Granma

O direito a luta armada na nova Constituição de Cuba

24.02.19 16:00

A nova Constituição cubana, escrita pelo Partido Comunista, afirma no seu artigo 3 que o socialismo e o sistema político e social revolucionário são irrevogáveis.

Depois, o texto emenda que “os cidadãos têm o direito de combater por todos os meios, incluindo a luta armada, quando não for possível outro recurso, contra qualquer um que tente derrubar a ordem política, social e econômica estabelecidos por essa Constituição”.

O texto está sendo submetido neste domingo, dia 24, a um referendo popular (foto). O resultado do pleito todo mundo já sabe.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ...o "Feitiço" pode se virá contra o "Feiticeiro"!...kkk...o mais provável, em tempos de Internet.Mesmo,com acesso dificultado. Dificulta mas,não impede"!...

  2. 🇧🇷 Não me faça rir 😂😂 cara pálida que constituição? Cuba é uma ilha prisão onde a população é feita de escravos do comunismo ☭. Comunista bom é comunista morto. 💀

  3. A segunda emenda da constituicao americana preve a mesma coisa.Parem de criar noticias sem sentido para cativar leitores ignorantes.

    1. A interpretação não me parece se a mesma. Na Americana, autoriza milícia para defender um Estado livre. Já a Cubana a milícia é para defender uma ordem política, social e econômica criada por uma ditadura.

    2. Xará, "mesma coisa" é a Globotrash e a Crusoé ganhando dinheiro para desestabilizar o primeiro Governo decente em 30 anos. Só diferem em tamanho; o desapreço pelo Brasil é o mesmo. Já Cuba nesses 50 anos de comunismo , parece com "A Ilha do Dr. Moreau", um medíocre filme de monstros, daqueles com verba curta e sustos a cada minuto.

    3. Vai ler e vai saber que não é a mesma coisa. Se já leu, faça um cursinho de interpretação de textos

    4. Não , não fala a mesma coisa, aprenda a interpretar o que lê.

  4. Trump está certo, tem que varrer as ditaduras da Venezuela, Nicarágua e Cuba. A América pode se tornar o primeiro continente livre de ditaduras. Já era para ser, mas valia só para as fascistas e de direita. Precisa valer também para as comunistas, para as de esquerda!

    1. Cuba já é Venezuela a muito tempo. A diferença é que com esse tamanho de populações, a Rússia China e o narcotráfico consegue financiar a ditadura.

  5. Todos os comunistas do mundo deviam ser enviados para Cuba e gozar dos mesmos direitos de seus cidadãos, que são a proibição de sair de lá e de qualquer contato com o resto do mundo.

  6. Cuba é o Parque Jurássico da ideologia comunista. Uma ilha prisão em que o povo serve de alimento para os T.Rex do poder. São já 60 anos.

    1. E criaram filiais através do Foro de São Paulo: Venezuela, Bolívia, Nicarágua, etc... Por pouco não tomaram o Brasil. Lula está preso, babacas.

    1. Eduardo J está coberto de razão, também sempre achei curioso que a coisa mais difícil de achar é um petista (ou agregado) bom de serviço. Cortam até o dedo para não trabalhar.

    2. Eu, nos meus mais de setenta anos de vida, nunca vi ou conheci um trabalhador comunista. Os que pareciam ser eram, na verdade, fingidos, procurando “boquinhas” nos sindicatos e, assim, pararem de trabalhar e continuar ganhado salário e subsídios. Os mais espertos (mas continuando a serem vagabundos e preguiçosos) tornaram-se políticos e “bom vivant”. Líder comunista é um engodo. Desde Marx; o maior exemplo.

    3. Socialista só sabe viver do dinheiro dos outros. Eles querem o nosso, inclusive para financiar aquele lixo de lá.

    4. Não se mudam porque esses lugares são umas merdas prá viver.

    1. Vamos e voltamos...POP.. Cuba... jamais serve como parâmetro..para analisar PORRA. nenhuma.. . Temos que ser CREDULOS, ter BOM SENSO.. , Jamais mastigar ÓDIO ou assimilar comparações.... Regime TOTALITÁRIO.. esta Aberração.. . POR QUÊ?

Mais notícias
Assine agora
TOPO