Divulgação

Petrobras quer provas da Lava Jato na disputa com BTG e André Esteves

15.09.19 18:05

A Petrobras pediu ao juiz Luiz Antônio Bonat acesso a dados da 65ª fase da operação Lava Jato, batizada de Pentiti, para uso em uma disputa comercial com o banco BTG Pactual. Deflagrada no dia 23 de agosto, a ação da Polícia Federal fez buscas na sede do banco e na residência do banqueiro André Esteves.

A investigação mira crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Uma das linhas de investigação é que o BTG tenha sido favorecido, mediante pagamento de propina, na compra de ativos da Petrobras na África.

O Ministério Público Federal se manifestou favoravelmente ao compartilhamento das informações, mas o juiz ainda não apreciou o pedido do advogado Renê Dotti, que representa a estatal nos processos da Lava Jato. 

De acordo com o requerimento, o material será usado na defesa da companhia em arbitragem proposta pelo BTG Pactual, que tramita “sob o manto da confidencialidade perante o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá”. 

A arbitragem tem relação com a Sete Brasil, empresa criada pela Petrobras para explorar a construção de sondas para o pré-sal. Após a Lava Jato, a empresa passou por problemas financeiros e foi acionada por seus sócios, entre eles o BTG, para ressarcir os prejuízos.

Em delação premiada, o ex-ministro Antônio Palocci disse que Esteves pagou 15 milhões de reais para garantir privilégios nos negócios envolvendo as sondas. O depoimento foi anexado aos autos da Pentiti.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sociedade entre BTG Pactual e Petrobras = POG na Holanda no clímax do Petrolão, vendida pela Petrobras em out18. NÃO SE FALA NADA.

  2. BTG está muito associado ao PT. As visão não era ideológica e sim capitalista (lucro). André Esteves era o banqueiro preferido do Lula.

  3. E tem gente que ainda fecha os olhos. A maior ORCRIM do mundo colocou na administração da estatal bandidos que se serviram a vontade, fizeram acordos com empresas, bancos com um único propósito de desviar dinheiro da estatal e institucionalizar a corrupção em nosso país. Este é o legado do governo do PT, que nenhum brasileiro jamais esqueça.

  4. Só pensando alto: Tófolli e Gilmar (e outros ratos togados) estão unidos para neutralizar a lava-jato e salvar o PT, e ainda soltar seu chefe, o molusco. Tófolli e Gilmar (junto com Maia e Alcolumbre) agora são amigos de JB que está escanteando Moro e tentando salvar o filho Flavuxo (e talvez a si mesmo, pois o caruço deste angu parece ser maior que um simples rachid). Logo, a tropa togada do PT entrará em campo para impedir a investigação deste "super capitalista" e banqueiro PeTista.

    1. Jose. Vc parece que ainda faz a distinção entre a "nata (podre)" do PT e PSDB. Os "intelectuais" que fundaram o PT junto com o molusco e demais sindicalistas vieram do mesmo grotão esquerdista. Só houve uma manobra estratégia. E FHC, com a esquerdalha do PSDB preparou a ascensão da esquerdalha do PT, com o molusco à frente. A. Esteves, surfou na crista da onda de uma esquerdalha e outra. E se houver possibilidade, surfa na crista da onda do bolsonarismo. Oportunismo não tem limites.

    2. Com certeza. pensar - alto ou baixo - confunde a Animália bozista. Qualquer ruido de pensamento desnortea a récua.

    3. Cati — Ele não é petista. Na verdade, ele sempre apoiou o PSDB. Entretanto, ele foi intimado pelo PT para fazer parte das campeãs nacionais, a política vigente na época. A empresa dele já era rica antes de se meter com os lularapios. Não há evidência de que a empresa dele melhorou depois da aliança. Ao contrário, as empresas perderam valor de mercado e o Esteves perdeu bilhões, além de ser preso. No lição para empresários é simples: não se metam com políticos brasileiros!

    1. O BTG é o único banco que salva os governos ruins. Na época do Lula, a Caixa fez besteira de salvar o banco do Silvio Santos, hoje puxa-saco do Messias. Entretanto, a roubalheira do banco do SS pela própria família continuou e o banco entrou em colapso, ameaçando levar a Caixa junto. Como consequência, governo Lula teve que dar o que podia e não podia para o BTG comprar a porcaria do banco falido e livrar a Caixa e o governo de um vexame. Foi o que aconteceu. A história se repete.

  5. Ou entra uma nova Carta Magna ou sai o STF. Cansamos. Dia 25.09 às 14horas na praça dos Três poderes, fomos convocados pela ala ética e patriótica do congresso Nacional, agora com as assinaturas necessárias para que Alcolumbre paute a instalação imediata da LAVATOGA. Só as RUAS mostram ao mundo a verdadeira via crucis desde 2013. É agora ou nunca o desaparelhamento do STF e o FIM do Foro privilegiado.

    1. Uns investiga e prende mas os deuses do stf : investigavel solta

    1. Adorei essa sua auto definição! 😂😂😂😂😂😂😂

    2. Ratazanas você quer dizer. Por isso se salvam sempre. Elas têm acordo com os Gatões do Poder, para dividirem os camundongos entre si. Nós...

  6. Me esclareçam algo aqui, pode ser que eu esteja enganado: Esse banco BTG Pactual tem algo a ver com o Paulo Guedes ou ele era apenas sócio da Pactual? Eu não conheço bem essa história, muitas das vezes essas instituições mudam de sócios e são incorporadas a outras instituições, etc...

    1. Foi um dos fundadores do Pactual em 1983. Deixou o banco faz tempo e montou uma gestora de investimentos. Pérsio Arida também fazia parte do banco, mas se afastou recentemente, quando do primeiro escândalo envolvendo o banco. Não sei se continua acionista. O "bad boy" ali parece ser o Esteves. Esse banco é considerado o banco do Lula. COAF nele (duvido muito...).

Mais notícias
Assine agora
TOPO