Divulgação

PF aponta diretor do DNIT nomeado por Bolsonaro e Tarcísio como destinatário de propina

24.08.21 21:35

Um diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas é apontado pela Polícia Federal como destinatário de propina para favorecer uma empresa na negociação de um terreno da União.

Marcelo Almeida Pinheiro Chagas ocupava até esta terça-feira, 24, o cargo de diretor da área de Infraestrutura Ferroviária do DNIT. Ele foi exonerado por determinação da Justiça Federal. Chagas é funcionário de carreira do órgão. Ele chegou ao cargo de coordenador-geral de Infraestrutura Ferroviária ainda nos governos do PT e, já sob Bolsonaro, foi promovido a diretor no início de 2019. O ato de nomeação foi assinado por Tarcísio de Freitas, titular do Ministério da Infraestrutura, e pelo próprio presidente da República.

Chagas foi um dos alvos da Operação Daia, deflagrada nesta terça pela Polícia Federal para aprofundar as investigações referentes à atuação de lobistas que favoreciam a tal empresa dentro do DNIT. Os policiais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em Goiás, Tocantins, São Paulo e no Distrito Federal. A Justiça também determinou o bloqueio de valores nas contas dos investigados.

A apuração envolve ainda um funcionário da Secretaria de Patrimônio da União, a SPU, que também teria atuado para facilitar a venda do terreno público para a empresa.

Para abrirem caminho para o negócio, segundo a PF, os funcionários do governo receberiam uma parte de uma “comissão” de 550 mil reais, equivalente a 5% do valor da negociação do terreno com a União. O negócio seria fechado com a União por 11 milhões de reais, bem abaixo do valor de mercado — os policiais sustentam que a área valia quatro vezes mais.

Mensagens interceptadas pela PF indicam que o agora ex-diretor do DNIT receberia 253 mil reais em troca da concretização do negócio. A transação foi travada a partir do surgimento das suspeitas de irregularidades.

Procurado, Marcelo Chagas não foi localizado até a publicação deste texto. Em nota, o DNIT diz que colabora com as investigações. Crusoé também tentou ouvir o ministro Tarcísio de Freitas sobre as suspeitas que pesam sobre Chagas, nomeado por ele, mas até o momento não obteve resposta.

Uma firma de consultoria de propriedade do irmão de um dos funcionários investigados também teria recebido pagamentos da empresa interessada na aquisição da área. “Os lobistas utilizaram-se do pagamento de propina para arregimentar servidores públicos do DNIT, que passaram a cuidar dos interesses da empresa junto à autarquia”, diz a Polícia Federal. A Operação Daia investiga os crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e associação criminosa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A situaçao atual é igual um navio sem timoneiro, em uma noite escura e sombria, com raios, trovões e ondas gigantescas. Só escuridão tenebrosa.

  2. Não dá em nada, PF, meu orgulho. Brasil não tem pena, não tem justiça, não tem PGR, não tem congresso e não tem Presidência. É o país da zorra total. No máximo uma condenacaozinha numa primeira instância, cheia de benefícios, réu primário, bons antecedentes, endereço fixo, prisão domiciliar até chegar no STF. A única coisa que não pode é cometer crime, se for pobre ou de cor.

  3. E apregoa-se aos quatro ventos, que “neste governo” não tem corrupção. Temos que continuar o combate à corrupção retornando a Lava Jato, começando com a PGR, executivos, legislativos, judiciário, funcionários públicos, e militares em geral.

    1. A culpa não é desse governo. É de todos. É do sistema, dos políticos que fazem as leis, do STF e demais instâncias do judiciário, dos presidentes, partidos, governadores, prefeitos, padres, pastores. Do código penal, de processo penal, das instâncias de recursos, dos Gilmares Mendes. Cazuza disse: Brasil, mostra a sua cara… Na verdade o país está mostrando a bunda, sujíssima a muitas décadas. Nosso país fede. A corrupção e impunidade impera!

    1. Não há corrupção no meu governo! A mentira como método.

  4. Faltou a matéria dizer em que tempo houve o suposto crime. Foi já neste governo? Quando? Parece que sim, mas o redator não deixa claro. Como assim, Crusoé?!

    1. No primeiro parágrafo o texto já diz, que foi no DESgoverno do Bozo.

  5. A gente tem a impressão de que o PAÍS vai esfarelar de repente, tamanha a infiltração da marginalidade, a degradação dos sistemas e das condutas de todo tipo de agente público!!!!! Parabéns policiais federais que, independentemente das vergonhosas interferências dos "chefes "amestrados"", cumprem o seu dever e realizam um trabalho de gente grande!!!!

    1. Vamos firmes e determinados, *****DR. SÉRGIO FERNANDO MORO*****, em 2022 desinfestar, desinfeccionar, sanear o BRASIL e livrar o POVO BRASILEIRO desses pestíferos malditos, desses  predadores repugnantes, dessa trajetória imoral, ultrajante, indígna, humilhante e destrutiva, que nos empurra abismo abaixo!!!!!

    2. Vamos firmes e determinados, *****DR. SÉRGIO FERNANDO MORO*****, em 2022 desinfestar, desinfeccionar, sanear o BRASIL e livrar o POVO BRASILEIRO desses pestíferos malditos, desses  predadores repugnantes, dessa trajetória imoral, ultrajante, indígna, humilhante e destrutiva, que nos empurra abismo abaixo!!!!!

    3. Vamos firmes e determinados, *****DR. SÉRGIO FERNANDO MORO*****, em 2022 desinfestar, desinfeccionar, sanear o BRASIL e livrar o POVO BRASILEIRO desses pestíferos malditos, desses  predadores repugnantes, dessa trajetória imoral, ultrajante, indígna, humilhante e destrutiva, que nos empurra abismo abaixo!!!!!

  6. Conseguem pegar aqueles que foram indicados e nomeados para o cargo, mas os políticos Bandidos, nunca pegam e quando ocorre ( como aconteceu na época da lava jato) o STF solta. Sai um lixo, entra outro pior. E os caciques da política suja, voltam todo ano ao poder. É desanimador.

  7. O cara que nomeia um crápula que esteve no maior desvio de dinheiro da era pt quer o que? Uma vez ladrao sempre ladrao do erário público!

  8. Depois de tentar exterminar os órgãos de controle, o sociopata bateu no peito e disse "no meu governo não tem corrupção/". assim fica fácil de não aparecer a corrupção/. A sorte é que parte das instituições de controle não foram totalmente cooptados pelo sociopata ladrão/.

  9. No meu governo não tem corrupção!!! Amanhã vou demitir Diretor Geral da PF , não abro mão da minha Autoridade !!! Ass: BOZOBOSTA !! Kkkkkkk

  10. Aqueles que roubavam no governo do PT continuam roubando no governo do Bolsonaro, agora com o fim da lava jato ficou mais fácil

    1. Nyco Penyco tentando encobrir o acordão entre STF, Bozo e PT. Como é burro este muar. Nyco Penyco, o mais medíocre entre todos os muares bozogenocidas.

    2. Quais obras? Aquelas de 1.99 que ligam nada a lugar algum? Para de zurrar Plinio. Fica feio!

    3. Vamos falar das grandes obras tocadas por Tarcísio? Ah, não, o intuito é só criticar e não reconhecer nada.

    4. Quem acabou com a lava-jato foi o STF, sua MULA, para inocentar o maior ladrão da história da humanidade, o ex-detento alcoólatra nine finger, hoje livrinho da silva, ficha limpinha e elegível.

    5. Sou PTista por ideologia, mas devemos compreender que justiça, ordem e progresso não devem ser permeados por cores de bandeiras. Reconheçamos, o Brasil nunca tinha tido um Ministro tão capaz quanto o atual da Infraestrutura, a mídia divertiu sobre essa investigação, o nome de Tarcísio não apareceu no relatório da PF, isso é fato.

    6. E Bolsonaro diz que acabou coma lava-jato porque no seu governo não tem corrupção. Cara de pau

Mais notícias
Assine agora
TOPO