Pacheco diz que radicalismo pode 'derrotar a democracia' e propõe a Fux retomada do diálogo com Bolsonaro
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (foto), afirmou que, durante o tête-à-tête com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, nesta quarta-feira, 18, os dois concordaram que o "radicalismo" e o "extremismo" são capazes de "derrotar a democracia". Pacheco pregou o consenso e afirmou ter proposto ao ministro a reabertura do diálogo com Jair...
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (foto), afirmou que, durante o tête-à-tête com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, nesta quarta-feira, 18, os dois concordaram que o "radicalismo" e o "extremismo" são capazes de "derrotar a democracia".
Pacheco pregou o consenso e afirmou ter proposto ao ministro a reabertura do diálogo com Jair Bolsonaro, embora tenha reconhecido que "a democracia não pode ser questionada da forma como vem sendo questionada no país". Fux, segundo o senador, se mostrou "propenso" a reabrir a agenda para o presidente da República.
O parlamentar alegou que uma eventual conversa entre os chefes de poderes deve servir para que possam ser identificadas "as dificuldades, os problemas e as razões". "Acredito que isso possa ser um desdobramento para os próximos dias", antecipou. Questionado se uma reunião seria capaz de debelar a crise, Pacheco declarou que, se necessário, farão outra.
"Precisamos buscar consensos, buscar convergir, sabedores todos de que as divergências devem ser, primeiro, respeitadas e, segundo, que as soluções para elas se encontram em instrumentos estabelecidos na Constituição. Isso é próprio da democracia".
A reunião entre Fux e Pacheco ocorreu em meio à escalada da tensão entre STF e Bolsonaro. No último final de semana, contrariado pela derrota na batalha pelo voto impresso e pela investigação e prisão de aliados, o presidente da República chegou a anunciar que pedirá o impeachment de Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
O presidente do Senado alegou não ter tratado pontualmente do tema com Fux, mas voltou a sinalizar que, caso Bolsonaro cumpra a promessa, não dará andamento ao impeachment dos ministros. "O impeachment não pode ser banalizado. É um instituto grave, excepcional e que só é aplicado em casos muito específicos, em um rol taxativo de especificações previstas numa lei", disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-08-19 11:09:04Fux concordou que o radicalismo e o extremismo fazem mal à democracia? Mas só agora? Não percebeu a própria casa ou é o medo do estouro da boiada? Preparem-se o bicho vai pegar!!!!!
Marcia
2021-08-19 07:25:10Pacheco sendo Pacheco lavando as mãos às custas da cara dos outros.O padrão dele é jogar no colo dos outros as iniciativas que deveria ter.Pacheco acha q agrada gregos e troianos, mas faz exatamente o contrário.O Pacheco assim como Lira são a cara do interesse pessoal incondicional.
Miriam
2021-08-18 22:59:28Senador Pacheco, como V.Exa., quer habilitar seu nome perante o país para uma possível candidatura à presidente da república com uma declaração dessa?! Meu caro, Bolsonaro não quer diálogo entre os poderes. O que deseja é subordiná-los ao Executivo. Coragem senador, trabalhe seriamente pelo impeachment do incapaz como deseja a maioria da nação como forma de se livrar dele e de Lula em 2022.
Waldir
2021-08-18 19:57:59Aquele escreveu que acreditava na flor vencendo o canhão, tomou tanto “telefone” que nunca mais escreveu nada.
Edmundo
2021-08-18 19:08:28Senador Pacheco coloca em votação do pedido Senador Kajuru assinado por milhões de Brasileiros ou desocupar o cargo para quem tem coragem!
PAULO
2021-08-18 19:03:141- Ontem eu humilhei um bolsonarista pessoalmente. TAL QUAL EU FAÇO AQUI NA CRUSOÉ. Mas pessoalmente é outra coisa. Gozei... Ele ficou vermelho, gesticulando, e vinha com essas fake news que pululam aqui, e eu fui desmontado tudo. Sem saída, ele deu a entender que partiria para a ignorância. Mas bolsonarista finge de louco. Se fosse louco de verdade, partiria para cima de mim. MAS ELE IA LEVAR TANTA PORRADA. Quando a conversa e o debate não dão resultado, temos que marcar posição.
Magda
2021-08-18 16:52:56É complicado para qualquer pessoa dialogar com um troglodita
Sillvia2
2021-08-18 15:37:31Infelizmente, Rodrigo Pacheco revela-se, antes de tudo, empenhado em salvar JB do cadafalso do impeachment… para decepção de muitos que víamos nele uma possibilidade correta para a terceira via!
LUCIMARY
2021-08-18 15:31:03Rodrigo Pacheco envergonhado Minas Gerais e os milhões de votos que o elegeram. CANALHA!!!
Krassyus
2021-08-18 15:27:35Quando os fisiologistas desistirem do "deixa disso", não vai ter sobrado mais nada pra salvar! Esse cara é "um elefante numa loja de cristais". "Deixa ele lá", pra ver o que acontece... O radical é ele, não o supremo (com todos os seus defeitos). 570 mil mortos, governo aparelhado e o Centrão com a Chave do cofre.