Para o TCU, pequenas empresas estão 'desassistidas' na pandemia
O Tribunal de Contas da União passou a monitorar as iniciativas do governo voltadas a pequenas empresas em meio à pandemia de coronavírus. A corte avalia, por exemplo, medidas adotadas pelo Banco Central para estimular a concessão de crédito. Desde o início da crise, entidades que representam o setor, como o Sebrae, têm alertado para...
O Tribunal de Contas da União passou a monitorar as iniciativas do governo voltadas a pequenas empresas em meio à pandemia de coronavírus. A corte avalia, por exemplo, medidas adotadas pelo Banco Central para estimular a concessão de crédito. Desde o início da crise, entidades que representam o setor, como o Sebrae, têm alertado para a dificuldade de pequenos empreendedores em obter crédito e salvar seus negócios.
O Banco Central já adotou medidas que geraram um aumento potencial de 1,2 trilhão de reais na liquidez do sistema financeiro nacional. Mas o TCU cobra ajustes no site da instituição, para que fique claro aos cidadãos que parte do aumento de recursos disponíveis para crédito durante a pandemia é oriunda de fontes dos próprios bancos, e não de recursos públicos.
O tribunal reconhece que as providencias adotadas pelo BC contribuíram para o aumento da concessão de crédito pelos bancos, mas destaca que “o segmento das micro e pequenas empresas continua desassistido”.
Na última quarta-feira, 29, a Câmara aprovou uma medida provisória que cria um programa emergencial de suporte a empregos e viabiliza uma linha de crédito especial para pequenas e médias empresas pagarem salários durante a pandemia. A promessa é de uma oferta de até 40 bilhões de reais com o objetivo de evitar demissões.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Nelson
2020-08-02 13:20:04Fui informado que a fila atrás do PRONAMPE é grande. O dinheiro que está chegando é insuficiente para o atendimento de pronto às empresas.
Nilson
2020-08-02 10:17:26Uma falácia deste governo, não existe crédito as pequenas empresas, muitas quebraram e outras vão quebrar. Este governo se preocupou com medidas populistas visando as eleições este ano, é o mais do mesmo. Guedes é bom de discurso, na prática nada fez pra reverter este quadro caotico.
Oliver
2020-08-02 09:09:24O que disse Paulo Guedes na reunião do dia 22/4?