Foto: Adriano Machado/Crusoé

Pacheco promete esforços para detalhar orçamento secreto em seis meses

03.12.21 18:06

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (foto), estabeleceu nesta sexta-feira, 3, prazo de 180 dias para o relator-geral do Orçamento de 2021, senador Márcio Bittar, “adotar as “providências possíveis e necessárias” para detalhar os responsáveis pelos pedidos de execução de emendas do orçamento secreto e as justificativas elencadas para a alocação de recursos.

Pacheco informou a iniciativa à ministra Rosa Weber, relatora no Supremo Tribunal Federal de ações contra as emendas de relator, batizadas de RP-9 — o senador entregou à corte uma cópia do ofício enviada a Bittar. O movimento ocorreu após a corte suspender a execução dessa parte do orçamento em razão da falta de transparência e de adoção de critérios técnicos para a distribuição da verba.

Apesar da resposta, o congressista deixou uma brecha para que os dados não sejam disponibilizados. No ofício, Pacheco frisa que, antes da decisão do STF, que ordenou ainda a imediata divulgação dos detalhes orçamentários, não havia “obrigação legal de registro dos pedidos formulados ao relator-geral por senadores, deputados, ministros de Estado, governadores, prefeitos, associações e cidadãos“.

Assim, o presidente pediu a implementação das providências possíveis. Caso o relator-geral não tenha “registros formais, informações pretéritas ou atuais sobre essas indicações” de verba, poderá apenas “justificar a impossibilidade” de atendimento da ordem do STF.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Comédia !! O cara tem coragem de soltar uma dessas !! Meu Déusss .. se fosse na China irmão vces estariam todos no paredão !!

  2. Como assim? Sem obrigação legal de informar para onde e com quem foi enviado o dinheiro público de tratoraços e outros abusos, até de apropriação indébita? Brechas da lei quem encontra e pode utilizar é a turma da iniciativa privada…

  3. Só pode ser piada. Seis meses para dar a transparência obrigatória de como gasta MEU SUOR. E por não ter como explicar o q estão fazendo. Uma hora a população perde o controle ... parece q está precisando ...

  4. Este Pachequin nao engana ninguem, espero que os eleitores deste maravilhoso estado nao caia de novo em tamanho engano reelegendo este vagabundo, indigno de ser sindico do predio onde mora. Este senado de agora esta infestado de vagabundos e bandidos como Pachequin, e se nos eleitores brasileiros temos amor proprio, temos que enxotar esta turma no voto, se queremos um pais digno para as novas geracoes. MORO, presidente ja.

  5. numa democracia não pode haver orçamentos secretos seja para o que for mas a politicalha aprovou lei em seu benefício que tem de ser cumprida ou mudada e o poder para mudar isto existe por vontade do povo nas urnas . aqui infelizmente preferem eternizar ladrões como seus representantes . pois dancem agora.

  6. O mineirinho Pacheco quer ganhar tempo para responder que não tem como identificar os “beneficiários” da bilionária distribuição de recursos público bancado pelo contribuinte. Deixo aqui minha sugestão: peça ajuda à Polícia Federal para que vá atrás do dinheiro que a lista se completa rapidinho, incluindo deputados, familiares e “empresários” laranjas e donos de partido. Essa farsa não vai colar Pacheco, Comece dando exemplo, Diga o quanto recebeu das emendas. Valeu Rosa!

    1. imbecis ignorantes fanatizados confundem ética com legalidade . no caso Pacheco para mim um frouxo submisso ao STF pelo terror não tem culpa disto e como todos tem de cumprir a lei mesmo que esta o beneficie e a seus pares .. estuprar as leis é privilégio de bem poucos a seleta casta que tutela o estado brasileiro sem devida reação das vítimas.

  7. Então Pacheco não havia obrigação legal. Agora eu te pergunto, por que não havia obrigação legal? A farra foi grande. A gente viu na matéria sobre o tal Maranhãozinho. O Brasil é um país surreal. De um lado terão que dar calote nos precatórios para viabilizar uma ajuda aos miseráveis, do outro, palarmentares fizeram uma orgia com dinheiro público, incluindo o deputado de um dos estados mais miseráveis do nosso país. Será que o Pacheco também cuida assim dos seus negócios? Moro 🇧🇷

    1. FRANCISCO, a decisão da ministra Rosa Weber tem respaldo na lei, que vc, sendo um idiota, não conhece. Impessoalidade, transparência... Como usam dinheiro público sem qualquer controle? E o Bolsonaro não tomou nenhuma providência. Agora o Pacheco pede 6 meses. Para de encher o meu saco. Só vc ñ percebeu q está fazendo papel de otário. Venha com argumentos. Eu sou o 1% do 1%. Te humilhar intelectualmente está me deixando constrangido. 😛😛😛😛😛😛😛 Mentira. Eu adoro 😂😂😂😂😂😂😂

    2. este idiota quer interpretar leis como inagina seu cérebro pôdre fanático e criminoso . emendas parlamentares são direitos de deputados e senadores por força de lei . a meu ver é um absurdo mas tem de ser cumpridas e ao cumprir a lei ninguém está obrigado a pedir permissão a poder nenhum . nem mesmo aos ditadores tutores do ridiculo estado brasileiro que não reagiu como deveria e a ditadura tutelada continua . ética e legalidade nem sempre andam juntos e é péssimo para o povo as reais vítimas.

    1. Cara de pau.... ainda quer dar uma de bom moço mas não engana ninguem....o outro , o rei Arthur de Brasília , é ainda pior, escancara a bandidagem....

  8. PACHECO, NÃO PRECISA MAIS DETALHAR NADA. AS EMENDAS ESTÃO DETALHADAS NOS BOLSOS DO MARANHÃOZINHO E OUTROS. TODO MUNDO SABE QUE ESSAS EMENDAS SÃO FRUTO DE DINHEIRO DO POVO QUE É DESVIADA PARA O BOLSO DOS CORRUPTOS. POR ISSO SÃO SECRETAS. PICARETAS.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO