Governo do Estado de São Paulo

Em entrevista após aprovação da Coronavac, Doria critica o governo federal e rebate Pazuello

17.01.21 17:21

A coletiva do governador de São Paulo, João Doria (foto), após a aprovação do uso emergencial da vacina Coronavac pela Anvisa, foi marcada por críticas ao governo federal, em especial, ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que também se pronunciou neste domingo, 17. “Tenha um pingo de humildade“, afirmou Doria, numa referência ao início da vacinação no estado, antes da distribuição do estoque de 6 milhões de doses da Coronavac às demais unidades da Federação.

Mais cedo, Pazuello tratou a imunização descentralizada como uma “jogada de marketing” e pediu que os governadores “não permitam movimentos político-eleitoreiros se aproveitando da vacinação“.

Em réplica, o tucano declarou que não faria sentido remeter ao Ministério da Saúde as doses que, pelo critério de proporcionalidade, são de São Paulo para, depois, recebê-las de volta e, apenas então, iniciar a imunização.

Doria disse estar “atônito” com as declarações. “Era só o que faltava, criarmos burocracia para a vacina dos brasileiros de São Paulo. Sair de São Paulo, ir para o Ministério da Saúde, para voltar para São Paulo? Ora, diante de um quadro onde estamos perdendo quase mil vidas todos os dias no país, quase 200 vidas em São Paulo, precisamos do senso de urgência“, afirmou.

É isso que estamos fazendo aqui. Mais uma vez, ministro Pazuello, tenha um pingo de humildade. Eu sei que é difícil ao senhor e a Jair Bolsonaro terem este sentimento. Mas tenha um pingo de humildade para reconhecer o esforço que São Paulo fez para oferecer a vacina aos brasileiros“, emendou.

O governador paulista disse, ainda, que a vacina chegou ao Brasil pelo esforço do estado e não do governo federal. “O ministro que diz que as vacinas foram compradas com dinheiro do SUS, do governo federal. É inacreditável como o ministro da Saúde, sem o menor zelo com a saúde, sem ser médico, sem ter conhecimento, sem planejamento, ainda mente. A vacina do Butantan só está em São Paulo e no Brasil porque foi investimento do governo do estado de São Paulo. Não há nenhum centavo até agora do governo federal para a vacina — para estudo compra ou pesquisa“, completou.

Em uma provocação ao governo Jair Bolsonaro, Doria acrescentou que hoje foi o dia “V, o dia da vacina, da vitória, da verdade, da vida“. Trata-se de uma referência ao episódio em que Pazuello alegou que a imunização começaria no “dia D, na hora H“.

O tucano avaliou que a decisão da Anvisa que liberou o uso emergencial das vacinas é uma vitória daqueles que “valorizam e trabalham pela vida e, ao contrário daqueles que, nos últimos 11 meses, flertaram com a morte, os que aqui estão, trabalham pela vida“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Doria adotou em seu estado as piores políticas de combate ao virus, sempre "em nome da ciência... Hoje SP é o estado com maior número de mortes proporcionais no Brasil. Em outras palavras, só fez e continua fazendo puro marketing com a morte de paulistas. Como sempre um bandido oportunista !

  2. Vcs acreditam nesse jumento? Se vcs acreditam neste arrogante, mentiroso,prepotente , ai não tem jeito vou cancelar minha assinatura.

  3. Ainda bem que temos algumas poucas instituições séria. Que funcionam com certa seriedade (Anvisa e butatan). Fica claro do episódio, que o Doria é um grande palhaço.

  4. Tem que criticar mesmo Governador, o Senhor foi eficiente e ficou sempre ao lado da Ciência! Parabéns Doria! 🙏🏼❤️👏🏼

  5. Demais governadores e muitas outras autoridades foram e são covardes no enfrentamento das centenas de mortes diárias . Só SP se destacou na busca de solução e sem ajuda do governo Federal e que foi ontem aludida pelo mentiroso, covarde recruta Pazuello. Uma vergonha para nossas forças armadas. Seu pronunciamento é digno o status da Dilma, e que jamais ofendeu tanto a inteligência alheia.

    1. Jonathan, mesmo você não gostando, a verdade é que SP se destacou de forma positiva no combate dessa pandemia ao invés do presidente genocida que colocou todas as fichas num pseudo medicamento milagroso que não teve sua eficácia comprovada por diversas pesquisas cientificas ao redor do mundo. SP teve algumas falhas, mas ainda assim, é disparado o melhor estado no combate da pandemia. Inclusive bem melhor que o governo federal q negou o vírus insistentemente.

    1. Dois Bozistas zurrando aqui. Um querendo usar calça apertadinha para realçar as ancas (o A) e o outro querendo posar de intelectual (o J). Na verdade os dois não passam se seres bestiais cúmplices de um governo genocida e necrófilo. A hora de vocês está chegando. O esgoto está aguardando vocês, Bozistas bestiais.

    2. Talvez também haja um cercadinho em sua capacidade intelectual Oswaldo. Talvez.

    3. Antonio, compreendo seu comentário... é difícil para um bolsonarista engolir que Doria foi o único governante que se preocupou com a população brasileira e fez de tudo para debelar a pandemia. Agora, seu líder e asseclas mentem querendo protagonisto que nunca tiveram; felizmente Doria repõem a VERDADE. ; felizmente Doria coloca a verdade e aq

    4. Você deve ser frequentador de carteira do cercadinho do mentecapto

    1. Parabéns Doria, o Bolso é um negacionista, e o Pauzuello um lacaio! Parabéns Doria, podem os bolsonaristas falarem as besteiras e inverdades que desejarem, ninguém é burro para acreditar, só os incautos !Somos a favor da Ciência e não da burrice!

  6. É isso aí Dória! Parabéns pelo o esforço que o governo de São Paulo fez para conseguir essa vacina para os brasileiros. Se dependesse do governo federal ainda estávamos sem vacina! Essa é a verdade!!

  7. Doria tem uma coisa que falta a Bolsonaro: coragem e ousadia. Com isso, conseguiu libertar o Brasil da ineficiência mortal do governo bolsonarista. Temos a vacina graças a Doria

  8. Não sou Bolsonaro, mas esse João Doria é intragável ! Só os fanáticos ideológicos, ou os desprovidos de senso crítico, conseguem apoiar um homem sem limites no seu afã de aparecer com “salvador de vidas” ( ridículo ! ) , em decorrência de sua intenção obsessiva para ser o Presidente Eleito em 2022. Esse não me engana mais !

    1. Concordo com o Arnaldo, esse palhaço do Doria se elegeu graças a camiseta BolsoDoria, é um almofadinha, que quando a coisa apertou foi para Miami, e deu merda voltou, só uns idiotas podem elogiar esse palhaço, não votei em Bolsonaro, mas fazer elogios a quem era uma coisa e virou outra?

    2. Somente os fanáticos adeptos da necrofilia e desprovidos de senso crítico negam o fato de que se não fosse o Dória, o Brasil não teria uma vacina sequer para minimizar os efeitos negativos da pandemia sobre a sua população sofrida. Zurrem bozistas, zurrem!

  9. Os dois foram errados em usar a pandemia como bandeira para promoção pessoal, contudo Dória prestou um grande serviço à saúde pública ao defender e perseguir a aprovação de uma vacina mesmo criticado, logo, merece sim todo o mérito da conquista. E é nojenta a postura do PR em querer continuar a guerrinha infantil que travou com o governo de SP, mesmo sabendo que foi literalmente derrotado por ele. Ao final, a vacinação começou no dia D de Dória, o Presidente aceitando ou não, perdeu a razão!!!

  10. Mesmo não tendo lá tanta simpatia por Dória, sua reclamação quanto à logística de fazer a vacina sair e voltar para SP tem total fundamento em meio a urgência que se passa no país, e prova mais uma vez que o bolsonarismo é, de fato, insensível e mortífero.

  11. No meu entendimento como cidadão que respeita a federação dos Estados. O governador de São Paulo está passando dos limites como Governador de São Paulo e colocando em risco a frágil democracia do País. Não está agindo com responsabilidade e achando que Pais e um teatro!

    1. Edmundo imundo tentando posar de federalista, kkkkkkk. Conheço-te bem bozista. Teus argumentos são tão frágeis e medíocres que não se sustentam quando comparados com a realidade. Por isso, você precisa zurrar. Zurrem bozistas, zurrem!

    2. Concordo plenamente com o Rubens. Meu xará, não entendeu que os dois, Dória e o PR estão usando a pandemia, um de forma bem menos tosca que o outro.

    3. Você realmente precisa fazer uma avaliação mais criteriosa para não fazer comentários desconectados da realidade, teatro faz o presidente que recomenda medicamentos inocuos e nega o uso de máscaras e isolamento social, porque se usa máscaras em centro cirúrgico? E para completar o circo do palhaço Bozo tem o "sargento Garcia" e também claro as antas amestradas

  12. Parabéns SP. Nota 10 em logística do Butantã. Linda imagem da enfermeira tomando a vacina.Deus abençoe e proteja a todos que trabalharam por essa conquista da Ciência em prol da vida!

  13. Parabéns Doria e toda equipe envolvida neste grande feito... Que bênção ouvir que temos agora uma vacina...estávamos necessitados de uma boa notícia....obrigada!!!

  14. parabéns Dória , Butantã, São Paulo, por está conquista, trabalhando duro a recompensa aparece, a ciência salva vidas. Enquanto isso o mandrião passei de barco e da barrigada na Praia Grande

    1. Se o gado bolsonarista se abster de ser vacinado será ótimo! Além da fila andar mais rápido, existe a possibilidade de sumirem do mapa !

    2. A idéia da homenagem foi do Gal Pazuelo. A hora H todos nós presenciamos ao vivo, parabéns Governador!

  15. PARABÉNS JOÃO DORIA PELO INTETESSE EM EFETIIVAR COMPRAD DA VACINA, SE FOSSEMOS ESPERAR POR BOLSOPAI E EDUARDO PESADELO, ESTARÍAMOS SEM VACINA AINDA! IMPEACHMENT JÁ!!!

    1. traidor o Dória? Traidor porque? Traidor, estelionatário é o seu presidente, tão genocida quanto o Lula ladrão. O Bozo mentiu e mente o tempo todo.

    2. Gado vai se informar, dia V da vacina, vitória,e da VERGONHA DO BOSO

    3. Dória mentiu sobre os 100%, mentiu sobre os 78%. Alguém acredita que vai funcionar em 50%?

    4. Rubéns vai ser cobaia. Eu não. Rubens ganha pra escrever aqui.

    5. Seu imbecil não tem nem argumentação para livrar a pele do seu ídolo, marketeiro é o general trapalhão que adesivou o avião para buscar vacina que não tem, traidor é o presidente Bolsonaro que mentiu na campanha eleitoral

  16. Congresso Nacional, representantes do povo: impeachment já. Afastamento de JMB e que este ministério tenha a dignidade de se levantar de suas cadeiras, tambem já, e nao é sem tempo.

  17. É isso aí ... e quem vai discordar ? Acompanhamos a todo momento o negacioniismo do Planalto ! Parabens Joao Doria !!! Pau no Cu do Bolsonaro Pazuelo e a todo saco de babacas e imbecis q ainda apoiam esses idiotas ....

  18. Parabéns ao governador Dória é sua equipe, ao Bolsonaro e seu ministro da saúde só resta enfiar a cabeça num buraco, tomaram uma 👊👊no estômago pela incompetência e falta de ação.

  19. O que a maioria dos brasileiros quer é urgência na vacinação e se não fosse o Doria o governo federal não tinha se mexido. Não há, nesse ponto, o que criticar pelo fato de São Paulo ter saído na frente na vacinação.

  20. São Paulo hoje e sempre a locomotiva do Brasil e blá blá blá É nois !!!! Panela na orelha deles !! Da alma cívica de um povo, Irmanado nas trincheiras, Surgem as novas Bandeiras, Criando um São Paulo novo. Povo heroico à luta afeito, Firma a sua tradição, Tendo nas mãos o direito E a pátria no coração

  21. Estamos próximo a Vitória da vida, contra toda a ignorância dos extremistas, o Brasil conseguirá vencer o vírus. Parabéns a todos os envolvidos no processo exitoso.

    1. Agora só falta acabar com o vírus que desgoverna nosso pais e suas variantes os bolsonaristas, e tem que ser agora, se não o golpe vem ai.

  22. Parabéns ao governo é só povo de São Paulo. Este foi um tapa na cara do governo necrófilo que temos em Brasília. Agora é hora de nos mobilizar e tirar o país do pesadelo no qual uma ilusão temporária por um ser bestial e genocida causou.

  23. Parabéns,Instituto Butantã e parabéns,Dória,Governador de SPaulo!Apesar de tda crítica,vcs persistiram e hj temos a tão sonhada Vacina!

    1. Dias atrás bolsonaristas fizeram um vídeo contra o uso de máscaras. Salvo engano era usado o termo: ME DEIXE RESPIRAR. Este tipo de propaganda causa mortes. EM MANAUS BOLSONARISTAS, AS PESSOAS NÃO CONSEGUIRAM RESPIRAR POR FALTA DE OXIGÊNIO. TENHAM RESPONSABILIDADE. PROPAGANDA E MARKETING TEM QUE SER A FAVOR DA VIDA.

  24. O Brasil inteiro tem que mais é que agradecer ao governo de São Paulo, porque se dependesse do Federal não teriam vacina alguma a essas alturas!

  25. O que uma empresa faz para nos influenciar ao ponto de comprar os seus produtos? Ela atua através do marketing para aflorar em nós a necessidade e desperta o desejo. HOJE É O DIA DA VITÓRIA! HOJÉ É O DIA DA VERDADE! HOJE É O DIA DA VACINA! HOJE É O DIA DA VIDA!!!!!!! Hoje é o dia em que o marketing da negação que ceifou tantas vidas, foi superado pelo marketing da esperança que salvará milhares de vida. OBRIGADO DR DIMAS COVAS E EQUIPE. OBRIGADO GOVERNADOR JOÃO DORIA.

    1. Paulo concordo com você. Não sou paulista mais através da iniciativa do Dória e todos do BUTANTAN tivemos o início da vacinação no Brasil. temos esperanças.

    2. Esse General bajulador de um projeto di ditador é tão incompetente quanto o MINTO! Deveriam ser processador pelos crimes de genocídio que estão cometendo. Dois canalhas!

    1. parabéns ao doria ,ao Butantã que São a favor da vida e nao ao pr genocidio

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO