Valter Campanato/Agência Brasil

Opositora de Aras, Luiza Frischeisen é a mais votada da lista tríplice para PGR

22.06.21 19:34

Com 647 votos, a subprocuradora-geral Luiza Frischeisen ficou em primeiro lugar na votação da lista tríplice para a Procuradoria-Geral da República, que será apresentada ao presidente Jair Bolsonaro para a sucessão do PGR, Augusto Aras, em setembro.

O segundo colocado na votação promovida nesta terça-feira, 22, pela Associação Nacional dos Procuradores da República, ANPR, foi o subprocurador-geral Mario Bonsaglia, com 636 votos, seguido por Nicolao Dino, com 587 votos. O quórum de votação representa 70% do Colégio de Procuradores.

A lista será encaminhada para Bolsonaro e para os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Assim como fez em 2019, Bolsonaro não deve levar em consideração a lista tríplice, e pode reconduzir Augusto Aras ao cargo.

O presidente da República não é obrigado a indicar um dos nomes da lista tríplice apresentada pela ANPR, mas isso foi feito nos governos anteriores ao de Bolsonaro, como sinal de prestigiar a categoria. Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff indicaram os primeiros da lista, enquanto Michel Temer indicou a segunda mais votada: Raquel Dodge.

Todos os candidatos à lista tríplice são opositores do procurador-geral, Augusto Aras. Eles têm criticado a postura do chefe da PGR em relação ao presidente Jair Bolsonaro, e também foram contrários ao desmonte das forças-tarefas de combate à corrupção promovido por Aras.

Em meio a uma eleição que deve ser ignorada por Bolsonaro, os três candidatos usaram o pleito para encampar a inclusão da lista tríplice na Constituição, para que o rito seja obrigatoriamente apreciado pelo presidente.

Primeira colocada, Luíza Frischeisen chegou a ser hostilizada por Aras em meio a uma sessão do Conselho Superior do MPF, em julho do ano passado. Na ocasião, o PGR acusou oposicionistas de plantarem “fake news” contra seus familiares, e disse que Luíza não sabe o que é ser vítima disso porque “não tem família”. Após o ataque, membros do MPF saíram em defesa da subprocuradora-geral.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. NÃO PASSA DE UMA PALHAÇADA E UM CORPORATIVISMO BURLESCO. CONFORME A CONSTITUIÇÃO 'CIDADÃ ', A ESCOLHA CABE AO PRESIDENTE DA REPUBLICA E ESTAMOS CONVERSADOS PÕ .

  2. É lógico que ele vai nomear o Aras de novo, é um capacho que faz tudo que ele quer, trabalha para acabar com a lava jato e não punir corruptos aliados

    1. E o povo terá o poder de acabar com Bolsonaro. É só querer

  3. Sonha galera. O Bolsonero não respeita defunto vai respeitar lista tríplice? Vai reconduzir o seu pupilo Aras, lá na PGR ainda tem pólvora sobre os filhos.

  4. O Jair vai reconduzir o Aras que agiu para protegê-lo e aos seus amigos e parentes tal como combinado. O Senado com representantes eleitos suspeitos e/ou comprometidos com a justiça deverá homologar a indicação. E segue a “carruagem” até que os contribuintes e os eleitores resolvam quebrar-lhe as rodas em 2022 e interromper o desgoverno. Taoquei?.

    1. Isso mesmo. Mas se não agirmos a coisa do coiso vai continuar

  5. Esse palhaço parasita aí debaixo, comentarista de comentários alheios, deve ter perdido alguma teta pública, haja vista a revolta da bicha.

    1. Nyco Penico, Nyco Penico, o sodomita-mor dos bozistas. Nyco Penico, Nyco Penico, o receptáculo fecal dos bozistas!

    1. Concordo plenamente com você José, parabéns por suas colocações e o aconselho a não dar corda para esses bolsominions, pois é tudo o que eles querem. Ignorá-los é a melhor coisa a ser feita.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO