Reprodução

O exemplo da Nova Zelândia para a América Latina que se afunda em ‘vacinagates’

23.02.21 13:10

Na Argentina, ao menos 70 peronistas próximos do governo se imunizaram antes dos demais. São os “vacinados VIP“. No Peru, o ex-presidente Martín Vizcarra está sendo investigado por ter se vacinado no ano passado com a esposa e alguns ministros. No Brasil, os casos de prefeitos e parentes furando a fila levaram a Câmara dos Deputados a aprovar um projeto de lei para punir os infratores. Na Venezuela, o ditador Nicolás Maduro anunciou que militares e deputados, incluindo seu filho Nicolasito e sua esposa Cilia, estarão entre os grupos prioritários.

Na Nova Zelândia, contudo, as autoridades não são motivo de vergonha. Elas dão o exemplo. Ao ser questionada nesta segunda, 22, por um jornalista se tomaria a vacina em breve, a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern (foto), respondeu que esperaria sua vez.

Estou pronta e disposta a ser vacinada. Com certeza vou tomar a vacina“, disse Ardern. “O importante para mim, porém, é priorizar os que correm mais risco. Eu não estou entre os que correm mais riscos. Aqueles que precisamos cuidar primeiro são nossos funcionários de fronteira que estão na linha de frente. Nossa prioridade são as pessoas que enfrentam possíveis casos de Covid todos os dias.”

A Nova Zelândia é uma ilha com 5 milhões de habitantes. Os “funcionários de fronteira” são aqueles que lidam com pessoas que chegam de outros países em portos e aeroportos ou que trabalham em centros onde as pessoas ficam de quarentena. “Eu quero dar o exemplo de que a vacina é segura. Então eu serei vacinada publicamente, mas eu quero ter certeza de que aqueles que enfrentam maior risco serão vacinados primeiro”, disse ela.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. No país do bolsonaro AINDA NEM ORGANIZARAM A FILA.. País em q bolsoescroto é presid e será presid.. é a sede da LOGÍSTICA MUNDIAL EM SAÚDE. Não sabem nem qtos terão pra vacinar...

  1. Ilha com 5 milhões de habitantes? O Brasil com mais de 211 milhões, com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, com Deus sabe QUANTOS fusos horários, e vcs acham a comparação JUSTA? No Brasil tá cheio de Prefeitos dando excelentes exemplos em relação a COVID-19, INCLUINDO aí redução de salários. E aí vcs me vem com Nova Zelândia?!

    1. Jaime, o obtuso, NÃO entendeu nada da matéria. Esses são os verdadeiros bolsonaristas, quando NÃO doentes mentais, OBTUSOS.

    2. O q foi descrito no texto TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM TAMANHO DA POPULAÇÃO.. Tanto faz população de mil ou de milhão.. com relação a respeitar normas.. a respeitar justiça.. A NÃO ACHAR Q FILHOS E APANIGUADOS NÃO DEVEM SER ALCANÇADOS PELA JUSTIÇA.. Tendeu? O q isso tem a ver com tamanho da população??

    3. Exemplo de honestidade amigo! De respeito. De exemplo a ser seguido.

    1. Com lulas, dilmas e bolsonaros jamais. Nosso país é muito atrasado e corrupto

  2. Ela é uma líder com L maiúsculo. Tenho uma filha e uma neta “kiwi”, fora da pandemia passo os verões lá em Dunedin na ilha sul. Cada ano que retorno de lá observo a degradação de nosso país com mais realidade. O imbecil de nosso presidente precisava ler mais sobre a Jacinda e a New Zealand para quem sabe se inspirar. Haaa, desculpem esqueci que o Sr Bozo é analfabeto funcional.

    1. Esse país são de pessoas mal caráter, e põe a culpa no presente.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO