Alan Santos/PR

Pazuello diz que inicia distribuição da Coronavac na segunda-feira e critica Doria por ‘jogada de marketing’

17.01.21 16:09

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), informou que a pasta iniciará a distribuição de 6 milhões de doses da Coronavac aos 26 estados e ao Distrito Federal às 7 horas desta segunda-feira, 18. O anúncio ocorreu minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, autorizar o uso emergencial e temporário da vacina.

O general fez duras críticas ao governador de São Paulo, João Doria, pela aplicação da primeira dose do imunizante, realizada na capital paulista nesta tarde, antes mesmo do envio do estoque de doses de forma proporcional às unidades federativas.

Pazuello lembrou que uma medida provisória fixou o ministério como responsável pela coordenação do Plano nacional de Operacionalização para a Vacinação contra a Covid-19. Sem citar o nome do tucano, falou que a inoculação simbólica representa uma “jogada de marketing” e descumpriu uma “pactuação” feita com govenadores, segundo a qual a imunização ocorreria de forma simultânea no país.

Esse plano foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal, lançado de maneira solene no Planalto e pactuado com os estados e o Distrito Federal. Quebrar essa pactuação é desprezar a igualdade entre os estados e os brasileiros, construída ao longo de nossa história com o Plano Nacional de Imunização, PNI. É desprezar lealdade federativa“, disparou.

Irritado, o ministro pediu que os governadores “não permitam movimentos político-eleitoreiros se aproveitando da vacinação“. “Nosso único objetivo neste momento tem de ser o de salvar mais vidas e, não, o de fazer propaganda própria“, afirmou, acrescentando que a iniciativa de Doria está em “desacordo com a lei“.

Pazuello falou ainda sobre a importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia. A data de apanha das doses foi adiada três vezes. O uso emergencial e temporário deste estoque também foi avalizado pela Anvisa.

Em uma conversa a nível diplomático, ficou claro que a Índia iria começar a sua vacinação no dia 16 e que seria interessante que a saída das doses de lá ocorresse um dia ou dois após este início. Hoje é um dia após o início. É muito provável que a gente consiga coordenar essa entrega para o início desta semana”, alegou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Só quero saber se público vacinado vai tomar a segunda dose da vacina a tempo e se não vai tomar a primeira dose de uma e a segunda dose de outra. Tá tudo planejado né? Sistemas de controle foram criados nesses dez meses para isso né? Ou ficaram discutindo sexo dos anjos e priorizando a política da esquerdista x direitalha? Pelo visto a corrupção continua em todos os níveis.

  2. É MESMO, SERVIL, VEXAMINOSO E TONTO PAZUÊLE ???? E PORQUE NÃO CRITICA ANTES O PERVERSO, FRIO, IGNORANTE, NÉSCIO, CRUEL E ACÉFALO "A COISA" "ZÉ-MANÉ-GRIPINHA-MARICAS-BRONCOSSAURO-BOÇALNATO????"

  3. Felipe, vou lhe deixar aqui um vídeo pra sua coleção! Coletiva de Pazuello dizendo que foi o governo federal quem investiu nas pesquisas da CoronaVac desde o início e que é fake news dizer o governo era contra essa vacina! Esse vai ficar pra história também, na concorrência pra ver quem é mais sem-vergonha: ele ou o chefe... Taí o vídeo: https://youtu.be/MokwRXmYIbw

    1. Ke figura Patéticas esse milico! Envergonha o pais e as FA!

  4. o generaleco LEAO MARINHO RASTEJANTE *o DILMO- O ministro SEBOZZO STRONZO GONORELLO. os adesivos do aviao não eram marketing???

  5. PAZUELLO VOCE E O BOLSONARO PERDERAM. A CIENCIA VENCEU! O DORIA FEZ UMA GRANDE JOGADA DE MARKETING COM O DIA V DELE. O TEU DIA D DEU RUIM. VOCE DEMONSTROU, TODOS ESSES MESES, NO CARGO DE MINISTRO UMA GRANDE INCOMPETENCIA E DESPREPARO PARA A DIFICIL FUNCAO DE MINISTRO DA SAUDE NO MEIO DE UMA TERRIVEL PANDEMIA. PERCA COM DIGNIDADE. VOLTE PRO QUARTEL. NO MINISTERIO DA SAUDE A SUA NOTA FOI ZERO! DEIXE ESTE TRABALHO PROS PROFISSIONAIS. TENHA DIGNIDADE E RECONHECA A DERROTA. VOLTE PRA TROPA!

  6. Quem tem competência que se estabeleça . General puxa saco e zero em logística. Ministério da morte e do kit fake da cloroquina! Inveja tb mata! Vergonha desse desgoverno que deixou o país nesse caos na saúde pública!

  7. Que patética está entrevista do Pazuelo ! Ter que engolir a coronavac como a única vacina existente no Brasil , depois daquela sequência de cancelamento de contrato , esporro e humilhação provocada por Bolsonaro . Ele é muito fraco !! E nos estamos na mão desta dupla de idiotas Bolsonaro /Pazuello !!

  8. Merecemos um governo melhor...que falta de planejamento...que falta de solidariedade...que falta de respeito humano...Mas Deus e justo....tudo na sua hora!!! Vamos lutar pelo melhor...erramos neste voto...mas não vamos desistir nunca...

  9. E o convite que o Ministério da Saúde fez a Governadores e Jornalistas para o Ato Simbólico de Recebimento das Vacinas em 18/1/2021 as 7 horas ? É Marketing?

  10. Esse general não tem esposa e filhos para lhe dizerem para parara de ser um capacho, de ser ridículo? Se tem e não lhe dizem, são piores que ele.

    1. ESSE general pazuello É UM LACAIO E CAUDATARIO DE bolsonaro!

  11. Se Doria está fazendo jogada de marketing e pretende faturar com os louros da vacinação ele tem todo o direito!! Foi o único a insistir na aquisição da vacina e a acreditar na eficácia dela para erradicar o Coronavírus do país. Não sou moradora de SP, posso defendê-lo porque sou isenta.

    1. Traidor? Quem traiu as promessas de campanha foi o Bolsossauro! O Dória pode ser o que for, mas nós vamos nos vacinar agora graças a ele! Antes disso, o presidente fazia era campanha anti-vacina e pró-cloroquina, isso sim! Ainda falta ele liberar as clínicas privadas a comercializar vacinas também, pois isso vai desafogar o SUS pra poder atender os necessitados e vai aumentar a abrangência de vacinados em geral! Todo mundo sai ganhando! Afinal, o SUS não tem doses para todos!

    2. Só temos vacina hoje por causa do Butantã, isso é traição?

    3. outra vez Alexandre? só tem essa frase? compra um dicionário.

  12. Vergonhoso temos um presidente negacionista e incompetente, e um ministro general que não sabe sequer arrumar sua gaveta além de ser mentiroso igual seu chefe

  13. Se tivesse vergonha na cara já estaria de volta ao exército distribuindo ração para os soldados, na saúde é uma vergonha total!

  14. Faz me rir, general especialista em logística, nem resolveu o problema todo do Amazonas e está cantando de galo? Seu capitão cloroquina é que está acuado com tamanha irresponsabilidade e despreparado para o cargo, está que nem barata tonta.

  15. O avião adesivado da Azul não é marketing assim como a distribuição simbólica amanhã cedo em Guarulhos, sendo que os aviões da FAB já poderiam voar hoje à noite para os outros estados! Ora, vá catar coquinhos, Sargento Tainha!!

  16. É por falar de marketing, vocês sabem que o governo federal quer pagar uma fortuna para a TV Brasil exibir uma novela de baixa qualidade da Record?

    1. Sim, é um completo absurdo! Se, ao menos, fosse um programa educativo, como os documentários da National Geographic ou do Animal Planet, etc., mas novela??? É o fundo do poço! E com nosso dinheiro...

  17. Pazuello pagou um mico sem tamanho adesivando um avião da Azul para buscar as vacinas da Índia em que eles esqueceram de avisar os indianos e agora vem falar que não quer marketing? É isso mesmo?

  18. Vejam só: a India tem mais de 1 bilhão de habitantes e está começando agora a vacinação do povo. Vocês acham que ia exportar vacina para o Brasil? Aqui, pintaram até o avião com propaganda e depois a aeronave foi para Manaus com 32 cilindros de oxigênio. Politicagem de lado, acho que Dória fez muito bem em iniciar a vacinação de São Paulo.

  19. Uma vergonha para o Brasil, este ministro da saude Pazuello. Em vez de ficar contente e estimular outros governadores a fazerem o mesmo, reclama do senso de urgência do Doria. Se fosse funcionário de uma empresa privada, seria demitido no ato, por falta de conduta ética. Ele é um ministro não da saúde, mas da morte.

  20. Ministro, sem nenhuma personalidade, ou seja, segue orientação do Bolsonaro. Assim quando se manifesta, passa a ser procurador do presidente( presidente com o minúsculo, pois não merece ser presidente com P maiúsculo )

    1. Caro Antônio - A fala do general medíocre foi apenas mais um ato do governo necrófilo que tem como missão principal destruir a pátria amada!

  21. Menosprezaram e tentaram de todas as formas atrapalhar o Butantan e agora depois de tudo pronto queria o quê, os louros pra ele e pro presidente dele?

    1. Gadinho Joãozinho, não cola mais atacar os outros os chamando de esquerda e comunista, pois só gente muito retardada e tapada igual vc não percebeu q o bozo se juntou com a esquerda petista e com o centro corrupto. A aliança pela corrupção na candidatura do senado fala por si só. Vá chorar a sua mediocridade no saco do bozo e leva esse mimimi bozopetista para bem longe dos brasileiros honestos e a favor da vida. VIDAS HUMANAS IMPORTAM e FORA BOZONARO!

    2. Bolsonaro 22 ??? Quem foi o anormal QI -10 q postou isso ? Joao ; anra o olho !! A Direita O Centro e a Esquerda nao aguentam mais tamanha imcompetencia // acabou esse Governo Hoje !! 17/1/2021

    3. O Bozo ao invés de governar ficou tentando resolver o problema do filho 01. Acho que vai ser enxotado antes de começar a governar...

    4. O neocrófilo do João pensa que o povo é burro. Ninguém impedirá que o genocida se candidate em 2022. A candidatura dele para ser a namoradinha dos gângsters da Papuda está mantida e funcionando a todo o vapor! João, se estás com pena, assume o lugar dele, taoquei?

    5. Os esquedopatas que compõem o SISTEMA CLEPTOCRATA POLÍTICO BRASILEIRO, vão fazer de tudo para impedir a candidatura do presidente Jair Messias Bolsonaro em 2022, porque eles sabem muito bem que o mito é imbatível e povo brasileiro esta com ele.

    6. A verdade dói, né? De qualquer forma, Bye Bye seguidores do necropresidente. Ninguém sentirá falta de vocês!

    7. Vai no menu no canto esquerdo da página que ela tem todos os passos, inclusive o telefone de contato para cancelamento.

    8. Eu também. Cancelar assinatura. Alguma forma para contato. Alguém pode ajudar.

  22. Circo.. circo e circo. Todos nos fazendo de palhaços. O que me acalanta é acreditar que nós (população) não caimos nessa mais. Nem do milico sem noção, nem da estrelinha botocado do momento. OBRIGAÇÃO DOS GOVERNOS OFERTAR O MELHOR PRA POPULAÇÃO. E NÃO ganharem voto por isso!

    1. Não é isso que o Dória está fazendo? Ofertando a vacina para toda a população brasileira diante da omissão genocida do desgoverno federal?

  23. ocorreu tudo como planejado. A vacina será no dia D (Dória) na hora H (Hospital das Clínicas)... hahahah agora sobrou se lamentar 🐊

  24. Cadê os Gados do Bosta agora, defendendo esse milico miserável e lambicu do Negacionista Criminal? Executando ordens....ahhhha... já imagino a ligação do Bosta hoje para esse Pazzuanello, logo que saiu sobre a primeira vacinação do dia D do Doria.... vai logo na TV e ataca Doria! Ê uma Ordem! Ahhh ahhhh .... PALHAÇO

    1. Não é porque eu sou contra esta esquerdalhas, que acabou-se com o país. Te dou um verdadeiro parabéns, e Deus te abençoe e proteja.

  25. ministro ridículo. Dr. BOÇALNARO nao fez NADA e agora quer pousar de incentivador da vacinação. AViso: não somos idiotas

  26. O mundo é dos espertos ministro, desde sempre!!! Não tivesse perdido tempo com Cloroquina e Ivermectina talvez tivéssemos uma vacina única dentro do PNI, o que seria muito bom para a saúde pública e para efeito de controle. Ah, e de quebra, levaria o tão sonhado "Troféu 🏆 Vacina", rsss... Agora vai chorar na cama que é lugar quentinho. Dória já quebrou o protocolo e aplicou a primeira dose no dia D, de Domingo e hora H, de hoje! kkkk, passou a perna no MS e fez um favor para o Brasil, ponto!!!

    1. Adorei,não fez nada ,agora diz que está fora da lei,vai pentear macaco!

    2. Lembrando que 2 milhões de doses não dá pra nada no universo brasileiro. Ja é um começo mas vai DEMORAR

  27. O capacho do desgovernante está recomendando o uso da Cloroquina! Porque segue as ordens e contra ordens do chefe? Cadê a vacina da India?

  28. Ele não diz o nome da vacina. Ele cala, pra não dizer o nome da VACINA DO DÓRIA... de q se apropriou na mão grande.. É CORONAVAC, pazzuelo DH.. é CORONAVAC a VACINA DE DÓRIA.. que bolsonaro e descerebrados q o seguem chamavam de VACHINA.. é a VACHINA, a VACINA DE DÓRIA q pazzuelo VAI MANDAR PARA ESTADOS..

  29. Interessante é que agora ele defende máscaras, distanciamento e demais cuidados... “porque a vacina não é 100%”... ahã, é que o governo federal não tem vacina e agora a ANVISA liberou... tem que argumentar essa “logística” fantástica do ministro.

  30. O Doria tem todo o direito de colher os frutos! Não esse pretenso ministro da saúde e seu chefete, que foram, sempre, contra a vacina chinesa do Doria. Doria, com muita classe, não respondeu às baixarias do Boçalnaro, que chegou a chamá-lo de “moleque”; falta de classe desse político do baixo clero que foi eleito para se tirar o Lula.

    1. Doria tem sem dúvida o mérito da vacina. Quanto a classe dele no futuro veremos, ainda é cedo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO