O indesejado Joe Biden e a dificuldade de renovação da política
Sete em cada dez americanos não queriam que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), tentasse a reeleição. Até mesmo entre os democratas, mais da metade preferiam outra pessoa na cédula. Mesmo assim, Joe Biden anunciou nesta terça, 25, sua intenção de concorrer nas eleições de novembro de 2024 pelo Partido Democrata — e...
Sete em cada dez americanos não queriam que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), tentasse a reeleição. Até mesmo entre os democratas, mais da metade preferiam outra pessoa na cédula.
Mesmo assim, Joe Biden anunciou nesta terça, 25, sua intenção de concorrer nas eleições de novembro de 2024 pelo Partido Democrata — e suas chances de se sair vitorioso são surpreendentemente boas.
Biden não venceu o pleito de 2020 por possuir alguma característica pessoal admirada pelos eleitores. Ele só ganhou porque americanos democratas e independentes viram nele a pessoa com mais chances de derrotar Donald Trump.
É com esse mesmo trunfo que ele pretende vencer pela segunda vez. Ao declarar sua candidatura para a reeleição, Biden usou frases que o colocam como a antítese de Trump, embora não tenha chamado o ex-presidente por seu nome. "Toda geração tem o momento em que precisa se colocar em defesa da democracia. Em defesa de suas liberdades fundamentais. Eu acredito que este é o nosso momento", disse Biden. O vídeo de lançamento se inicia com imagens do Capitólio sendo invadido no dia 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump tentaram impedir o reconhecimento da vitória de Biden pelo Colégio Eleitoral.
Biden quer convencer os americanos de que o momento de lutar pela democracia — e contra Trump — ainda não acabou.
Sua insistência em concorrer demonstra como a política americana terá dificuldades de se renovar, uma vez que terá os mesmos velhos nomes de 2020. No dia da eleição, Trump terá 78 anos e Biden, 82.
Para brasileiros que acompanharão tudo de longe, seu anúncio de tentar a reeleição também não é um bom presságio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Neusa Aparecida Alves Lobo
2023-04-26 19:49:57Corrigi os erros no “ entre na conversa.
Neusa Aparecida Alves Lobo
2023-04-26 19:45:42Tenho orgulho de ter Mister Biden como meu presidente. Ele tem méritos, ao contrário do meu presidente daqui do brasil que não cultura e, fala o que lhe vem na cabeça, se atrapalha com qualquer pergunta mais objetiva. A quem pertence a Península Crimeia
Xico Só
2023-04-25 10:56:38Que saudade do doido hen ianques? Inda vão?
Branda
2023-04-25 10:32:34Democracia virou sinônimo de censura e destruição da economia interna em prol de obter mais votos e hegemonia. Seguimos o mesmo caminho.