OAB diz que Moro não pode advogar em consultoria; ex-juiz exercerá atividades de compliance
Em notificação enviada ao ex-ministro Sergio Moro, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP disse que ele não poderá fazer o que ele já anunciou que não fará. A OAB o proibiu de exercer a prática de atividade privativa da advocacia aos clientes da consultoria Alvarez & Marsal, da qual o ex-ministro da Justiça...
Em notificação enviada ao ex-ministro Sergio Moro, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP disse que ele não poderá fazer o que ele já anunciou que não fará. A OAB o proibiu de exercer a prática de atividade privativa da advocacia aos clientes da consultoria Alvarez & Marsal, da qual o ex-ministro da Justiça se tornou sócio-diretor.
A notificação foi subscrita pelo presidente do tribunal, o advogado Carlos Kauffmann.
No texto, Kauffmann diz que o ex-juiz pode vir a ser alvo de sanções administrativas e judiciais, caso advogue para clientes da consultoria. Empresas de consultoria são expressamente proibidas de “prestar serviços jurídicos a seus clientes, incluindo assessoria e consultoria jurídica, nem mesmo por advogados internos, independentemente do cargo ou função exercidos”, diz o texto.
No entanto, ao ser contratado pela Alvarez & Marsal no final de novembro, Sergio Moro anunciou que atuará na área de compliance e não exercerá atividades privativas da advocacia. "Ingresso nos quadros da renomada empresa de consultoria internacional Alvarez & Marsal para ajudar as empresas a fazer coisa certa, com políticas de integridade e anticorrupção. Não é advocacia, nem atuarei em casos de potencial conflito de interesses", afirmou o ex-ministro em 30 de novembro.
Moro vai trabalhar na área de "Disputas e Investigações". O objetivo será ajudar clientes da empresa no desenvolvimento de políticas antifraude e corrupção, governanças de integridade e conformidade e políticas de compliance.
Na noite desta quarta-feira, 2, o ex-ministro reiterou que o novo ofício não envolve serviços de advocacia, que estão fora do escopo da empresa de consultoria.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2020-12-05 09:26:33Um absurdo caírem em cima do Moro. Ele largou a magistratura, atacou como ninguém a corrupção , ainda tentou ser Min da JUs dentro dessa mixórdia . Com todo o seu brilhantismo , pode trabalhar onde quiser e ficar rico sim, trabalhando e não roubando . Criticar Sérgio Moro com esses argumentos mostra a imprensa pobre que a gente tem ...que pena ....
MARCOS
2020-12-03 20:57:08Essa oab me envergonha.
Angelo
2020-12-03 20:13:21tribunal de ética e disciplina...é piada, com o judiciário brasileiro.
Neusa
2020-12-03 18:42:47Que pais é esse? Onde um profissional com currículo de verdade nao tem paz pra trabalhar ?! Inveja e perseguição ideológica do atraso mental e espiritual. Ninguém diz nada de ministros e ex ministros com altos rendimentos em comissões federais às nossas custas. Vão plantar batatas bando de invejosos!!!
MELCIA
2020-12-03 17:57:09Presidente pode nomear homens de confiança em STF, polícisa federal, Abin e, o dia a quatro. Tudo para facilitar a vida, dos filhinhos processados. Dr. Sérgio Moro, não pode trabalhar?????Assim já é demais!!!!!!
Claiderocha
2020-12-03 16:57:19Está OAB deve estar se roendo de inveja..de ciúme.Sérgio Moro,o senhor já fez muito pelo Brasil.Escancarou a podridão que nos esmaga.Vá em paz ,usar sua inteligência e competência e ganhar dinheiro. O resto é Inveja
Maria
2020-12-03 16:53:45Isso tudo é medo do homem? Agora perseguir ou melhor punir advogados corruptos isso não.
maura
2020-12-03 14:56:13A inversao de valores neste pais e o apice da decadencia das instiruicoes. OAB, STF, Congresso, Planalto perseguem pessoas de valor etico e moral, alem de capacidade tecnica inquestionaves....Agora filhos de ministros advogando dentro d tribuinais, venda de influencias de advogados, nada de perseguicao. isso p eles e normal
PAULO
2020-12-03 14:47:19Moro é para mim um benchmark. É coerente, altamente profissional e tem uma grandeza moral, que não consigo imaginar outro brasileiro de igual porte. OAB é a OAB. Alguma ação com respeito aos filhotes que vivem como príncipes sauditas? Alguma ação contra o mentiroso contumaz de nariz grande? Acredito que não. E para terminar: sabe quando constatamos que um país está a beira da ruína. Quando pessoas como o Moro são perseguidas por suas virtudes.
FERNANDO
2020-12-03 14:40:58Eles não esquecem o Dr. Moro. Deve ser difícil engolir alguém com tamanho sucesso e inteligência. Se for honesto então...... #morosempre