Tony Winston/MS

Pazuello terá de explicar custo de avião adesivado que ia para a Índia

24.01.21 16:30

A pedido do deputado petista Alexandre Padilha, o Ministério da Saúde terá de fornecer explicações à Câmara dos Deputados sobre os valores que envolveram a negociação com a companhia aérea Azul, cuja aeronave foi adesivada com a imagem do Zé Gotinha e seria usada pelo Ministério da Saúde para buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford em Mumbai, na Índia, mas que acabou não decolando rumo ao país.

O deputado quer que a pasta apresente os documentos referentes ao acerto com a companhia aérea. Depois da polêmica com os indianos e o atraso na remessa das doses, o Itamaraty sugeriu a contratação de um voo comercial, ao custo de 55 mil dólares, para que o transporte se desse de modo mais discreto — o governo indiano, que começou recentemente a campanha de imunização da população do país, não gostou do alarde porque, localmente, a exportação da vacina em um momento tão delicado poderia ser motivo de críticas e desgaste. O avião com os imunizantes importados da Índia pousou nesta sexta-feira, 22, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Crusoé, o Ministério da Saúde se limitou a dizer que “a adesivagem foi realizada pela empresa aérea Azul, com fornecedor próprio”, e que “o entendimento sobre o custo do transporte foi realizado entre a Companhia aérea e a Fiocruz”. Também procurada, a Fiocruz não respondeu.

A entrega das doses da vacina em Guarulhos, transportadas em um avião da Emirates, foi acompanhada pelos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. Além dos integrantes do governo, participou da recepção o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. No mesmo dia, os imunizantes seguiram para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Deve ter custado menos que os gansos da dona Marisa do sítio de Atibaia.

    1. Os profissionais da saúde que por incompetência do Bolsonaro vivenciaram isso, não dormem bem. Os queridos dos que se foram nessa tragédia, não dormem bem. Isso é fato. Isso é dor. Isso é inaceitável. Isso é o total descalabro de um governo comprometido com a morte. Isso é gastar dinheiro com fábrica de fake news, medicamentos inúteis e deixar faltar oxigenio. Isso me motiva a usar toda a minha capacidade intelectual para humilhar os bolsonaristas estúpidos.

    2. Analisando a questão do Amazonas, não é somente o alto percentual, mas sobretudo a tragédia que foi, deixaram morrer dezenas de pessoas por falta de oxigênio. Isso foi inadmissível. E isso contou com os bolsonaristas em tudo. Pergunta para a deputada Carla Zambelli se ela está dormindo bem. Bolsonaro dorme tranquilo. O Eduardo Bolsonaro dorme igual um bebê. Bia Kicis dorme contando carneirinhos. Algum desses foi lá em Manaus ver o estrago? Acompanhar o choro? Eu não durmo bem.

    3. Mardonio, tu tens razão, se São Paulo tivesse o generaleco gordinho na Secretaria da Saúde seria melhor - no mínimo o dobro de mortos - 104.000. O teu nome diz tudo o que és - um legítimo mordomo da Famíglia do Bozo.

    4. Uma observação bolsonaristas. Eu diferente de vocês do Gabinete dos bobos tenho que trabalhar. Então não posso ficar aqui full time humilhando vocês. Mas vamos lá para a minha análise. São Paulo: 44 milhões de habitantes 51 500 mortes 0,12% Rio de Janeiro: 17 milhões 23 833 0,14% Amazonas: 4 milhões 7146 0,18% São Paulo é a maior economia do país. Será por isso que tem o melhor governador? Faz sentido. A interação num grande centro urbano é muito maior.

    5. Você está equivocado senhor Mardono, já são 45.100 mortos na gestão Doriana. 45.100 mortos, já ganhamos de qualquer país europeu

    6. Carlos — Sente com o Mordomio e faça as contas. Estou ocupado agora caçando uns bozistas. Tenho certeza que vocês aprenderão alguma coisa com o exercício. Afinal de contas, Crusoé também ensina estatística básica! Ou será que vocês não são capazes de topar o desafio?

    7. Muiya conversa, mas vocês continuam tendo 52.000 mortes que o vosso governo poderia ter evitado

    8. Ok, você Paulo José coloque aqui os números, são Paulo comparado aos outros estados e o Brasil com o resto do mundo utilizando igual metodologia, se precisar de ajuda chama o palhaço Bozo, Maria e outras alcunha.

    9. Externando a sua visão estratégica, onde independente do desafio, você tem que estar pronto, essa estrutura na China trabalha diuturnamente para viabilizar a liberação de insumos para as vacinas. Bolsonaro obviamente trabalha contra. Não se importa com as mortes. Nem foi a Manaus, conferir in loco a situação em que ele deixou chegar. Ainda bem que o Brasil conta com a coragem, o dinamismo e o entusiasmo de Doria. A frente do maior estado do Brasil, conseguiu dar a MAIOR RESPOSTA p/ o Brasil.

    10. Insistindo no argumento frágil? Cadê a regressão para comparar os os estados? Quero ver a regressão múltipla com número de mortes como variável dependente e área e população do estado como variáveis independentes. Crusoé também é ciência e cultura!

    11. O governador João Doria se torna a principal liderança no enfrentamento da pandemia no Brasil. Sua capacidade gestora, permitiu que ele reunisse uma equipe de notáveis, que conseguiu dar uma resposta ao Brasil no que tange às vacinas. Temos um interlocutor na China, que já estava lá antes da pandemia, fazendo um bypass sobre o governo ideológico do Bolsonaro, estreitando pragmaticamente o relacionamento com os chineses, nosso maior parceiro comercial.

  1. O Gal BAÉ será pelado no altar das oferendas. O ARAÇOGUEIRO , já convocado, afia as facas. Sacrifício inútil por inexpressividade. Os DEUSES precisam de algo mais significativo.

  2. Parabéns ao estado de São Paulo, campeão nacional de mortes por covid. Lamentável primazia dos paulistas, campeões de mortes por covid.

    1. Carlos — Mostre o coeficiente da regressão para as duas variáveis independentes, o n da regressão e o p para cada variável. Depois destes resultados a gente pode conversar.

    2. Carlos, o Brasil fechou 2020 tendo 2,8% da população global e 11% das mortes por covid. Vou repetir: 2,8% da população global. 11% das mortes por covid. E mais. O Brasil ainda conta com um "delay", pois foi impactado depois do que outros países, como os da Europa. E mais: Enquanto os demais países tem um planejamento factível para a vacinação da população, no Brasil não temos até o momento vacinas suficientes nem para o grupo prioritário dos prioritários. E isso é culpa do Bolsonaro.

    3. Fazendo esta conta José, o Brasil cai para 24 lugar em mortes no mundo, aí destrói a narrativa das mortes por genocídio no Brasil. José a sua conta vale somente para São Paulo ou para o mundo????

    4. Mardonio — Cadê a regressão? Sem a regressão seu argumento é inútil. Por fim, não compare apples e oranges. Você está comparando São Paulo com outros países. São Paulo é um país independente? Se não, seu argumento não é só furado, mas também produto da ignorância bozista. Agora vai fazer uma coisa pelos manauaras e para de zurrar, pois intelectualmente você é muito débil!

    5. Todo mundo diz que quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer. No ano passado, só no Brasil morreram mais de 5 milhões devido ao tabaco. O número de assassinatos por ano é de mais de 60 mil e tu preocupado com 52 mil de SP? Câncer mata muito mais que isso. Deixa de ser papagaio de pirata. #wakeupdeadman

    6. Continua sendo o maior número. 52.000 mortes a lamentar os paulistas têm. Com a palavra os defensores do Estado. Desmintam os 52.000 mortos. Países com menos mortos que o ESTADO DE SÃO PAULO Itália com menos mortos que São Paulo Argentina com menos mortos que São Paulo Espanha com menos mortos que São Paulo. França com menos mortos que São Paulo. 52.000 mortos no Estado de São Paulo. Quem está gerindo São Paulo, que GESTOR?????????????????????????????????????????????????? TEU PATRÃO JOSÉ.

    7. Claro. Tem maior população é menor área. Você esperava o que?

    8. Números não mentem São Paulo tem o maior número de mortes.

    9. Se você fizer uma regressão linear usando a área do estado e a população, o seu argumento cai por terra. Da próxima vez não escolha um bozista genocida para presidente e nem para governador. Agora vá tomar conta dos nossos irmãos manauaras.

  3. Eu sou um discípulo de Sócrates. Procuro ser justo. Gleisi Hoffmann quer ver a carteirinha de vacinação do Bolsonaro. Eu não queria ver o pinto murcho do Lula. Gleisi, a pessoa que em termos de dissimulação empata com com o PGR Aras. Vai procurar o que fazer Gleisi e para de encher o saco. Agora este tal de Padilha quer ver custo de alguma coisa. Quando a Dilma comprou aquela refinaria em Pasadena, não vi nenhum petista fazer um estudo do valor real da refinaria. O prejuízo foi bilionário.

    1. Se a turma do Lula, errou, relho neles. Se a turma do Bolsonaro errou, relho neles. Não é para ficar passando pano para ninguém. Errou, pagou.

    2. Então petista, não venham colocando as manguinhas de fora. Na escola que vocês estudaram, eu comia a professora. Conheço bem esse joguinho. Vão verificar como o Lulinha 1 virou o Ronaldinho dos Negócios. Explicar como o Lulinha 2, ganhou milhões, copiando estudos da internet. Explicar como o Lula manteve o padrão de vida perdendo três eleições seguidas. Explicar os imóveis do Lula. O porco falar mal do toucinho. Só faltava essa.

  4. Quando que depois da eleição eu ia imaginar políticos do PT tirando onda com Bolsonaro e ministros, depois dos trilhões que roubaram da nação. Olha aonde o governo do Bostonario chegou. Um imundo falando do sujo. Vamos em 2022 dar um jeito de arrumar o Brasil votando em novos politicos que realmente queiram o melhor para o pais, que a Lava Jato volte turbinada e sai levando esse bando de corruptos e bandidos para a cadeia. Vamos investigar os milhares de casos prescritos no STF todos os anos.

  5. Não gosto do PT mas pelo menos fez alguma coisa que preste, desde a semana passada estou querendo saber o custo dessa palhaçada.

  6. Deputado PTista. Lixo. Teria que estar numa cova rasa a muito tempo essa raça. Depois de tudo que roubaram, esse verme tem voz?

  7. Realmente o Bolsonaro não chega nem aos pés do Lula. Lula, junto com o seu partido PT, roubou o País o máximo que conseguiu roubar. Bolsonaro pode ser uma bosta, mas não é ladrão. Lula um presidiário porque roubou o País que ele presidiu, que vergonha, qualquer pessoa decente deveria se envergonhar de defender o maior ladrão do País.

    1. Huuum...Carluxinha ama Dória. Deve ser fixação pela calça apertada!

    2. Empregadinho do doriana, idiotas aqui só vocês. Patrulha doriana da web

    3. Carluxinha...Eu não trabalho para o secretário de comunicação do governo federal. Eu sou predador de bozista. Entendeu? Só descansarei quando todos os Bozistas estiverem trancafiados em um esgoto para a eternidade.

    4. Trabalho para quem Carlos? Estás sofrendo de delirius tremens? Estou aqui para caçar e desmoralizar Bozistas, pois estas são as criaturas mais nocivas que temos hoje no país!

    5. O seu José sempre é as duas opções pois trabalha para um ex bolsonarista falso que se elegeu usando o presidente.

    6. Huuuuum!! Alguém está delirando aqui. Dizer que o Bozo não é ladrão só pode ser má informação ou mal caráter. Qual é o seu caso Maria?

  8. O papo tá brabo aqui. Entrar em discussão de bolsonarista e petista com relação a custo de algo, não é tarefa fácil. Mas como tenho carteirinha de sapo, o que me permite opinar sobre tudo, vou entrar nessa contenda. Para mim, o cara que fez a arte desse adesivo é psdebista. Por pouco em vez do Zé Gotinha enxerguei um tucano. Mas o tucano foi deixado de lado pelo PSDB. Mas o cara é do PSDB, isso é. Dizem que em Manaus ao ver o avião chegar, as pessoas gritavam. - VIVA, O AVIÃO DO DORIA.

    1. Bolsonaro nem foi em Manaus. Prefere assistir ao caos pela TV. Essa atitude do Bolsonaro é inadmissível. Um presidente que apenas lava as mãos não serve para nada. Agora a tentativa dos bolsonaristas, é jogar nas costas do general Pazzuelo, toda a conta da tragédia. A costa dele é larga, mas isso é injusto. Ele foi apenas um bom soldado para o Bolsonaro e um gestor inútil para o Brasil. Eu disse para o general Pazzuelo que ele seria em breve, a maior persona non grata do Brasil. Chegou o dia

    2. Mardonio, eu vou humilhar você e a sua limitação intelectual. E vou humilhar o Bolsonaro e a sua inação. São Paulo e Nova York tem maior densidade populacional, por isso são mais impactadas por uma pandemia. São Paulo conta com gestores comprometidos com a vida. Em São Paulo que tivemos o sopro de esperança da vacina. Manaus sofre pela incompetência de seus gestores locais e do governo federal. General Pazzuelo foi lá e veio embora, sem ser capaz de identificar a real situação.

    3. São Paulo campeão brasileiro de mortes por covid. Vosso governador é um Genocida.

    4. Manaus está nesta situação por várias razões:a) elegeram um governador bozista e incompetente, b) os Bozistas manauaras pressionaram de forma violenta o governo para abrir o comércio e outras coisas quando os especialistas diziam para fazer o contrário, e c) os Bozistas manauaras espalharam fake news para ajudar a propagação do vírus. Preciso explicar mais?

    5. Cambada de pilantras vocês e o chefe de vocês, fazendo propaganda política enquanto nossos entes queridos morrem. Não se esqueçam que o Estado que mais tem mortes de covid é o do vosso querido gestor, São Paulo é o campeão de mortes e vocês elogiam o vosso Genocida. Parabéns fiquem com vosso povo morrendo que do nosso nos cuidamos. Lamento que vosso governados não pode evitar que São Paulo fosse CAMPEÃO NACIONAL DE MORTOS POR COVID. Não precisamos da ajuda de genocidas paulistas.

    6. Se Doria fosse o nosso presidente, ele não se furtaria, como fez o Bolsonaro, de ver a situação in loco, assim que o governador começou a peidar na farofa. Então não venha com essa conversa mole. Se eu fosse de Manaus, como empresário, como cidadão, com um intelectual que sou, jamais deixaria acontecer o que aconteceu, sem antes gritar para todo o mundo. Então não seja um cidadão inútil. Preste atenção na conduta dos seus políticos, em vez de encher o meu saco.

    7. Mardonio, se o Governador João Doria fosse o presidente do Brasil, ninguém iria estar precisando ajudar Manaus às pressas. Sabe por quê? Ele é competente e se cerca de profissionais competentes, com isso, jamais iria faltar oxigênio em Manaus ou em qualquer outro lugar no Brasil. Mas não seja ingrato e orgulhoso. Você fala em seu nome. Não extenda a sua insignificância ao povo manauara. Você não tem essa prerrogativa. Doria se colocou à disposição para ajudar o Amazonas.

    8. Vocês devem trabalhar pro Doria e nunca vieram aqui em Manaus. Aqui chegaram muitos aviões com oxigênio e nem um peido de oxigênio desse Doria. Querem fazer graça façam com o povo de vocês, não com o nosso. Agradecemos a todos que ajudaram, esse de vocês se vier receberá chuva de excrementos de boas vindas.

    9. Verdade Jose. Enquanto não tomar a vacina e voltar a viver a vida plenamente, conto com os bolsonaristas para me distrair.

    10. Paulo — Não grita muito Dória, porque senão os Bozistas genocidas fugirão de novo. E sem eles não teremos com quem nos divertir. Eles são as nossas presas prediletas. Presas bobas e frágeis, mas boas para se divertir!

  9. Muito mais barato que uma palestra do Lula. Também mais barato que as passagens aéreas de primeira classe que pagamos ao ex presidiário e acompanhantes. Ou custo de 4 passagens de primeira classe para a Índia.

    1. Reviver as merdas que Lula fez amenizam as merdas de Bolsonaro?

    2. O pior é justificar o erro de um com o erro do outro. Por isso não tenho político de estimação. Os 2 são CANALHAS. Simples assim.

    3. O que tem a ver uma coisa com a outra? Um erro não justifica outro!

  10. Não entendo os comentários dos bozistas decrépitos, genocidas e necrófilos. Vocês não são a favor da transparência pública? Da honestidade? Do uso correto dos recursos públicos? Se sim, qual a razão para tanto zurro contra o pedido de esclarecimento do deputeiro? Bozistas, vocês são seres bestiais!

  11. Esquerdista é igual a Crusoe só tenta fazer o mal para a sociedade, só procura picuinhas mesmo com tanta matéria boa do nosso Bolsonaro. É uma pena virou leitura dos esquerdopatas.

    1. Paulo, você esqueceu da inauguração da caixa d'Água no Ceagesp

    2. LUIZ voltou. Matérias boas para bolsonarista. Bolsonaro faz piada no cercadinho. Bolsonaro vai a treino do Flamengo. Inaugura 100 metros de asfalto. O que o Bolsonaro faz de fato? Eu não assisto a Live. Não faço parte de nenhuma rede social. Coloquem aqui bolsonaristas o que o Bolsonaro faz? Ele trabalha? Ele se reúne com autoridades? Para mim, talvez ele fique o dia inteiro olhando revista de mulher pelada e se masturbando. Estou errado? Mostrem o que ele faz. Eu sinceramente não sei

    3. Isso mesmo, e os babacas não estão ni aí com o Eustáquio preso. Por isso: #Eustáquioestapresobabacas

    4. Logo quem, o Exmo ex-ministro mais sujo que pau de galinheiro

  12. Quem terá que explicar será a diretoria da AZUL pois este valor não paga o combustível para ir à Índia. Deveria o deputado obrigar o governo a pagar a diferença do custo total do voo, isto sem contar que a aeronave também foi usada para transportar oxigênio a Manaus, talvez isto tenha revoltado o nobre de putado.

  13. Padilha, vai cobrar os pagamentos dos “empréstimos” que a sua quadrilha fez para Cuba, Venezuela e a mais de uma dezena de ditaduras amigas dos corruptos do seu Partido Trapalhão.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO