PCV

Partido Comunista da Venezuela tenta se desvincular do governo Maduro

12.09.20 12:05

O Partido Comunista da Venezuela, o PCV, uniu-se a outros grupos de esquerda para concorrer às eleições legislativas marcadas para dezembro. A coalizão lançará candidatos separadamente do Partido Socialista Unido da Venezuela, o PSUV, do ditador Nicolás Maduro. O objetivo é oferecer uma “saída revolucionária para a crise do capitalismo dependente e rentista venezuelano”.

Em um comunicado divulgado na segunda, 7, o PCV afirmou que, apesar de o partido ter apoiado Maduro nas eleições presidenciais de maio de 2018, o governo não tem demonstrado vontade política para cumprir com os compromissos assumidos. O documento se refere à precária situação dos trabalhadores, em particular. “Esta realidade concreta se constata na implementação de uma política salarial regressiva, que se traduz na queda abrupta do salário real dos trabalhadores, na eliminação dos direitos estabelecidos nas negociações coletivas, na evaporação das nossas economias e aposentadorias e nas demissões massivas ilegais dos trabalhadores do setor público e privado”, diz o documento.

Segundo o PCV, o descaso com os direitos trabalhistas gerou uma “resistência combativa” entre os trabalhadores. “A isso, o estado venezuelano respondeu com repressão, criminalização e judicialização das legítimas lutas dos sindicatos e dos trabalhadores”, afirma o texto.

O PCV afirma que a tomada de posição não chega a significar uma ruptura com o governo de Maduro, mas implica em “um aprofundamento na tomada de posição nas políticas internas, na área política e na agrária”.

O comunicado é uma maneira de o PCV tentar ganhar força eleitoral, afastando-se dos erros do atual governo. “Há muito tempo, o PSUV, de Maduro, tem menosprezado os partidos pequenos de esquerda, como o PCV”, explica o cientista político venezuelano José Vicente Carrasquero.

“Como o governo atual está sendo muito mal avaliado pelos eleitores, esses grupos minoritários entenderam que o melhor é disputar a eleição de forma separada, distanciando-se da incapacidade do governo, que é o grande responsável pela atual situação”, encerra.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A ótica do PCV é uma só: eles querem pegar a merda pelo lado limpo. Na visão politicamente correta deles e de toda a corja de vagabundos composta pela esquerdalha maldita isso é plenamente possivel.

  2. É até engraçado, como se o mal cheiro fosse extirpado. Aqui no Brasil, cria-se outro partido, mas, “usos e costumes” continua a proliferar em todas as esferas.

  3. Faz mais de dez anos que está acontecendo tudo isso na Venezuela e só agora o "partidão" de lá se mancou? Vai ver que a crise está tão grande que cortaram algumas mamatas deles e eles resolveram ir pra "oposição". De resto, se Maduro perder para partidos de esquerda, a Venezuela vai trocar seis por meia dúzia. E continuar na mesma m...

  4. Puro jogo de cena, encenam uma ruptura durante processo eleitoral mas depois todo volta a ser como dantes. Qualquer semelhança com o nosso Brasil não é mera coincidência.

    1. ""O PCV afirma que a tomada de posição ""não chega"" a significar uma ruptura com o governo de Maduro""...O povo venezuelano estuprado, vilipendiado e miserabilizado por essa ditadura especialmente infame e, o que é que esses párias esperam que aconteça, em acréscimo, para cessarem de tripudiar e sapatear conjuntamente com o repugnante rato ditador ignorante e perverso sobre o seu próprio povo e país???????? E ainda tem verme marginal petralha daqui que cumplicia com esses bárbaros!!!!!!

    1. Kkkkk olha o mortadela de direita arrotando o mesmo be a ba dos mortadelas de petistas. Fulvio, teu MINTO se transformou no Lula 2.0. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    2. bom, sabemos que citações "Bozo" é de comuna universitário ou concurseiro, ou ainda robô do PT. então demora os privilégios caírem, mais cairão. Mamadores

    3. Palhaço, o Brasil está indo pelo mesmo caminho ...

    4. Mais uma prova do que ja venho dizendo a muito tempo. Ideologia na mão de político é alfafa para alimentar seu rebanho de bovinos eleitores. Maduro no poder deu uma bela banana para todos e com o apoio do exercito se entrou como reizinho da miséria venezuelana. Aqui, com nosso protótipo tupiniquim de ditadorzinho, só não conseguiu venezuelizar o Brasil graças ao exército q não embarcou na canoa furada de auto-golpe. Mas o bozó continua sonhando com isso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO