Daniel Medeiros/ O Antagonista

Caso Maranhãozinho: presidenciáveis apontam gravidade de imagens

03.12.21 17:23

Presidenciáveis apontaram a gravidade das imagens que mostram o deputado governista Josimar de Maranhãozinho manuseando generosos maços de dinheiro que, segundo a Polícia Federal, são produto direto de um esquema de venda e compra de emendas parlamentares.

As fotografias constam de inquéritos sigilosos em trâmite no Supremo Tribunal Federal e foram reveladas com exclusividade por Crusoé em sua 188ª edição semanalMaranhãozinho é um quadro tradicional do PL, partido que acaba de receber o presidente Jair Bolsonaro.

O deputado é suspeito de pagar uma espécie de “pedágio” para que colegas parlamentares se juntem a ele destinando emendas a municípios controlados por seus aliados políticos que, logo após receberem as verbas, contratam empresas ligadas ao esquema que devolvem o dinheiro, lavado e em espécie.

Luiz Henrique Mandetta afirmou que as imagens demonstram que negócios ilícitos podem ser feitos a partir das emedas de relator, institucionalmente batizadas de RP-9 — nessa classificação, não há rastreio do parlamentar que pediu a execução da verba.

“Já vi isso antes. Estava demorando para aparecer uma imagem que estampasse o que todos alertavam sobre esse orçamento secreto”, disse o ex-ministro da Saúde a O Antagonista“Conheceis a verdade e a verdade os libertará. Só falta praticar”, emendou, fazendo menção a um trecho bíblico usado com frequência por Bolsonaro.

Sergio Moro (foto), por sua vez, defendeu uma apuração célere do caso. “A denúncia publicada por Crusoé de desvio de recursos em emendas do orçamento secreto é grave e precisa ser apurada. Só com transparência e controle rígido do dinheiro público poderemos avançar como país”, disse o ex-juiz da Lava Jato.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. óbvio que Moro pode ser o ungido pelo povo sem opções como MAL MENOR como fez.a Bolsonaro a história secretamente nas tragédias .. vamos FATOS .. os ladrões que condenou estão TODOS SOLTOS IMUNES E IMPUNES sob alegativa do STF e STJ cortes solta-ladrões e traficantes por crimes processuais algo grave .. por que não o processam se houve crime? adivinhem o motivo . somos mesmo o país dos idiotas.

  1. Moro tá começando a mostrar as unhas. Cuidado ex juiz, pois a politica e os políticos brasileiros não são sérios. Com a toga era eficiente, mas na política vai penar. É melhor deixar pra Bolsonaro.

  2. o que o presidente tem a ver com isto? que relação tem com emenda de respondabilidade de um parlamentar que se a usa em seu benefício tem de ser punido? Moro esquece que por ilegalidades e violação sua às leis e aovlbprocesso legal a nação viu o ladrão mor e sua quadrilha impunes . Lula e seus asseclas estão hoje soltos agradeçamos à irresponsabilidade do dr. Moro é o que os tutores do Estado dizem . POR QUE se Moro cometeu crime não foi por eles processado? há prevaricação? crime de quem?

    1. Mara a idiotice finge ser ignorância .. o orçamento é controlado no executivo sendo de todos os poderes sendo um responsável pela execução ou liberação . emenda parlamentare é algo absurdo mas é lei e esta tem de ser cumprida pois são impositivas e tem de ser executadas no ano a que se referem . deixar de cumprir una só pode gerar impedimento e punição do presidente . fanáticos cínicos destilam merda e lixo enganando a si mesmos . "jênios" do mal algozes de suas ignorâncias. haja capim.

    2. Quanto fanatismo. O fanatismo torna as pessoas cada vez mais ignor antes e bur ras.

    3. Francisco, o responsável pelo Orçamento é o Executivo. O chefe do Executivo é o presidente da República. O presidente da República é Jair Bolsonaro. Informe-se.

    4. Chiquinho, meu nome não é Paulo, meu nome é Aristides. Aproveito para fazer um merchan: ARISTIDES MARIDO DE ALUGUEL. Bolsonaro até onde sei é o PR, e disse que acabou com a Lava Jato, porque no seu governo não tem corrupção. Mas então a Crusoé, numa matéria digna de Pulitzer, mostra que o Maranhãozinho, sujeito incumbido de levar o maridão Valdemar até a noivinha Bolsonaro, é um corrupto. Chiquinho, vc cada dia deixa mais claro, que não é estudado, vc tem "isto dado" (o). Moro 🇧🇷

    5. .. pois bem não deixarei em aberto .. Moro não foi processado por violar o processo contra Lula e sua quadrilha porque o alvo não é ele o alvo é o poder objeto da guerra suja cúmplice contra o Estado enfraquecendo-o facilitando sua conquista pela força ou pela fraude e na verdade contra o povo e repetirei .. isto não acabará bem.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO