foi às redes sociais afirmar ser vítima de perseguição política por ocupar o cargo de relator da CPI da Covid e adotar postura crítica ao presidente Jair Bolsonaro.

Em resposta, Venturini citou a investigação que mirou o ex-presidente Michel Temer pelo suposto favorecimento de empresas concessionárias por meio do Decreto dos Portos. O delegado alegou que, neste processo, em 2018, decisão do ministro Luís Roberto Barroso esclareceu que a PF pode sim realizar o indiciamento, desde que o inquérito tenha sido autorizado e acompanhado por um ministro do Supremo.

Venturini lembrou que, no caso de Renan Calheiros, o inquérito foi aberto por decisão de Fachin, a pedido da Procuradoria-Geral da República. Ele acrescentou que todas as diligências foram autorizadas pelo ministro e “acompanhadas diretamente” pelo órgão comandado por Augusto Aras.

Ressalta-se que, no caso concreto, conforme exposto no Relatório Conclusivo de Polícia Judiciária, verificou-se a existência de elementos probatórios concretos de autoria e materialidade para se atestar a presença de indícios suficientes de que o parlamentar, no exercício das funções de senador, cometeu, os delitos de corrupção passiva e lavagem de dinheiro“, completou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O cara está enrolado com a justiça mas posa de bom moço em pleno Congresso Nacional numa investigação contra o Presidente, o maior mandatário do país. Esse enredo não poderia acontecer em nenhum outro lugar do planeta porque soa inverossímil demais. Mas não aqui!

  2. Crime cometido em 2012 e ainda em fase de inquérito, onde o réu se diz perseguido, mas é Relator de uma CPI instalada, justamente, para apurar corrupção e onde ele "canta de galo". Só mesmo neste lindo país.

  3. Só o bozo consegue dignificar, lavar reputações, de malfeitores. Hoje o país torce pra renan o indiciar pelos seus crimes. E poderia ser preso depois. Que país!?

  4. Renan Calheiros, Ciro Nogueira, Arthur Lira, Flávio Bolsonaro, Fernando Bezerra, Ricardo Barros, e mais uns 400 do Congresso estão tranquilos com relação à - dita - justiça brasileira. Com esses o STF não mexe, nem mexerá jamais. Até as pedras sabem disso, mas a PF parece não saber.

  5. O STF não fará nada contra Renan. Nada. Não importa o q ele tenha ou não feito. Acusação de corrupção então, claramente um “não-crime” para o STF, a chance é ZERO. Não é próxima de zero, é zero mesmo. Eu, vc, Renan, a PF e as pedras atiradas pelos talibãs sabemos disto.

  6. Temos ums 500 renas canalheiros na política brasileira, na verdade temos que investigar, processar, recuperar o dinheiro desviado e prender essa cambada de picareta. Para isso 2022 vamos de Deltan Dallagnol na PGR🇧🇷. Vamos 🕵🏽‍♂️💰🕵🏼‍♂️💵🕵️‍♂️💳👮🏼🚓👮🏾🚔. #bandidobomenacadeia

    1. Kkkkk. Dois Bozistas zurrando juntos: Vera Verão e Joãozinho Necrófilo. São tão desafinados. Zurrem bozogenocidas, zurrem!

  7. Qual a novidade? Todo mundo sabe que o Renan é corrupto. Entretanto, se ele colocar o Bozogenocida na cadeia, sou a favor do perdão a criatura por ter livrado o país de uma desgraça!

    1. Não Silvana. Seria equivalente a uma deleção premiada.

    2. Porque perdão? Seria uma espécie de corrupto do bem? Cada um pagando pelo que fez, seja centrão, bozopetista ou o que for!

    3. só neste país mesmo, que um integrante da CPI com quase 10 processos nas costas, julga outros. A CPI tem q existir mesmo, sou favorável, mas com gente ' limpa'....

    4. Gostaria de dizer que a minha assinatura só termina em final de setembro. Resolvi continuar com o com combo (Crusoé e o Antagonista), mas gostaria de saber antes o quanto vai ficar. Não tenho conseguido falar com vocês pelo telefone. Espero que leiam o meu comentário.

    5. Sai para lá bozogenocida delinquente. Volta para o esgoto, criatura decrépita!

Mais notícias
Assine agora
TOPO