Adriano Machado/Crusoé

Marina Silva, Gilberto Gil e mais 25 são excluídos da lista de personalidades negras da Fundação Palmares

02.12.20 20:30

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, anunciou na noite desta quarta-feira, 2, que 27 pessoas serão oficialmente excluídas da lista de personalidades negras mantida pela instituição, vinculada ao Ministério do Turismo.

Nomes de políticos – como o da ex-ministra Marina Silva – e músicos – como Elza Soares, Leci Brandão, Gilberto Gil, Martinho da Vila e Milton Nascimento – estão entre as exclusões.

Pelo Twitter, Camargo justificou a retirada dos nomes. “Relação oficial dos excluídos da lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares, que passou a prestar homenagens póstumas. Além dos 27 nomes, saem do site da instituição os respectivos textos biográficos. É certo que alguns voltarão um dia, mas acredito que a maioria não”, escreveu o presidente da Palmares.

Veja a lista de nomes removidos da relação de homenageados pela fundação:

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse vulgo presidente dos Palmares junto com o presidiota e caterva estão querendo destruir essa instituição por dentro. Quem viver, verá! Basta lembrar o INPE. Esse último, só não conseguiram ainda, porque é uma instituição de reconhecimento e peso internacional.

  2. Não se da nome de rua a pessoa viva. nao se da nome de viaduto a pessoa viva. nao se poe na lista de homenageados da fundaçao zumbi dos palmares pessoas vivas. ponto final. onde está dificil entender?

  3. Creio que se é para se homenagear postumamente não se justifica homenagear essas pessoas que estão bem vivas. Excluí-las não é mais nem menos que um ato de moralidade.

    1. Fala-se que no Brasil o reconhecimento ao valor de muitas pessoas só vem quando elas já morreram (quando precisam de uma oração, não de "homenagens póstumas"). Essa Fundação, ao invés de combater, reforça a prática. Ridículo!

  4. A Norma sempre foi que as homeagens sejam póstumas e nāo tenham influencia do ativismo politico, no caso da esquerda que é pródiga em se auto pro over.

  5. Só quem já foi garimpeiro como nosso Pr consegue encontrar essas preciosidades, na fundação Palmares um negro que não gosta de negro, no Meio Ambiente um Ministro que não suporta ver florestas em pé, na Saúde um Gal. especialista em logística, que não consegue nem distribuir um simples teste. Bolsonaro 2022 Taokey!!!

  6. Não sei qual era o critério para a inclusão dos nomes. Se sempre foi póstuma, OK, eliminem os vivos. Se não, qual é o critério legal?

  7. Esse Sérgio Camargo é um digno representante desse governo. Foi escolhido a dedo. O que ele está fazendo é algo "surreal "!

  8. Não tenho simpatia alguma por esse petulante e ignorante, mas essa nota foi redigida para confundir...incompleta e maliciosa. Racismo dá IBOPE...

  9. Pois penso q Sr. SÉRGIO CAMARGO TEM TOOODA RAZÃO. Primeiro pq não existem ""raças"" na Espécie Humana, apenas etnias; segundo pq alguns da lista nunca fizeram nada de realmente relevante ou importante pela população e há mesmo alguns ali de condutas reprováveis; terceiro pq são na maioria mestiços com a etnia branca, indígena e outras, como na verdade a maioria absoluta dos BRASILEIROS, sendo igualmente puro preconceito étnico desconsiderar também esse fato da nossa riquíssima miscigenação!!!!

  10. Bozo fazendo o que os antigos coronéis de engenho faziam. O mais impressionante é que ainda há gente que se preste a servir de capataz para o genocida! .

  11. Tenho a impressão de que esse cara, não aceita a raça dele e quer subestimar os que são talentosos e capacitados, o que não é o caso dele, óbvio. Bem diz o ditado popular...De poder a quem não tem e veja a lambança que faz.

  12. Com desculpa aos leitores de Crusoé e Antagonista, esse Sérgio é um merda q não respeita a raça negra sendo parte da mesma.Os excluídos vão retornar, ainda vivos, ao quadro da instituição, e ele vai para lata de lixo da história.

  13. Esse Sérgio Camargo, definitivamente, não tem o que fazer. Por isso, passa seus dias imaginando o que pode fazer pra irritar o Movimento negro, sem nenhum proveito pro país, a não ser a promoção da discórdia. Seria mais útil aos cofres públicos extinguir essa Secretaria...

    1. Inveja, complexo de Edpo mau resolvido, recalque...paranoia psicopata

    1. Concordo! Que lista é essa? Serve pra quê? Quem criou essa tal lista?

    1. isso é coisa de quem não tem o q fazer. os nomes voltarão sem dúvida mais fortes e vivos do q nunca, e permanecerão assim eternamente pelo valor de cada um na História do Brasil.

Mais notícias
Assine
TOPO