Foto: Pedro França/Agência Senado

Os nomes que vão compor a CPI da Covid

13.04.21 17:34

Antes mesmo da abertura do prazo para indicações, a composição da CPI da Covid está próxima da definição. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lê o requerimento para a instalação da comissão na tarde desta terça-feira, 13.

Os partidos fizeram as escolhas nos bastidores. As indicações para as 11 vagas valerão somente a partir do encaminhamento formal dos nomes à presidência da casa. Como mostrou Crusoé, a base governista tentará retardar os trabalhos, a fim de ganhar tempo para as negociações do Planalto.

Maior grupo do Senado, o bloco “Unidos pelo Brasil“, formado por MDB, Progressistas e Republicanos, tem o direito de indicar três integrantes titulares do colegiado. O MDB deve ser representado por Eduardo Braga e Renan Calheiros.

As indicações incomodaram o Planalto. Governistas preveem atuação rigorosa de Renan e Braga no colegiado. O senador foi eleito pelo Amazonas, estado cujo sistema de saúde entrou em colapso diante do agravamento da pandemia da Covid-19 — dezenas de pessoas morreram por falta de oxigênio e de leitos na região. Calheiros, por sua vez, é um crítico ferrenho do governo federal.

A indicação do Progressistas, por sua vez, representa um alento ao Planalto. O partido escolheu Ciro Nogueira para a vaga. O senador, aliado de primeira hora de Bolsonaro, atua contra a CPI da Covid desde o início da coleta de assinaturas e certamente será um dos integrantes da tropa de choque governista na comissão.

O PSD, que não integra qualquer bloco, fará duas indicações. O partido decidiu escalar para a CPI os senadores Omar Aziz, do Amazonas, e Otto Alencar, da Bahia. Os dois se apresentam como parlamentares independentes e não costumam poupar críticas a Bolsonaro.

O bloco formado por Podemos, PSDB e PSL tem em mãos três vagas de titulares. Os tucanos serão representados por Tasso Jereissati, conhecido pela postura firme na fiscalização do governo. Já o Podemos escolheu Eduardo Girão e Marcos do Val, numa decisão que agradou ao Planalto.

Girão é o senador que apresentou a proposta da CPI ampliada para investigar governadores e prefeitos, para além da gestão Bolsonaro — ideia defendida pelo presidente da República.

Marcos do Val também costuma agir em favor do governo. Na última semana, o parlamentar articulou para inviabilizar a derrubada de quatro decretos presidenciais que flexibilizavam regras para o acesso a armas e munições.

No bloco Senado Independente, formado por Cidadania, Rede, PSB e PDT, a escolha recaiu sobre o nome do senador Randolfe Rodrigues, que foi quem propôs a CPI. Pelo bloco Resistência Democrática, integrado por PT e PROS, quem atuará na comissão é o petista Humberto Costa. Portanto, resta somente a indicação do bloco Vanguarda, que reúne PL, DEM e PSC, para fechar a composição do colegiado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Realmente, nós brasileiros, somos únicos, nosso senso de oportunidade é calamitoso, a fome está batendo em nossas portas, a morte ao nosso lado, ter algum trocado no bolso para ajudar as famílias que não têm o que comer, e essa corja de políticos, ficam se degladiando. Nos temos um inimigo, seus FDP, vamos unir forças, essa merda vai afundar, não adianta apontar culpados é perda de tempo, CPI é um cabo de guerra imbecil, não vai levar a nada.

    1. Você tem razão. Temos que ser cirúrgicos. O nosso inimigo é claro, chama-se Bozo. A coisa mais urgente a ser feita é tirá-lo do poder. Com isso, o Brasil poderá se recuperar rapidamente. Basta ver o que aconteceu com os Estados Unidos. Bastou o Biden entrar para o país tomou rumo! O Brasil precisa expurgar o Bozolulismo!

  2. Enquanto eles brincam com as amenidades do poder, o Bozo continua matando pessoas como se fossem moscas. O plano dele é ajudar o vírus a matar 500 mil. Vocês deixarão isso acontecer?

    1. Claro que haverá resultado: o enorme desgaste do Bolsolixo!

  3. A pizzaria do Congresso vai caprichar no tamanho da pizza que será fornecida para o povo brasileiro. Há pouco saiu a estatística alarmante da população em situação de insuficiência alimentar e esse monte de vigaristas brincando com a paciência do povo.

    1. Sinval, só o nome Renan Calheiros como integrante da cpi já lhe tira quaisquer laivo de honestidade e decência. PQP.

    2. Sinvall, insuficiência alimentar quer dizer FOME mesmo, né? Acho que nem pizza nós iremos provar. Diluir-se-á no ar o resultado dessa CPI e ficaremos a ver navios cheios de pizzas passando ao largo. Mas os vigaristas sempre têm do bom e do melhor. Têm o céu aqui na terra. Por isso acredito na existência do inferno!

  4. AO QUE PARECE VAI TER CHUMBO GROSSO PARA CIMA DO PALHAÇO GENOCIDA. OS QUE TENTAREM FAZER ALGUM TIPO DE CONCHAVO COM ESTE SOCIOPATA ESTARÁ DANDO UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ UMA VEZ QUE AS COBRANÇAS SERÃO FERRENHAS DE TODOS QUE COMPÕEM A COMISSÃO. A DEFESA APÓS O DERRETIMENTO DIÁRIO DESTE IMBECIL É UMA DAS TAREFAS MAIS DIFÍCEIS PARA QUALQUER BANDIDO QUE QUEIRA SE BENEFICIAR DESTA SITUAÇÃO. É O COMEÇO TÃO ESPERADO DO ACERTO DE CONTAS🚔⚔🔪☠

    1. A PIZZARIA PODE ESTAR QUEBRADA POR FALTA DE 'CAPITAL' E TER ENTRADO COM RECUPERAÇÃO JUDICIAL, ENTÃO COMO QUALQUER OUTRA CPI TUDO PODE ACONTECER. SIGO ACREDITANDO MAS POSSO ESTAR ENGANADO É CLARO. VAMOS AGUARDAR PQ NA MINHA OPINIÃO POR VÁRIAS VEZES A VIDA JÁ MOSTROU QUE 'DE ONDE MENOS SE ESPERA É DE LÁ QUE VEM'. O FATO É QUE O COFRE NÃO TEM DINHEIRO

    2. Meneses88, de que congresso vc tá falando? Em que país vc vive?👀

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO