PDT pede ao STF que Bolsonaro explique 'inconsistências' de discurso na ONU
O PDT pediu nesta quarta-feira, 23, que o Supremo Tribunal Federal determine que o presidente Jair Bolsonaro (foto) preste esclarecimentos sobre seu discurso na 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU. O processo corre sob a relatoria do ministro Dias Toffoli. No pronunciamento de terça-feira, 22, o presidente tentou naturalizar os incêndios...
O PDT pediu nesta quarta-feira, 23, que o Supremo Tribunal Federal determine que o presidente Jair Bolsonaro (foto) preste esclarecimentos sobre seu discurso na 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU. O processo corre sob a relatoria do ministro Dias Toffoli.
No pronunciamento de terça-feira, 22, o presidente tentou naturalizar os incêndios na Amazônia e no Pantanal e insinuou que parte da culpa pelo fogo seria de índios e caboclos.
"Nossa floresta [Amazônica] é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior. Os incêndios acontecem praticamente nos mesmos lugares, no entorno leste da floresta, onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência, em áreas já desmatadas", disse.
Mais adiante, Bolsonaro comparou as queimadas no Pantanal com as da Califórnia. "O nosso Pantanal, com área maior que muitos países europeus, assim como a Califórnia, sofre dos mesmos problemas. As grandes queimadas são consequências inevitáveis da alta temperatura local, somada ao acúmulo de massa orgânica em decomposição."
Ao acionar o STF, o PDT diz ter identificado "inconsistências" no discurso do chefe do Planalto. A legenda quer saber, por exemplo, qual fonte de informação permitiu a Bolsonaro inferir que caboclos e indígenas estariam realizando queimadas na floresta amazônica para sua subsistência. Além disso, questiona a quais estudos o presidente recorreu para afirmar que os incêndios do Pantanal foram provocados por fatores naturais, como o clima.
Na lista de indagações, o partido ainda pergunta se o governo abriu investigações para esclarecer os fatos "e punir indígenas e caboclos que
estejam realizando queimadas", já que está certo de que são eles os responsáveis pelo fogo.
Na avaliação do PDT, as declarações de Bolsonaro "apresentam um teor gravíssimo e inconsequente, pois, além eximir o governo federal de culpa, visto
que a responsabilidade pela fiscalização é deste, incita a proliferação de xenofobia contra a população indígena e cabocla, que foi injustamente culpada pelo ocorrido".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Antonio
2020-09-24 12:59:32Desde quando Presidente tem que justificar o que fala? Nem a Dilma precisava
Antonio
2020-09-24 12:55:18Pelo jeito muita gente tem saudade dos discursos da Dilma repi bordei
ZURIEL
2020-09-24 07:20:15Kkkkkkkkk!!! KKKKKKKKKKKKK!!! QUAQUAQUAQUA! Estes esquerdopatas comunistas não se emendam....
José
2020-09-23 22:41:04Saco do pt🤮🤮🤮🤮🤮🤮
Odete6
2020-09-23 21:27:09Vai a ONU pra chamar indígenas e caboclos de incendiários!!!! Ah, faça-me o favor.... broncossauro, como o zumbiluladrão, acha que a população do planeta foi criada à sua imagem e semelhança!!!!
Scully
2020-09-23 20:17:31Se ele está brigado ou não com Olavo de Carvalho eu não sei, mas que o discurso dele foi a cara do Olavo de Carvalho isso foi... Autoritário, delirante, narcisista, prolixo e sem fundamentos lógicos...
Alberto, o de sempre
2020-09-23 18:53:44Hahaha, o Partido Dos Tacanhos quer que o Presidente desenhe. Bando de imbecis que não tem mais o que fazer. Mais claro do que ele foi? A fonte de informações certamente não deve ser a mesma que diz que os incêndios foram colocados por gente do Presidente. Adivinhem com qual quem tem neurônios saudáveis irá ficar? Como o relator é o Amigo do amigo do meu pai" isso vai ficar assim: se rejeitar os debilóides vão dizer que foi pra proteger o Flávio Bolsonaro.
EDER
2020-09-23 18:14:27O discurso foi ridículo, mas qual a base jurídico-legal para essa interpelação? É uma medida mais tosca ainda.
Claudio
2020-09-23 18:10:50Venho observando que o PDT, PSOL, PCdoB, PSD e demais partidos comunistas têm se utilizado, diariamente, de nossa Suprema Corte, indevidamente, para postular os medidas, aliás normalmente, e, sempre lá acolhidos, os maiores absurdos, pois segundo a tradição mundial se destina ela a interpretar as normas Constitucionais. Agora, para, absurdamente, postular que o Presidente da Republica explique um pronunciamento político feito na ONU. Vou colocar minha inscrição na OAB-ES no lixo.
Charles
2020-09-23 17:54:03Vão procurar o que fazer, bando de desocupados...