Crusoé
14.03.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Crônica
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

O que está em jogo na reaproximação entre Bolsonaro e PSL

Não faz um ano que Jair Bolsonaro deixou o PSL e anunciou a criação do Aliança pelo Brasil. A ruptura ocorreu em meio a atritos com o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar (na foto à direita). Àquela época, o chefe do Planalto chegou a dizer a um apoiador para “esquecer” o partido, acrescentando que...

Crusoe
Redação Crusoé
3 minutos de leitura 17.08.2020 08:02 comentários 10
O que está em jogo na reaproximação entre Bolsonaro e PSL
Bolsonaro-e-Bivar
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Não faz um ano que Jair Bolsonaro deixou o PSL e anunciou a criação do Aliança pelo Brasil. A ruptura ocorreu em meio a atritos com o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar (na foto à direita). Àquela época, o chefe do Planalto chegou a dizer a um apoiador para “esquecer” o partido, acrescentando que Bivar estava “queimado para caramba”. O embate deixou fissuras na sigla, dividida desde então em duas alas.

Ainda assim, o presidente da República mostrou que não há contendas insuperáveis quando as eleições batem à porta ao admitir, na última quinta-feira, 13, que cogita voltar ao PSL. Para Bolsonaro, uma das questões em jogo é a organização política.

Sem partido, hoje, Bolsonaro e seus aliados estão no limbo, apesar da significativa popularidade, avaliam deputados do PSL. O retorno à sigla pela qual se elegeu lhe garantiria cargos na direção e diretórios estaduais estratégicos. Dessa forma, o presidente começaria desde já a reforçar sua base nos estados e municípios, o que o faria chegar em 2022 com uma máquina eleitoral mais robusta. Além disso, aconselhado por aliados a "inaugurar até chafariz", conseguiria ampliar a presença de sua claque no cumprimento de agendas pelo país.

A filiação ao PSL ainda teria reflexos na articulação do governo na Câmara. Apesar da boa relação de alguns deputados com Jair Bolsonaro e de votos favoráveis a pautas econômicas do governo, oficialmente, o partido adota uma postura de independência em relação ao Planalto. Esse cenário mudaria. A aproximação asseguraria a fidelidade do partido também às chamadas “pautas de costume”, como armamento, Escola sem Partido e proibição ao aborto.

As conversas entre Bolsonaro e o PSL envolvem ainda a revogação da punição que proibiu a participação de 14 deputados bolsonaristas filiados à sigla em comissões — a medida hoje vigente restringe, inclusive, a atuação de Eduardo Bolsonaro. Com o fim da sanção, esses parlamentares poderiam voltar a integrar os colegiados dos quais o partido participa.

Bolsonaro tem considerado, ainda, a verba milionária à disposição da agremiação. Neste ano, o PSL vai receber 199,4 milhões de reais do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para turbinar as candidaturas de aspirantes a prefeito e vereador. O montante, o segundo maior entre os partidos, é fruto da atuação de Bolsonaro como padrinho eleitoral de candidatos em 2018. Isso porque a divisão dos recursos leva em conta a quantidade de representantes eleitos para a Câmara e o Senado. A cifra, em 2022, portanto, também será alta. Na campanha de dois anos atrás, quando os recursos do PSL eram mirrados, o presidente não chegou a utilizar o dinheiro do fundo e custeou a candidatura com doações. 

Por causa da robusta bancada na Câmara, o PSL terá, ainda, um dos maiores tempos no horário eleitoral de rádio e TV. Aliados de Bolsonaro consideram que, apesar do grande alcance nas redes sociais, o horário eleitoral será importante para o presidente, que, pela primeira vez, terá de se dividir entre a divulgação de realizações, explicações de falhas e promessas para um próximo mandato. 

Diários

Lula deveria se lembrar por que Padilha teve o visto revogado

João Pedro Farah Visualizar

Pimenta fica em Brasília para acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Guilherme Resck Visualizar

Apoio de Trump ajudaria ou atrapalharia Flávio?

Redação Crusoé Visualizar

"Crítica política não é preconceito", diz Ratinho

Redação Crusoé Visualizar

Relação com Brasil "não vai melhorar até eleições", diz cônsul israelense

João Pedro Farah Visualizar

Lula não é mais o presidente do Brasil

Duda Teixeira Visualizar

Mais Lidas

A elite dos excessos

A elite dos excessos

Visualizar notícia
A guerra preventiva contra o Irã e o direito internacional

A guerra preventiva contra o Irã e o direito internacional

Visualizar notícia
A ilusão do ensino "público, gratuito e de qualidade"

A ilusão do ensino "público, gratuito e de qualidade"

Visualizar notícia
"Ainda não, mas está a caminho", diz Musk sobre prisão de Moraes

"Ainda não, mas está a caminho", diz Musk sobre prisão de Moraes

Visualizar notícia
Alexandre, o pequeno

Alexandre, o pequeno

Visualizar notícia
Como Erika Hilton pode travar luta pelos direitos das mulheres na Câmara

Como Erika Hilton pode travar luta pelos direitos das mulheres na Câmara

Visualizar notícia
Erika Hilton é alvo de campanha "#elenão"

Erika Hilton é alvo de campanha "#elenão"

Visualizar notícia
Haddad tem nota para passar, mas sem brilho

Haddad tem nota para passar, mas sem brilho

Visualizar notícia
Juntos, mas separados

Juntos, mas separados

Visualizar notícia
Lula não é mais o presidente do Brasil

Lula não é mais o presidente do Brasil

Visualizar notícia

Tags relacionadas

eleições 2022

Jair Bolsonaro

Luciano Bivar

PSL

< Notícia Anterior

Um tucano aparece na trama do ouro ilegal da Venezuela em Roraima

16.08.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Bolsonaro mantém agenda de viagens e inaugurações e vai ao Sergipe

17.08.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

JULIANO

2020-08-17 18:31:55

Concordo contudo! Sobretudo pelo olho gordo do Clã e aliados no bolo milionário do fundo partidário que chega aos cofres do PSL.


Jucemir

2020-08-17 17:02:52

Espero que os editores estavam preparando uma grande matéria pra sair na próxima edição da semana sobre o escândalo envolvendo a Rede Globo.


Fernando

2020-08-17 13:50:17

Irmãos Brasileiros, confesso meu voto em Bolsonaro e também minha grande decepção!! Paremos de brigar aqui embaixo e aproveitemos para refletir. Não sou do grupo invariavelmente bolsonarista e sim um daqueles que acreditou nas promessas de campanha. De todas àquelas não cumpridas a que mais me incomoda é a de combate a invariável a corrupção, promessa apropriada indevidamente por Bolsonaro que agora mostra o sempre foi junto com sua família durante todos esses anos. Moro 2022!!!


Odete6

2020-08-17 13:03:44

QUE NOJO!!! QUE ASCO DESPERTAM!!!...


Humberto

2020-08-17 12:16:30

O jogo político é assim. Não dá pra ficar governando sem fazer coligações, ter um partido forte. Fácil criticar o Bolsonaro. E os demais? Não estão se articulando em busca do poder? O Presidente tem todo o direito de ter aliados, não me traiu fazendo isso. Isso é política. Se houver corrupção no Governo do Presidente Bolsonaro feita por políticos aliados bastará remove-los. Ao contrário dos antecessores, que abocanhavam seu quinhão e posam hj de honestos e preocupados com a democracia.


Andre

2020-08-17 12:08:18

Falou, falou, mas não disse se o PSL vai ou não aceitar de volta...


sebastiao

2020-08-17 11:21:06

difícil acreditar nessa classe que se diz representar a sociedade. uns verdadeiros vendilhões ate da alma.


Roosevelt

2020-08-17 10:31:51

Sem constrangimento algum.


Antônio

2020-08-17 10:23:24

Quando oSr. PR. abandonou e quase destruiu aestrutura física do PSL, eu como bom e cego Bolsonarista, me retirei do partido, mesmo sendo presidente de um diretório. Passamos a fazer campanha para o "Aliança". Hoje fazemos oposição ao Sr. PR.desejamos sua deposição e o resgate das sérias e alvissareiras promessas de campanha. Mas o retorno dele ao PSL, realmente não me surpreende em nada,apenas me assusta é saber que ainda tem seguidores fiéis, dentre os quais, pessoas honestas e esclarecidas.


Jose

2020-08-17 09:55:45

Todo mundo sabe que o Bozo pagou a candidatura dele com dinheiro sujo dos grileiros e outros tipos de pervertidos. Agora como está todo mundo de olho nele, ele procura outra fonte para continuar com a sua missão de vida: dilapidar o dinheiro público! Bozismo = Petralhismo!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

JULIANO

2020-08-17 18:31:55

Concordo contudo! Sobretudo pelo olho gordo do Clã e aliados no bolo milionário do fundo partidário que chega aos cofres do PSL.


Jucemir

2020-08-17 17:02:52

Espero que os editores estavam preparando uma grande matéria pra sair na próxima edição da semana sobre o escândalo envolvendo a Rede Globo.


Fernando

2020-08-17 13:50:17

Irmãos Brasileiros, confesso meu voto em Bolsonaro e também minha grande decepção!! Paremos de brigar aqui embaixo e aproveitemos para refletir. Não sou do grupo invariavelmente bolsonarista e sim um daqueles que acreditou nas promessas de campanha. De todas àquelas não cumpridas a que mais me incomoda é a de combate a invariável a corrupção, promessa apropriada indevidamente por Bolsonaro que agora mostra o sempre foi junto com sua família durante todos esses anos. Moro 2022!!!


Odete6

2020-08-17 13:03:44

QUE NOJO!!! QUE ASCO DESPERTAM!!!...


Humberto

2020-08-17 12:16:30

O jogo político é assim. Não dá pra ficar governando sem fazer coligações, ter um partido forte. Fácil criticar o Bolsonaro. E os demais? Não estão se articulando em busca do poder? O Presidente tem todo o direito de ter aliados, não me traiu fazendo isso. Isso é política. Se houver corrupção no Governo do Presidente Bolsonaro feita por políticos aliados bastará remove-los. Ao contrário dos antecessores, que abocanhavam seu quinhão e posam hj de honestos e preocupados com a democracia.


Andre

2020-08-17 12:08:18

Falou, falou, mas não disse se o PSL vai ou não aceitar de volta...


sebastiao

2020-08-17 11:21:06

difícil acreditar nessa classe que se diz representar a sociedade. uns verdadeiros vendilhões ate da alma.


Roosevelt

2020-08-17 10:31:51

Sem constrangimento algum.


Antônio

2020-08-17 10:23:24

Quando oSr. PR. abandonou e quase destruiu aestrutura física do PSL, eu como bom e cego Bolsonarista, me retirei do partido, mesmo sendo presidente de um diretório. Passamos a fazer campanha para o "Aliança". Hoje fazemos oposição ao Sr. PR.desejamos sua deposição e o resgate das sérias e alvissareiras promessas de campanha. Mas o retorno dele ao PSL, realmente não me surpreende em nada,apenas me assusta é saber que ainda tem seguidores fiéis, dentre os quais, pessoas honestas e esclarecidas.


Jose

2020-08-17 09:55:45

Todo mundo sabe que o Bozo pagou a candidatura dele com dinheiro sujo dos grileiros e outros tipos de pervertidos. Agora como está todo mundo de olho nele, ele procura outra fonte para continuar com a sua missão de vida: dilapidar o dinheiro público! Bozismo = Petralhismo!



Notícias relacionadas

Lula deveria se lembrar por que Padilha teve o visto revogado

Lula deveria se lembrar por que Padilha teve o visto revogado

João Pedro Farah
13.03.2026 21:03 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Pimenta fica em Brasília para acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Pimenta fica em Brasília para acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Guilherme Resck
13.03.2026 19:49 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Apoio de Trump ajudaria ou atrapalharia Flávio?

Apoio de Trump ajudaria ou atrapalharia Flávio?

Redação Crusoé
13.03.2026 16:13 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Crítica política não é preconceito", diz Ratinho

"Crítica política não é preconceito", diz Ratinho

Redação Crusoé
13.03.2026 15:39 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

O que a ciência descobriu agora sobre o espaço deixou astronautas em choque

O que a ciência descobriu agora sobre o espaço deixou astronautas em choque

Visualizar notícia
Descoberta acidental revela “coisa simples” que os percevejos temem

Descoberta acidental revela “coisa simples” que os percevejos temem

Visualizar notícia
Quase 20 anos depois, governo libera novidade que impacta prédios nas cidades

Quase 20 anos depois, governo libera novidade que impacta prédios nas cidades

Visualizar notícia
Nova tecnologia de IA pode monitorar pessoas 24 horas por dia

Nova tecnologia de IA pode monitorar pessoas 24 horas por dia

Visualizar notícia
Governo define limite para o preço da gasolina neste país

Governo define limite para o preço da gasolina neste país

Visualizar notícia
Estavam preparando construção de um hospital e descobriram tumbas com 2.000 anos de idade

Estavam preparando construção de um hospital e descobriram tumbas com 2.000 anos de idade

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso